CCURSOS

Habilitação em inserção, manutenção e remoção de PICC por punção direta
Novo

O objetivo do curso é capacitar e habilitar profissionais para inserção, manutenção e remoção do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em pacientes adultos, pediátricos e neonatais por punção direta. A Resolução COFEN nº 258, de 12 de julho de 2001 define que é lícito ao enfermeiro, a inserção de cateter periférico central desde que submetido a qualificação e/ou capacitação profissional.
O PICC é um cateter que pode ser utilizado no ambiente hospitalar, ambulatorial ou domiciliar e esse curso visa capacitar os profissionais com conteúdo teórico e prático para desenvolver competência para indicação, inserção, manutenção do cateter, remoção e prevenção e manejo de possíveis complicações.
Seguem os temas que serão abordados no curso:
– Histórico dos acessos vasculares    .
– Aspectos éticos.
– Características dos cateteres venosos.
– Anatomia vascular, anatomia da pele e avaliação de ambas para inserção do PICC.
– Aspectos farmacológicos essenciais para a terapia infusional no PICC.
– Indicações e contraindicações do PICC.
– Técnicas de mensuração anatômica para inserção do PICC.
– Técnica de inserção por punção direta, avaliação do posicionamento da ponta do PICC.
– Manutenção da permeabilidade, estabilização e curativo.
– Complicações (obstrução, exteriorização ou tração acidental, migração da ponta do PICC, infiltração/extravasamento, flebite, trombose venosa profunda, arritmias, fratura e embolia por cateter, tamponamento cardíaco, infecção relacionada ao cateter).
– Remoção do PICC.
Elaboração de protocolo institucional.

Público-alvo

Enfermeiros, médicos e estudantes do último período de graduação em enfermagem e medicina.

Luana Tonin

Coordenação

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), (2012). Doutora em Enfermagem pelo PPGENF-UFPR (2021). Mestre em Enfermagem PPGENF UFPR (2017). Possui Residência em Enfermagem na área de Saúde da ... Ver mais

Clélia Mozara Giacomozzi

Bacharel em Enfermagem pela UFPR, Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR, Enfermeira assistencial da UTIN do CHC UFPR e coordenadora da Comissão de Terapia Infusional CHC- UFPR.

Gisele Weissheimer Kaufmann

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem pela UFPR. Enfermeira da UTIN do CHC UFPR.

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Medicina e Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus