Pesquisa

A pesquisa institucional na PUCPR é realizada por pesquisadores membros de Grupos de Pesquisa aprovados e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Os dados disponibilizados neste diretório constituem o registro da pesquisa da PUCPR apresentado para a comunidade científica. Com o progressivo aporte de recursos de Fundos Setoriais para programas induzidos, os Grupos de Pesquisa devem se tornar, em um futuro próximo, alvos seletivos de auxílios à pesquisa. Assim, a produtividade dos Grupos de Pesquisa é permanentemente avaliada pela PUCPR, conforme critérios objetivos definidos para diferentes áreas do conhecimento.

Google Acadêmico/Scholar

É uma ferramenta do Google que permite pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. O Scholar busca referências em qualquer documento que esteja disponível na web (incluindo versões eletrônicas de revistas e conferências). Assim, qualquer documento que é citado por algum outro documento, que está disponível na web, passa a ter suas citações monitoradas. Veja por que e como se cadastrar aqui: Tutorial Google Scholar

ResearcherID

O ResearcherID.com é um produto da Thomson Reuters conectado à base de dados Web of Science, disponibilizado gratuitamente para a comunidade científica e que permite criar um perfil online para mostrar o histórico de publicações do pesquisador. É desenvolvido para associá-lo com sua publicação acadêmica, garantindo um registro preciso de saída e atribuição. Ele também fornece um portal para que colegas localizem rapidamente as obras que você publicou e identifiquem você como colaborador em potencial.

Open Researcher and Contributor ID (ORCID, Inc)

O ORCID é um esforço comunitário aberto, sem fins lucrativos, que atua na resolução de problemas de ambiguidades de nomes e perfis na área acadêmica, atribuindo identificadores digitais individuais que podem ser linkados à produção científica de cada pesquisador. Veja por que e como se cadastrar aqui: Tutorial Researcher ID-ORCID

Scopus & Web of Science

Tanto Scopus quanto Web of Science são bases de dados multidisciplinares mantidas pela Elsevier e Thomson Reuters que apresentam artigos científicos e de revisão, trabalhos de eventos, patentes e websites selecionados. Permitem pesquisar documentos e citações, além de oferecer métricas e índices para comparar artigos, revistas e autores.

Scimago Journal & Country Rank

O Scimago Journal & Country Rank  é um portal que publica indicadores científicos sobre periódicos e países, a partir das informações contidas na base de dados Scopus.

ResearchGate

Rede social que conecta pesquisadores e permite compartilhar e acessar produções científicas, conhecimento e experiência.

A história da editora PUCPRess tem início em 1983 e está vinculada à PUCPR. Desde então, promove a produção científica interdisciplinar e transcultural, valorizando a relação entre autores da comunidade acadêmica e da sociedade, com publicações didático-acadêmicas e técnico-científicas com temas variados. A atividade realizada pela PUCPRess é fundamental para a produção e disseminação do conhecimento acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Para isso, mantém uma equipe qualificada e comprometida diariamente com a excelência dos materiais publicados.

SAIBA MAIS

 

A PUCPR possui política específica para propiciar a vinda de pesquisadores visitantes de consagrados méritos científicos e reconhecidas experiências acadêmicas para a realização de estudos ou pesquisas de alto nível, além da participação no fortalecimento e na internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu e o desenvolvimento de suas áreas estratégicas.

O pesquisador visitante pode receber bolsa de pesquisa ofertada por órgão de fomento ou da própria PUCPR. O contato inicial é diretamente no programa de pós-graduação stricto sensu e a seleção é realizada considerando o plano de trabalho a ser desenvolvido.