CCURSOS

Métodos para a elaboração de artigos, TCCs, dissertações e teses em Direito

Objetivo

O curso busca explicar o passo a passo metodológico da pesquisa jurídica e da construção de textos jurídicos. O objetivo é compreender como elaborar um trabalho de pesquisa problematizado, analítico e argumentativo. Apresentar-se-á os métodos para aplicar a pesquisa realizada a um problema concreto com o intuito de construir uma reflexão para solucioná-lo. Considerando que o jurista competente é imperativamente tanto um excelente pesquisador quanto um pensador do Direito, o curso proporcionará um quadro para o desenvolvimento destas duas características. Os participantes serão preparados para saberem construir e sustentar criticamente as suas próprias teses nos seus trabalhos escritos. Esse preparo é relevante para a formação acadêmica como também para a prática do Direito. Lembra-se que a qualidade da base metodológica determina a qualidade do jurista.

Modalidade – Presencial

O curso será realizado presencialmente. Após a confirmação da inscrição, os alunos receberão por e-mail as informações sobre a sala e o local onde as aulas serão ministradas

Alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito

Doutora

Helena de Toledo Coelho

Coordenação | Lattes

Doutora pela PUC-SP. Mestre pela PUCPR. Professora de graduação e pós-graduação da PUCPR. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Mediação e Arbitragem e em Processo Civil. Membro das Comissões de Mediação e de Arbitragem da OABPR. Advogada e árbitra

Doutora

Vivian Cristina Lima Lopez Valle

Coordenação

Doutora e Mestre em Direito pela UFPR. Pós-doutoranda pela Universitat Rovira i Virgili na Espanha. Possui especialização em Direito Administrativo pelo IBEJ e em Contratação Pública pelo Centro de Estudos de Direito Púb... Ver mais

Pós-Doutor

Nitish Monebhurrun

Professor Titular de Direito (Centro Universitário de Brasília). Doutor em Direito Internacional (Escola de Direito de Sorbonne, Paris). Pós-Doutor em Direito Internacional e Comparado (Escola de Direito de Sorbonne, Paris). Me... Ver mais
sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus