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CCURSOS

Formação para Conselheiras de Administração – MFN

A atuação de Conselheiras é uma tarefa importante para garantir o bem-estar econômico e financeiro das empresas . Elas são as verdadeiras defensoras da estratégia e execução do orçamento. Isso afeta diretamente os retornos sociais e econômicos esperados pelas empresas. Nosso programa foi desenvolvido com o propósito de formar conselheiras com competências e conhecimentos, garantindo as características mais importantes da experiência de aprendizado. O programa discutirá, com metodologia inovadora LIVE, os comitês de governança corporativa que são órgãos de assessoramento ao conselho de administração, que têm como objetivo discutir, analisar e avaliar as questões que são de sua responsabilidade, a partir da temática que cuidam. Reconhecemos e valorizamos a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos , a fim de produzir benefícios desta diversidade ao mundo empresarial e à sociedade.

Público-alvo

A Formação de Conselheiras de Administração – LIVE é recomendada para membras de conselhos (de Administração e Consultivo), acionistas, empresárias, investidoras, representantes de fundos de pensão e de investimentos e ainda, executivas, herdeiras e profissionais interessadas, que necessitam de uma formação reconhecida e certificada e que buscam comodidade e não despendem de tempo.

GOVERNANÇA CORPORATIVA – CAD

Conselho de Administração (CAD): conceito e relevância. Papéis ,responsabilidades e competências do CAD. Cenários e evolução da governança corporativa no Brasil e no mundo. Questões centrais da governança corporativa e dos Conselhos de Administração. Aspectos éticos do Conselho e dos conselheiros. Aspectos legais, responsabilidades e riscos jurídicos. Melhores práticas dos Conselhos de Administração.

COMITÊ ESTRATÉGICO

Decisões quanto ao crescimento do negócio. Desafios aos rumos estratégicos, Cenários futuros e suas implicações para os negócios, Dinâmica da Estratégia Corporativa. Análise do contexto e a preparação do conselheiro para o segmento onde atuará.

COMITÊ FINANCEIRO E FISCAL

O acompanhamento do planejamento financeiro. Estratégia da gestão de caixa, visando à cobertura dos compromissos da empresa no curto, médio e longo

Prazos . Análise de resultado e tomada de decisão com base em OBZ (orçamento base zero) .Criação e sustentação do valor do negócio. Relação de gestão de custos com a realidade das empresas .

Análise da performance econômico-financeira do negócio e indicadores de performance fundamentado no DRE e balanços das empresas.

COMITÊ GESTÃO DE RISCOS

Gestão de riscos corporativos; razões para gerenciar riscos e ferramentas de monitoramento ; estrutura formal para gerenciar riscos, métodos, áreas e pessoas dedicadas; categorias de riscos, cambial, de taxas de juros, de preços, de projetos, de crédito; operacionais; de liquidez; legais; de mercado; identificar vulnerabilidades e estimar perdas; recomendações para minimizar riscos identificados; compliance.

Introduzir governança e gestão de risco na cultura de uma organização. Entender os conceitos e identificar ferramentas para a tomada de decisão na gestão de risco, incluindo estruturas derivadas e modelos de análise de risco.

COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Os aspectos ambientais, sociais e de governança que são relevantes para as empresas e os investidores, e como identificá-los e avaliá-los; Compliance, conduta e Integridade ; A definição e a relação do Programa de Integridade X Compliance. Origem, Orientações da CGU, Pilares e especificidade na implantação de um programa. Importância ao negócio de ter um programa de integridade efetivo. Os modelos de negócios, estratégias e práticas de gestão que incorporam o ESG e geram valor compartilhado para a empresa e a sociedade;

COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS

A responsabilidade do comitê  na remuneração fixa e variável do diretor-presidente e, dos executivos de uma organização. A criação de um sistema que garanta a atração e a retenção de pessoas qualificadas para essas posições. O alinhamento dos interesses desses executivos com os da organização no curto, médio e longo prazo. Fundamentos da Ética Empresarial. Código de conduta. Princípios de meritocracia e geração de valor.

CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS FORTES

Uma simulação prática, com números reais, desenvolverá habilidades críticas e analíticas auxiliando a decisões tomadas pelo conselho de administração. Um estudo de caso prático  com situações de conflitos de interesses ambientará os participantes com a dinâmica de funcionamento eficiente dos Conselhos.

José Eduardo Nasser

Coordenação

Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – Especialista em Marketing pela ESPM , Bacharel em Economia pela FAAP.  Management Ser... Ver mais

Alexandre Antunes Martins

Sócio Diretor da KPMG, responsável pela prática de Risk Consulting na região Sul. É graduado em Ciência da Computação pela UFRGS. Possui 18 anos experiência na prestação de serviços profissionais de consultoria em estr... Ver mais

Armando Rasoto

Doutor em Engenharia de Produção, com especialização em Finanças pela Universidade Mackenzie. Professor titular das disciplinas de Finanças Corporativas nos programas de MBA do Ibmec e UTFPR .Agente Autônomo de Investimento... Ver mais

Eduardo Damião

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Adminis... Ver mais

Leila Andressa Dissenha

Doutora e Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Especialista em Direito do Trabalho pela PUCPR; Pesquisadora Convidada da Università degli Studi di Ferrara (UNIFE) em 2011; Professora titul... Ver mais

Maria Aparecida Schirato

Doutora pela Universidade de São Paulo; Mestra pela Universidade de São Paulo; Formação em Filosofia e Psicologia/Psicanálise; Diretora da Rhein-Schirato Consultores Associados há 35 anos – São Paulo; Profa do Insper ... Ver mais

Paulo Otávio Mussi Augusto

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas ... Ver mais
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Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online e Online ao vivo

Duração

78 horas

Valor do curso

R$ 14.500,00

Status

Inscrições abertas