CCURSOS

Teoria da Literatura: origens, tendências, impasses

Especialização / Pós-graduação

Este curso de pós-graduação lato sensu tem por objetivo proporcionar aos estudantes o acesso às principais correntes que compõem o que se convencionou denominar de moderna teoria da literatura. Serão ofertadas não somente disciplinas voltadas às principais correntes teóricas do século XX, como também algumas disciplinas introdutórias que abordem reflexões concernentes ao tema: conceitos fundamentais do campo da Teoria da Literatura, textos seminais anteriores ao século XX, e relações entre a esfera ética e estética ao longo da história. Os estudantes obterão uma formação mais ampla, do ponto de vista profissional, sobre o estudo da literatura, bem como sairão preparados para continuar seu processo formativo no mestrado e doutorado.

Por que fazer na PUCPR?

O curso oferece uma grade de disciplinas que não são ofertadas, em nível de especialização, em nenhuma outra instituição da região. Esse curso pode ainda servir de um momento formativo para aqueles que desejam ingressar em Programas de Pós-Graduação (stricto sensu).

Público Alvo

Graduados nos cursos de Letras, História, Ciências Sociais, Jornalismo, Filosofia e áreas afins.

Ewerton de Sa Kaviski

Coordenação

Doutor (2016), Mestre (2011) e Licenciado (2008) em Letras pela Universidade Federal do Paraná. É professor de Literatura Brasileira no curso de Letras Português-Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e no curso de pós-graduação Produção e Revisão Textual da FAE – Centro Universitário. Atua nas seguintes áreas: forma literária e processo social, literatura brasileira do século XIX, Estética da Recepção e letramento literário.

Ewerton de Sa Kaviski

Docentes

Doutor (2016), Mestre (2011) e Licenciado (2008) em Letras pela Universidade Federal do Paraná. É professor de Literatura Brasileira no curso de Letras Português-Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e no curso de pós-graduação Produção e Revisão Textual da FAE – Centro Universitário. Atua nas seguintes áreas: forma literária e processo social, literatura brasileira do século XIX, Estética da Recepção e letramento literário.

Mestre

Geisa Fabíola Müller e Silva

Docentes | Lattes

Possui formação em Artes Cênicas e Letras. É mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Participa do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos sobre ficção histórica no Brasil. É empreendedora de projetos artísticos e culturais. Já atuou como professora do curso de extensão Iniciação Teatral no Centro Universitário Uninter e como professora no curso de Letras da Facel. Interessa-se por letramento literário, transdisciplinaridade, imaginação e imaginário.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Janice Cristine Thiel

Docentes

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1984), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989), Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-Doutorado em Letras pela UFPR (2018). Possui ainda Especialização (Lato Sensu) em História Contemporânea e Relações Internacionais pela PUCPR (2016). Atualmente é professora titular, da área de Letras, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade de 2010 a 2012. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, literatura indígena, literaturas de língua inglesa, leitura, multiletramento, tradução e estudos culturais

Doutora

Maria Luísa Carneiro Fumaneri

Docentes | Lattes

Doutora em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Paraná e professora da Educação Superior e da Educação Básica. É autora, junto com Ewerton Kaviski, do livro Literatura brasileira: uma perspectiva histórica, finalista ao Prêmio Jabuti 2015.Sua atuação como pesquisadora concentra-se nas seguintes áreas: poesia brasileira do século XX, teoria literária e historiografia da poesia brasileira.

Mestre

Nilton Cezar Tridapalli

Docentes

Cezar Tridapalli é graduado em Letras (UFPR), especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUCPR), mestre em Estudos Literários (UFPR), escritor e tradutor de livros sobre literatura e sobre fronteiras. Faz estudos de formação em psicanálise na Associação Psicanalítica de Curitiba (APC) e trabalha também como professor de Experiência Estética em pós-graduação da Universidade Positivo e com oficinas de criação literária, além de ser diretor executivo do Litercultura Festival Literário e ensaísta/cronista do jornal Plural. É pós-graduando em Psicologia clínica: abordagem psicanalítica, na PUCPR. Autor dos romances Pequena biografia de desejos, O beijo de Schiller (vencedor do Prêmio Minas Gerais de Literatura) e Vertigem do chão.

Otto Leopoldo Winck

Docentes

Doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nasceu no Rio de Janeiro, capital, em 1967. Depois de uma passagem por Porto Alegre, radicou-se em Curitiba, em 1982. Em 2006 foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, com o romance Jaboc, publicado no ano seguinte pela editora Garamond. Em 2008 foi contemplado com uma Bolsa para Obras em Fase de Conclusão da Biblioteca Nacional, e em 2010 recebeu a Bolsa Funarte de Criação Literária, com as quais, respectivamente, produziu um romance e uma novela, ainda inéditos. Em 2012 foi o vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, na categoria poesia, com o volume Desacordes, e em 2017 lançou pela Editora Appris o ensaio Minha pátria é minha língua: identidade e sistema literário na Galiza, resultado de sua pesquisa de doutorado. Leciona atualmente na PUCPR e no programa de pós-graduação stricto sensu da Uniandrade. Além isso tem ministrado há mais de dez anos oficinas de criação literária. Cosmogonias, seu último livro, saiu ano passado pela Kotter Editorial, reunindo sua produção poética dos últimos cinco anos.

