Notícias - 24 maio 2022

Nota sobre a guerra na Ucrânia

nota-sobre-a-guerra-na-ucrania-pucpr

A PUCPR, apoiada em seus princípios éticos, cristãos e maristas, na missão de formar cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade, expressa seu apoio e solidariedade ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam. Diante de um momento como esse, relembramos as palavras do Papa Francisco: “Situações de violência vão-se multiplicando cruelmente em muitas regiões do mundo, a ponto de assumir os contornos daquela que se poderia chamar uma ‘terceira guerra mundial por pedaços’” (Encíclica Fratelli Tutti, n. 25).

Como Universidade Católica, defendemos que toda ação bélica é um crime contra Deus e contra a própria humanidade, visto que “cada ato de violência cometido contra um ser humano é uma ferida na carne da humanidade; cada morte violenta diminui-nos como pessoas” (Papa Francisco. Encíclica Fratelli Tutti, n. 227).

Expressamos, igualmente, nosso afeto a tantos estudantes, professores e colaboradores de nossa instituição que possuem ascendência ucraniana e mantêm relação com sua pátria de origem. Nossa solidariedade às entidades recreativas, folclóricas e associações ucranianas, à Eparquia Ortodoxa da América do Sul e à Metropolia Católica São João Batista, ambas com sede em Curitiba/PR.

Aos responsáveis pela guerra e a todos que se sentem tentados a ceder a qualquer forma de violência, lembremo-nos da profecia de Isaías: “Transformarão as espadas em arados e as suas lanças em foices. Nunca mais as nações farão guerra” (Is 2, 2-4).