A atuação de Conselheiras é uma tarefa importante para garantir o bem-estar econômico e financeiro das empresas . Elas são as verdadeiras defensoras da estratégia e execução do orçamento. Isso afeta diretamente os retornos sociais e econômicos esperados pelas empresas. Nosso programa foi desenvolvido com o propósito de formar conselheiras com competências e conhecimentos, garantindo as características mais importantes da experiência de aprendizado. O programa discutirá, com metodologia inovadora LIVE, os comitês de governança corporativa que são órgãos de assessoramento ao conselho de administração, que têm como objetivo discutir, analisar e avaliar as questões que são de sua responsabilidade, a partir da temática que cuidam. Reconhecemos e valorizamos a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos , a fim de produzir benefícios desta diversidade ao mundo empresarial e à sociedade.
A Formação de Conselheiras de Administração – LIVE é recomendada para membras de conselhos (de Administração e Consultivo), acionistas, empresárias, investidoras, representantes de fundos de pensão e de investimentos e ainda, executivas, herdeiras e profissionais interessadas, que necessitam de uma formação reconhecida e certificada e que buscam comodidade e não despendem de tempo.
GOVERNANÇA CORPORATIVA – CAD
Conselho de Administração (CAD): conceito e relevância. Papéis ,responsabilidades e competências do CAD. Cenários e evolução da governança corporativa no Brasil e no mundo. Questões centrais da governança corporativa e dos Conselhos de Administração. Aspectos éticos do Conselho e dos conselheiros. Aspectos legais, responsabilidades e riscos jurídicos. Melhores práticas dos Conselhos de Administração.
COMITÊ ESTRATÉGICO
Decisões quanto ao crescimento do negócio. Desafios aos rumos estratégicos, Cenários futuros e suas implicações para os negócios, Dinâmica da Estratégia Corporativa. Análise do contexto e a preparação do conselheiro para o segmento onde atuará.
COMITÊ FINANCEIRO E FISCAL
O acompanhamento do planejamento financeiro. Estratégia da gestão de caixa, visando à cobertura dos compromissos da empresa no curto, médio e longo
Prazos . Análise de resultado e tomada de decisão com base em OBZ (orçamento base zero) .Criação e sustentação do valor do negócio. Relação de gestão de custos com a realidade das empresas .
Análise da performance econômico-financeira do negócio e indicadores de performance fundamentado no DRE e balanços das empresas.
COMITÊ GESTÃO DE RISCOS
Gestão de riscos corporativos; razões para gerenciar riscos e ferramentas de monitoramento ; estrutura formal para gerenciar riscos, métodos, áreas e pessoas dedicadas; categorias de riscos, cambial, de taxas de juros, de preços, de projetos, de crédito; operacionais; de liquidez; legais; de mercado; identificar vulnerabilidades e estimar perdas; recomendações para minimizar riscos identificados; compliance.
Introduzir governança e gestão de risco na cultura de uma organização. Entender os conceitos e identificar ferramentas para a tomada de decisão na gestão de risco, incluindo estruturas derivadas e modelos de análise de risco.
COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Os aspectos ambientais, sociais e de governança que são relevantes para as empresas e os investidores, e como identificá-los e avaliá-los; Compliance, conduta e Integridade ; A definição e a relação do Programa de Integridade X Compliance. Origem, Orientações da CGU, Pilares e especificidade na implantação de um programa. Importância ao negócio de ter um programa de integridade efetivo. Os modelos de negócios, estratégias e práticas de gestão que incorporam o ESG e geram valor compartilhado para a empresa e a sociedade;
COMITÊ DE RECURSOS HUMANOS
A responsabilidade do comitê na remuneração fixa e variável do diretor-presidente e, dos executivos de uma organização. A criação de um sistema que garanta a atração e a retenção de pessoas qualificadas para essas posições. O alinhamento dos interesses desses executivos com os da organização no curto, médio e longo prazo. Fundamentos da Ética Empresarial. Código de conduta. Princípios de meritocracia e geração de valor.
CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS FORTES
Uma simulação prática, com números reais, desenvolverá habilidades críticas e analíticas auxiliando a decisões tomadas pelo conselho de administração. Um estudo de caso prático com situações de conflitos de interesses ambientará os participantes com a dinâmica de funcionamento eficiente dos Conselhos.
Mestre em Ciências e Tecnologia da Informação – Universidade do Estado de São Paulo, MBA em Gestão de Negócios pelo PDG/SDE – Especialista em Marketing pela ESPM , Bacharel em Economia pela FAAP. Management Ser... Ver mais