O Pacto Educativo ao redor do mundo

O Pacto Educativo ao redor do mundo - 29 jun 2023

Evento na Colômbia celebra o papel da família como construtora da sociedade

Letícia Fortes, estudante do 8º período de jornalismo na PUCPR, com informações do Vatican News

O papel da família é celebrado pela Organização das Nações Unidas anualmente em 15 de maio, o Dia Internacional das Famílias. Em homenagem a um dos pilares construtores da sociabilidade e da postura cidadã dos jovens, a Igreja na Colômbia celebrou, de 14 a 21 de maio, a Semana da Família 2023. Essa comemoração incentiva as pessoas a refletir e orar pelas famílias do país, reconhecendo a importância de colocá-las no centro, como defende um dos pilares do Pacto Educativo Global.

Para a Igreja, a família é o primeiro círculo social com o qual as crianças têm contato direto e, por isso, possuem um papel fundamental no processo de formação dos jovens colombianos dispostos a contribuir para a construção de um país melhor. Segundo o magistério do Papa Francisco, “a família é protagonista insubstituível da esperança para a humanidade. Este é também um princípio da ação evangelizadora da Igreja: considerar as famílias cristãs como verdadeiros sujeitos e protagonistas do compromisso missionário”.

A importância da família para o Pacto Educativo Global é central, pois os pais não são apenas as pessoas que geram um indivíduo, mas também os responsáveis por cuidar e educar. Essa função é tão importante que, se faltar, dificilmente pode ser suprida. Por isso, é preciso incluir a família no processo de educação dos jovens, para que o aprendizado em casa se complemente com o da sala de aula e vice-versa.

Algumas iniciativas importantes para promover essa aproximação entre pais e filhos são: envolver sempre as famílias nas atividades educativas da sua instituição; garantir a presença dos representantes dos pais nos órgãos consultivos e deliberativos da sua instituição e construir pactos educativos comunitários entre as escolas e a família para responder às necessidades do território. E você, conhece alguma iniciativa interessante para unir as famílias? Conte pra gente nos comentários!