Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 26 jan 2021

PUCPR participa da 38ª Oficina de Música de Curitiba

Universidade colabora com o evento mesmo neste ano, em que a programação ocorre online

oficina de música; multiartes; estudantes; música; cultura
Estudantes dos cursos do Eixo Multiartes participam ativamente do evento. (Foto: acervo PUCPR)

A participação da PUCPR nas Oficinas de Música de Curitiba, acolhendo cursos, aulas e espetáculos, já é uma tradição do evento. O ambiente universitário se transforma em um lugar ainda mais inspirador e cheio de energia com atividades que ocorrem em diferentes cantos da Universidade. Em 2021, porém, algumas coisas precisaram mudar: a 38ª edição do evento, que vai até o dia 31 de janeiro, migrou para o ambiente online por conta da pandemia. Nem por isso, porém, a PUCPR deixou de estar presente – mesmo em tempos de virtualidade.

Neste ano, a Universidade se reuniu com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) para planejar as atividades, com o desafio extra de serem realizadas pela internet. Nesse contexto, as equipes Cultural e de Eventos da PUCPR compartilharam com o time de Tecnologia da Informação a realização das ações, além de dedicarem profissionais para prestar suporte às aulas e cursos.

Estudantes contribuem ativamente

A PUCPR sabe da importância de promover a arte e a cultura, e de incentivar seus acadêmicos a participarem desse processo. Por isso, os estudantes da Escola de Belas Artes, especialmente dos cursos do Eixo Multiartes (que integram as matrizes curriculares de Artes Visuais, Dança, Produção Musical/Música e Teatro, para licenciaturas e bacharelados) participam ativamente da programação como monitores das atividades da 38ª Oficina de Música de Curitiba. Os bolsistas dos grupos culturais, Coral Champagnat e Orquestra Experimental também estão envolvidos.

O Diretor do setor Cultural da PUCPR, André Turbay, destaca que a experiência é muito enriquecedora para a formação dos estudantes. “Esta integração das acadêmicas e acadêmicos da PUCPR na Oficina é vista como uma excelente oportunidade de estar em contato com artistas de alto nível e de fazer parte desta comunidade dedicada à música”, defende.

Na edição de 2021 da Oficina de Música, além do envolvimento de artistas de renome da cidade de Curitiba, como João Egashira, também estão previstas participações de músicos de relevância nacional, como João Bosco, Zeca Baleiro, Lenine e Criolo.

38ª Oficina de Música de Curitiba

Neste ano, a Oficina de Música homenageia os 100 anos de nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla, que revolucionou o tango.

Até o dia 31 de janeiro, a programação será dedicada à MPB. É possível aproveitar a programação pela plateia virtual, no YouTube, cuja programação é variada.

Para saber mais informações, acesse a página da 38ª Oficina de Música de Curitiba.