CCURSOS

Teoria da literatura: origens, tendências, impasses
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso tem por objetivo proporcionar aos estudantes acesso às principais correntes que compõem o que se convencionou denominar de moderna teoria da literatura. Serão ofertadas não só disciplinas voltadas para as principais correntes teóricas do século XX, como também algumas disciplinas introdutórias que abordem reflexões concernentes ao tema: conceitos fundamentais do campo da Teoria da Literatura, textos seminais anteriores ao século XX, e relações entre a esfera ética e a estética ao longo da história. Com isso, os egressos terão uma formação mais ampla, do ponto de vista profissional, sobre o estudo da literatura, bem como saiam preparados para continuar o seu processo formativo no mestrado e doutorado.

Por que fazer na PUCPR?

O curso oferece uma grade de disciplinas que não são ofertadas, em nível de especialização, em nenhuma outra instituição da região. Esse curso pode ainda servir de um momento formativo para aqueles que desejam ingressar em Programas de Pós-Graduação (stricto sensu).

Público Alvo

Estudantes dos cursos de Letras, História, Ciências Sociais, Jornalismo, Filosofia e áreas afins.

Otto Leopoldo Winck

Coordenação

Ewerton de Sa Kaviski

Coordenação

Ewerton de Sa Kaviski

Docentes

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Janice Cristine Thiel

Docentes

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1984), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989), Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-Doutorado em Letras pela UFPR (2018). Possui ainda Especialização (Lato Sensu) em História Contemporânea e Relações Internacionais pela PUCPR (2016). Atualmente é professora titular, da área de Letras, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade de 2010 a 2012. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, literatura indígena, literaturas de língua inglesa, leitura, multiletramento, tradução e estudos culturais

Otto Leopoldo Winck

Docentes

Tallyssa Izabella Machado Sirino Rezende

Docentes

Doutoranda em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, turma 2015-2018. Mestre em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa Linguagem literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010).Graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela UNIPAN – União Paramericana de Ensino de Cascavel (2009). Tem experiência no ensino de Língua Inglesa em cursos livres de idiomas e Língua Inglesa e Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do estado do Paraná e Língua Inglesa no Curso de Línguas da UNICENTRO. Foi professora colaboradora na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste, no Departamento de Letras, de 2014 a 2016. Atualmente é professora auxiliar de ensino 1, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora de língua inglesa no Colégio Nossa Senhora Medianeira, da Rede Jesuíta de Educação. Tem certificação de proficiência expedida pelo ESOL Examinations – University of Cambridge (CAE-Certificate in Advanced English e FCE- First Certificate in English). Orienta trabalhos de pesquisa na área de linguagem e identidade, feminismo interseccional e literatura marginal.

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Estética Da Recepção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estruturalismo E Pós-estruturalismo: Textos Fundadores

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estudos Culturais: Textos Fundadores

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formalismo Russo E New Criticism

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Construção Da Identidade: Gênero, Minorias, Diásporas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Outras Linguagens

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Psicanálise

Carga horária: 24 | Crédito: --

Literatura E Sociologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Os Precursores Da Moderna Teoria Da Literatura: Da Antiguidade Ao Século Xix

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teoria Da Literatura: Conceitos Fundamentais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teorias Do Pós: Pós-modernismo, Pós-colonialismo, Pós-ocidentalismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 15 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas