Teoria e Tendências da Democracia
Novo

Especialização / Pós-graduação

O Curso pretende analisar diferentes aspectos, tendências e desafios da democracia contemporânea. Teorias da democracia: modelos e experiências históricas. Conceitos democráticos e seus desafios: representação, liberdade, populismo, biopoder, necropoder. Crise contemporânea da democracia. Democracia, gestão e políticas sociais. Tendências da democracia nos âmbitos educacional, ambiental, tecnológico, artístico, racial e social.

Público-alvo

Professores do Ensino Médio e do Ensino fundamental de Escolas Públicas e Privadas. Graduados em Filosofia ou em áreas afins, tais como: Direito, Psicologia, Pedagogia, Letras, Teologia, Jornalismo, Administração. Alunos interessados no Mestrado e Doutorado em Filosofia da PUCPR e outros Mestrados e doutorados da Escola de Educação e Humanidades. Professores e professoras de diferentes áreas e agentes políticos das várias esferas de poder.

Jelson Roberto de Oliveira

Professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016). Foi professor do Mestrado em Direitos Humanos da PUCPR (2013-2016), coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia (2009-2011) e do Programa de Pós-graduação – mestrado e doutorado (2012-2013) da PUCPR, onde foi também Diretor de Graduação (2014-2015). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas; membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica e do GT Genealogia e crítica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, Fenomenologia da vida, Filosofia da Técnica e da Tecnologia e Ética Ambiental, atuando principalmente em torno de autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. Atualmente é bolsista produtividade da Fundação Araucária.

Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sa

Eladio Constantino Pablo Craia

Fabiano Incerti

Jelson Roberto de Oliveira

Murilo Karasinski

Murilo Karasinski – Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.

Oswaldo Giacoia Junior

Sergio Luis do Nascimento

A Democracia diante do Biopoder e do Necropoder

Carga horária: 24 | Crédito: --

Autoridade e legitimidade. A crise atual da democracia como crise da representação

Democracia Ambiental, Biotecnologia e Regulação

Democracia Racial, Ética e Cidadania

Democracia, Artes e Literatura

Democracia, liberalismo e populismo

Democratização da Tecnologia

Desafios da Educação no Século XXI

Direitos Humanos e Ameaças à Democracia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Identidade de gênero, diversidade e democracia

Teorias da Democracia

Tomada de Decisão em Ética, Política e Futuro da Humanidade

Tomada de Decisão em Tendências da Democracia

Tomada de Decisão em Teorias da Democracia

Tomada de Decisão no Contexto da Civilização Tecnológica

Transumanismo, Pós-Humanismo e o Futuro da Humanidade

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Online - Ao Vivo

Até 7 meses