Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 05 out 2018

Conheça as carreiras promissoras para quem se forma em Farmácia

Nem todos têm a sorte de sonhar com a profissão desde a infância. Decidir por um curso de graduação pode ser bastante difícil para pessoas que têm diversas habilidades e aptidões. Para os indecisos, o ideal é conhecer a fundo as graduações disponíveis e entender o mercado de trabalho. Uma das maiores dúvidas é a respeito das possibilidades de atuação dos egressos da faculdade de Farmácia, que oferece muito mais do que o conhecimento em remédios e cosméticos.

Se você curte a área de Ciências Biológicas, essa pode ser uma boa escolha para o seu futuro. O farmacêutico tem uma gama imensa de alternativas para atuar no mercado. As funções vão desde o armazenamento correto de medicamentos até a pesquisa e a produção de novos produtos.

Quer conhecer mais sobre o curso de Farmácia? Então vamos lá!

Farmácia Veterinária

Os cuidados com os animais estão cada vez mais em alta e está muito além da parte estética dos pets. Hoje em dia, as pessoas querem proporcionar saúde e bem-estar aos seus bichinhos, o que fez crescer a demanda por farmacêuticos veterinários.

O farmacêutico que opta por essa área é responsável por produzir remédios e outros produtos que atendem às necessidades dos animais. Além disso, também é esse profissional que manipula, verifica a prescrição e supervisiona o processo de produção dos produtos.

Farmácia Clínica

Nessa área, a responsabilidade do farmacêutico é oferecer apoio ao paciente que deverá passar por tratamento medicamentoso.

Após a conclusão do curso, o profissional estará apto a identificar sintomas relatados pelos pacientes, além de monitorar e orientar como a terapia deve acontecer.

Outra atribuição é a gestão no uso de medicamentos, revendo as prescrições quando isso for necessário.

Essa atuação pode acontecer nas drogarias e hospitais, principalmente durante internações dos pacientes.

Saúde pública

Farmacêuticos que optarem por trabalhar com saúde pública podem atuar na orientação primária da saúde. As funções podem ser diversas, como suporte na logística do medicamento e suporte à prescrições medicamentosas.

É imprescindível que esse profissional tenha como objetivo o cuidado com o paciente que precisa de terapias com remédios, auxiliando na cura e no tratamento de doenças.

Além de tratar o individual, o farmacêutico também contribui com a saúde e o bem-estar coletivo.

Perícia Criminal

Essa é, provavelmente, a área mais inusitada da Farmácia. Profissionais farmacêuticos podem ser peritos e atuar com análise de amostras clínicas e identificar autores de crimes a partir delas.

Amostras não biológicas, como de drogas e outras substâncias, também são de responsabilidade do farmacêutico. Embora não seja uma área exclusiva de quem se forma no curso, muitos peritos brasileiros têm a formação em Farmácia.

Nessa área o ideal é que o aluno busque uma especialização e conquiste estágios no setor para adquirir experiência.

Cosmetologia

A área de cosmetologia é uma das que mais crescem no Brasil, visto que as pessoas estão cada vez mais buscando recursos para saúde, beleza e bem-estar. Nela, é possível atuar em clínicas de estéticas e academias.

O farmacêutico cosmetologista deve administrar cuidados, manipular medicamentos e orientar a respeito de tratamentos especializados.

O estudante que ingressa em Farmácia deve ter em mente que sua função será de sempre cuidar da saúde coletiva dos humanos e animais, ou seja, é de extrema relevância na nossa sociedade. Além disso, o profissional pode escolher entre mais de 70 atribuições.

Não se esqueça, também, de que é possível ingressar na carreira acadêmica e realizar pesquisas na área.

Agora que você já conhece as carreiras do curso de Farmácia, está esperando o quê? Aproveite e inscreva-se no vestibular da PUCPR! As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro!

Quero cursar Farmácia