Pacto Educativo Global - 05 jul 2023

Congresso Internacional debate Pacto Educativo Global e Direitos Humanos

Evento foi organizado pela PUCPR e outras duas instituições estrangeiras

Participantes do Pacto Educativo Global e Direitos Humanos

O Congresso Internacional Pacto Educativo e Direitos Humanos teve como tema “Reflexões em tempos de crise: democracia, sociedade e natureza”. A iniciativa foi organizada pela Universidade Católica Silva Henríquez (Chile), pela Universidade de Notre Dame (EUA) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil), três instituições que compõem o comitê científico do Pacto Educativo Global junto ao Dicastério para a Cultura e a Educação.

O principal objetivo do Congresso foi promover a partilha de conhecimentos e experiências acadêmicas sobre os Direitos Humanos, mas também reavivar entre pesquisadores e instituições o que fora preconizado na Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae:

“Toda Universidade, como Universidade, é uma comunidade acadêmica que, de forma rigorosa e crítica, contribui para a proteção e desenvolvimento da dignidade humana e do patrimônio cultural através da pesquisa, ensino e dos diversos serviços oferecidos às comunidades locais, nacional e internacional” (Ex Corde Ecclesiae, 12).

De fato, o tema da dignidade e dos direitos humanos desponta como um dos cinco pilares que sustentam a ideia de universidade na perspectiva do Pacto Educativo Global.

O evento realizado na modalidade online, nos dias 29 e 30 de junho, teve 300 inscritos e 76 comunicações, oriundas do Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Espanha e Itália.

Na programação, os eixos temáticos incluíram:

1) Educação baseada em pessoas, com foco em direitos humanos;

2) Juventude, política e sociedade;

3) Gênero, interseccionalidade e violência: estudos e/ou experiências sobre o impacto da violência de gênero;

4) Povos indígenas, meio ambiente e crise climática;

5) Direitos Humanos e memória.

Nas palavras da Dra. Nathalia da Costa, pesquisadora da UCSH e uma das organizadoras do evento: “nos dois dias do Congresso pudemos refletir, internacional e interdisciplinarmente, sobre diversos temas e compartilhar os resultados de pesquisas que nos mostraram que os problemas estudados são semelhantes em toda a região. A educação tem um papel muito importante para identificá-los e para buscar alternativas que nos levem ao respeito e garantia dos Direitos Humanos, visando a construção de um mundo mais justo, onde ninguém seja excluído”.

Segundo o delegado da PUCPR junto ao comitê científico do Pacto Educativo Global, Dr. Rodrigo de Andrade, o Congresso deu testemunho daquilo que se propõe, “promover um trabalho coletivo e cooperativo”.

Inicialmente concebido por três universidades de países diferentes, o evento tornou-se ainda mais diverso e dinâmico ao reunir pessoas de muitas outras instituições e nacionalidades. Neste sentido, aponta Rodrigo, “estamos em sintonia com o Papa Francisco, formando uma verdadeira aldeia em torno do tema dos Direitos Humanos, percebendo como pensamos e trabalhamos de maneira semelhante. Certamente, esse trabalho terá continuidade por meio de uma rede internacional de pesquisadores, o que tende a contribuir enormemente para o sucesso global de uma proposta educacional humanista”.

Ao final do evento foi anunciada a criação de uma rede internacional de pesquisadores e pesquisadoras em Educação e Direitos Humanos, com o objetivo de garantir o diálogo permanente sobre o tema e promover a cooperação entre pessoas e instituições. Mais de 30 signatários já integram a iniciativa.