Professor - 04 out 2018

Docente conquista prêmio com pesquisa

Projeto é inédito no Brasil e América Latina

O trabalho científico Primeira avaliação latino-americana de doença hepática gordurosa não-alcoólica em portadores de psoríase, orientado por Adriane Reichert Faria, professora da Escola de Medicina da PUCPR, ganhou a primeira colocação na categoria Investigação do 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado de 6 a 9 de setembro, em Curitiba.

Desenvolvida no Ambulatório de Psoríase do Hospital Santa Casa de Curitiba, do qual a docente é coordenadora, a pesquisa foi produzida por Lara Silveira Abdo Aguiar, autora principal e médica, junto às coautoras Júlia Lange, estudante de Medicina da PUCPR, e Anelise Rocha Raymundo, médica. Esse é o nono trabalho no mundo sobre o tema, sendo inédito na América Latina e Brasil.

Segundo Adriane, o objetivo do projeto foi avaliar, em uma população de 180 pacientes com psoríase, de forma laboratorial, com apoio de exame de ultrassom, a prevalência de doença hepática gordurosa não alcoólica, atualmente associada a essa doença crônica de pele. “Cada vez mais, a psoríase tem sido vista como uma doença sistêmica e não apenas como uma alteração cutânea”, ressalta.

De acordo com a pesquisa, foi constatado que, na população estudada, 71,4% dos avaliados tinham esse tipo de alteração no fígado, sendo considerados fatores de risco independentes: circunferência abdominal aumentada, HDL (também conhecido como “bom colesterol”) baixo e diabetes mellitus. Destaca-se que, no público avaliado, não entraram pacientes com histórico de uso de álcool ou hepatite.

“É uma satisfação ter desenvolvido esse projeto em conjunto com a Residência Médica em Dermatologia e a graduação em Medicina e de termos alcançado esse reconhecimento”, afirma, contando que pretende ampliar e dar continuidade à pesquisa. Parte do projeto foi elaborada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da PUCPR, com a estudante Júlia.