Destaque - 20 jul 2023

Semana de integração PUCPR 2º semestre será realizada de 24 a 28 de julho

Momento direcionado ao acolhimento e ambientação apresenta informações básicas da universidade

Semana de Integração

Para recepcionar os(as) novos(as) estudantes – calouros(as) e ingressantes tardios(as), do Câmpus Curitiba, a PUCPR realizará a Semana de Integração, de 24 a 28 de julho, passando informações básicas da universidade: carteirinha, manual do calouro, serviços, calendário acadêmico e sistemas de uso.  

Nessa semana direcionada ao acolhimento e ambientação, fique tranquilo(a) porque serão realizadas atividades para promover a integração entre estudantes e professores(as). Entre elas estão: o tradicional freewalking tour, apresentação dos setores: iniciação científica e tecnológica, PUCPR international, Espaço Identidade Institucional e muito mais.

Confira a programação completa no PUCPRApp.  

Acompanhe o nosso FAQ dos serviços essenciais do Câmpus nessa primeira semana: 

Carteirinha

Nos dias 24 e 25 de julho as carteirinhas serão entregues no Ginásio de Esportes no período da manhã das 07h30 às 10h30. Nestes dois dias, durante a tarde e noite, os calouros poderão retirá-las na secretaria da sua escola. 

A partir do dia 26 de julho, todos os calouros devem retirar sua carteirinha diretamente na secretaria da escola. 

Estacionamento

Quanto custa? 

A tarifa do estacionamento para os estudantes varia de acordo com o local, conforme a tabela abaixo: 

tarifa estacionamento semana de integração

Como fazer recarga? 

Todos(as) os(as) estudantes que têm a carteirinha podem inserir créditos de três formas: 

1. Caixa Assistido AutoPark: com a carteirinha em mãos, é possível realizar a recarga de créditos nos caixas assistidos com a opção de pagamento com dinheiro, cartão de débito ou crédito. 

2. Auto pagador AutoPark: com a carteirinha em mãos, é possível realizar a recarga de créditos nos auto pagadores com a opção de pagamento com cartão de crédito ou débito. 

3. Aplicativo AutoPark (Estacionamento PUCPR): após realizar um breve cadastro no aplicativo, apenas com o número da carteirinha é possível realizar a recarga com a opção de pagamento com cartão de crédito. 

Calouros(as) sem carteirinha podem utilizar o estacionamento? 

Sim. Se o(a) calouro(a) ainda não possui carteirinha, poderá ingressar no estacionamento retirando o ticket na cancela. Durante o período de 24/07 a 31/08, o valor do estacionamento estará padronizado de acordo com a tarifa estudantil. Sendo assim, poderá pagar o ticket normalmente, sem precisar ir até um caixa assistido da AutoPark para solicitar alteração do ticket. 

Como pagar o ticket? 

Os/As calouros(as) sem carteirinha que ingressarem no estacionamento com o ticket poderão realizar o pagamento de três formas: 

1. QR Code impresso no Ticket: basta apontar a câmera para o QR Code do ticket e realizar o pagamento com cartão de crédito. 

2. Auto Pagador AutoPark: com o ticket em mãos, é possível realizar o pagamento em um dos auto pagadores com cartão de crédito ou débito. 

3. Caixa Assistido AutoPark: com o ticket em mãos, é possível realizar o pagamento em um dos caixas assistidos com dinheiro, cartão de crédito ou débito. 

Qual a localização dos auto pagadores e caixas assistidos da AutoPark? 

Ao todo, temos 02 Caixas Assistidos e 10 Auto Pagadores no Campus Curitiba. A localização dos mesmos pode ser conferida abaixo: 

Para mais informações sobre o estacionamento, confira aqui

Até quando o valor do ticket será padronizado? 

O valor do estacionamento estará padronizado com a tarifa estudantil apenas de 24/07 a 31/08. Esta ação é desenvolvida apenas para minimizar o impacto gerado em quem ainda não tem a carteirinha. Retirá-la é muito importante para que você consiga entrar no estacionamento e usufruir de outros benefícios da sua multiversidade. 

Primeira semana de aula

Quando as aulas começam? 

As aulas do segundo semestre letivo começam no dia 31 de julho. 

Onde buscar atendimento? 

Durante os 02 primeiros dias de aulas (31/07 a 01/08), teremos 07 guichês de atendimento especializado, localizados em cada um dos principais blocos do Câmpus:

– Bloco 01 – Amarelo (Térreo);

– Bloco 02 – Azul (Térreo);

– Bloco 03 – Verde (Térreo);

– Bloco 04 – Laranja (Térreo);

– Bloco 05 – Vermelho (Térreo);

– Bloco 06 – Medicina (Recepção – Térreo);

– Bloco 09 – Politécnica (Recepção – Térreo). 

O atendimento nos guichês especializados será das 07h às 10h, no período da manhã, e das 17h45 às 20h45, no período da noite. 

Quando procurar o SIGA?

Você irá procurar o SIGA apenas em situações relacionadas a: problemas financeiros, bolsas e financiamentos, ajustes acadêmicos, documentação de matrícula, etc. 

Para dúvidas sobre a entrega de carteirinhas, você poderá consultar a secretaria da sua Escola. 

Para questões sobre ensalamento, estacionamento e localização no Câmpus, você pode ir até um dos guichês de atendimento da primeira semana ou para a secretaria da Escola. 

Para problemas com login e senha, ir a um dos guichês de atendimento da primeira semana ou para o NAT (Núcleo de Atendimento de Tecnologia) no 1º andar do Bloco 02 – Azul. 

Login e Senha

Qual o login e senha? 

Para acessar aos sistemas acadêmicos e utilizar o wi-fi, o estudante deve utilizar o e-mail institucional e a senha recebida após a finalização da matrícula. 

O e-mail é composto por [email protected] e a senha é composta por: Bem-vindo + ## + quatro primeiros dígitos do CPF do estudante. 

Onde o estudante deve ir se tiver problemas? 

Durante os 02 primeiros dias de aula, você poderá resolver problemas de login e senha diretamente em um dos guichês de atendimento localizados no térreo dos blocos. Nos demais dias ou fora do período de atendimento dos guichês, o estudante deverá procurar o NAT (Núcleo de Atendimento de Tecnologia) no 1º andar do Bloco 02 – Azul. 

Ensalamento

Onde o estudante pode consultar? 

O/A estudante pode consultar seu ensalamento no Magister através de duas opções:

1. Sem realizar login: é possível filtrar a busca por Curso, Professor ou Disciplina;

2. Realizando login: com o login e a senha, o estudante consegue visualizar o seu ensalamento personalizado, sem necessidade de realizar filtros. 

O estudante também pode conferir o seu ensalamento no PUCPRApp.

Localização no Câmpus

Para se localizar no Câmpus é muito fácil. Além dos mapas espalhados entre os blocos, você pode conferir o mapa virtual da PUCPR.

Acolhida Cultural

Quando será? 

A Acolhida Cultural será realizada no dia 02 de agosto, das 9h30 às 12h30, no período da manhã, e das 20h às 23h, no período da noite, no Câmpus Curitiba. Os/As estudantes serão dispensados das aulas para aproveitar esse momento de integração entre calouros(as), veteranos(as) e professores(as). 

Leia a notícia completa sobre o evento.