Doutor

Paulo Henrique da Cruz Sandrini

Docentes | Lattes

Graduado em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2013). Sua dissertação de mestrado, na área dos Estudo Culturais, aborda a literatura contemporânea brasileira, em uma análise estético-sociológica do romance “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato. No doutorado, sua tese teve por tema a literatura do final do século XX na América Latina – um estudo centrado no escritor mexicano David Toscana e nos movimentos literários McOndo (Chile) e El Crack (México). É autor de nove livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé” (contos), “O rei era assim” (romance curto), “Exposição das tripas” (obra experimental que se situa entre a poesia e a prosa), “Osculum obscenum” (romance curto), “David Toscana entre McOndo e El Crack – diálogos e divergências com a literatura latino-americana do século XX (história e crítica), “Balido do branco” (romance) e “Peixes coloridos de alto-mar (romance). Participou de coletâneas no Brasil e no exterior (Argentina, México e Peru), entre elas “Contos cruéis – as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea”, “Futuro Presente” e “Geração Zero Zero – fricções em rede” (coletânea que teve por critério gerar uma painel dos autores mais expressivos surgidos no início do século XXI, no Brasil). Paulo Sandrini é ministrante de palestras e de oficinas de criação literária desde 2007. Foi curador de eventos literários como “Expressões pan-americanas”, “Interseções”, “Dalton para todos”, “Nova cartografia” e “Curitiba literária”. É pesquisador na área dos Estudos Culturais, ministrando disciplinas sobre literatura latino-americana, linguagens da alteridade, teoria bakhtiniana e escrita criativa – no programa de Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Atuou também como publicitário e atualmente é editor e diretor de arte da Kafka Edições. Até 2018 lecionou disciplinas para cursos de graduação em Design e Publicidade e Propaganda no UniBrasil, onde foi professor pesquisador nas áreas de design editorial e tipografia. Faz parte do GT Teoria literária e crítica cultural (mestrado Uniandrade) do qual é vice-líder.

Tallyssa Izabella Machado Sirino Rezende

Docentes

Doutoranda em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, turma 2015-2018. Mestre em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa Linguagem literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010).Graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela UNIPAN – União Paramericana de Ensino de Cascavel (2009). Tem experiência no ensino de Língua Inglesa em cursos livres de idiomas e Língua Inglesa e Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do estado do Paraná e Língua Inglesa no Curso de Línguas da UNICENTRO. Foi professora colaboradora na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste, no Departamento de Letras, de 2014 a 2016. Atualmente é professora auxiliar de ensino 1, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora de língua inglesa no Colégio Nossa Senhora Medianeira, da Rede Jesuíta de Educação. Tem certificação de proficiência expedida pelo ESOL Examinations – University of Cambridge (CAE-Certificate in Advanced English e FCE- First Certificate in English). Orienta trabalhos de pesquisa na área de linguagem e identidade, feminismo interseccional e literatura marginal.

Pós-Doutora

Verônica Daniel Kobs

Docentes | Lattes

Pós-Doutorado em Literatura e Intermidialidade (UFPR, 2018). Doutorado em Estudos Literários (UFPR,
2009). Mestrado em Literatura Brasileira (UFPR, 2000). Licenciatura em Letras Português-Latim (UFPR,
1997). Professora do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Professora da Graduação em Letras
da FAE. Editora da revista literária Scripta Alumni. Parecerista da Revista do Instituto Histórico e
Geográfico do Rio Grande do Sul. Pesquisadora credenciada junto ao CNPq e atuante em Grupos de
Pesquisa da Uniandrade e da UFPR, com projetos sobre Literatura, Cinema, Intermidialidade e Crítica
Cultural. Autora de artigos sobre Literatura e Intermídia. Autora de livros sobre Língua Portuguesa e
Linguagens. Autora do blog Interartes: Artes & Mídias.

C.H. de Eletivas

Carga horária: 72 | Crédito: --

Estética Da Recepção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estruturalismo E Pós-estruturalismo: Textos Fundadores

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estudos Culturais: Textos Fundadores

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formalismo Russo E New Criticism

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Construção Da Identidade: Gênero, Minorias, Diásporas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Outras Linguagens

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Psicanálise

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Sociologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Os Precursores Da Moderna Teoria Da Literatura: Da Antiguidade Ao Século Xix

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --

Teoria Da Literatura: Conceitos Fundamentais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teorias Do Pós: Pós-modernismo, Pós-colonialismo, Pós-ocidentalismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Tenho Interesse