CCURSOS

Tecnologias Assistivas em Mobilidade

Especialização

O curso capacita profissionais e familiares que convivem com pessoas com deficiências neurossensoriais ou motoras a pensar e trabalhar ferramentas que melhorem a mobilidade desses indivíduos. Para isso, os estudantes têm contato com a fundamentação teórico-conceitual para a aplicação de estratégias, terapias e tecnologias assistivas na reabilitação funcional, trabalham com subsídios teóricos e práticos em mobilidade, e com as principais tecnologias assistivas existentes.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, esta especialização tem uma estrutura diferenciada. A conclusão da primeira parte das aulas, ao final de 12 meses, já concede ao estudante um certificado de aperfeiçoamento em Tecnologias Assistivas. Finalizando a segunda parte, depois de 24 meses, ele recebe o diploma de especialista em Tecnologias Assistivas em Mobilidade. O curso tem compatibilidade com a especialização em Tecnologias Assistivas em Comunicação Alternativa e Ampliada, o que facilita a segunda diplomação.

Público Alvo

Profissionais que atuam com a reabilitação de pessoas com deficiências neurossensoriais ou motoras, com foco em mobilidade, ou aqueles que querem expandir os conhecimentos para ampliar as possibilidades de atuação, assim como familiares de pessoas com deficiências que tenham interesse na área.

Perfil do Egresso

Ao sair do curso, os especialistas compreenderão os processos de cognição e aprendizagem de pessoas com deficiências neurossensoriais ou motoras, saberão identificar habilidades sensoriais e cognitivas, e quais as técnicas possíveis para melhorar a mobilidade de crianças, adolescentes e idosos com deficiências, que são o principal foco de atuação das tecnologias assistivas.

Mercado de Atuação

O Censo do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) apontou que, no Brasil, mais de 45 milhões de pessoas têm alguma deficiência. Portanto, capacitar profissionais que possam trabalhar para melhorar a mobilidade deste grupo é uma necessidade, tornando as tecnologias assistivas um campo de trabalho em expansão.

Guilherme Nunes Nogueira Neto

Coordenação | Lattes

Engenheiro de computação, mestre e doutor em engenharia elétrica/biomédica. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), Engineering in Medicine and Biology Society of the Institute of Electrical and Electronics Engineers (EMBS-IEEE). É professor adjunto da PUCPR onde orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúde (PPGTS) com temas na área de engenharia de reabilitação. Na graduação, leciona nos cursos de engenharia de computação, ciência da computação e engenharia biomédica, direcionando trabalhos de conclusão de curso que envolvem eletrônica, computação e processamento digital de sinais eletromédicos.

Docente Auristela Duarte de Lima Moser.

Auristela Duarte de Lima Moser

Docentes | Lattes

Auristela Duarte de Lima Moser é Fisioterapeuta, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Doutora em Funcionalidade e Qualidade de Vida e pela Universidade Central da Catalunha-Espanha. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e orientadora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR. Tem experiência em Postura Humana, Ergonomia, Avaliação Sensório motora e Reabilitação Neuro funcional. Atualmente é representante do Brasil no centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para validação e aprimoramento da Classificação Internacional Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF).

Doutura

Beatriz Luci Fernandes

Docentes | Lattes

Realizo pesquisas em Bioengenharia desde 1990, com foco no desenvolvimento de novos Biomateriais  e novas aplicações dos já existentes. Os trabalhos sempre em conjunto com os profissionais da Saúde os direcionam para a solução dos problemas enfrentados pelos profissionais e pelos pacientes devido às inadequações dos projetos e aos altos custos dos dispositovos médicos no Brasil. Tive a oportunidade de estudar na Southern Methodist University (Dallas, USA) no modelamento numérico de próteses totais de quadril e no Istituti Ortopedici Rizzoli (Bologna, Italy) na avaliação do desgaste também de próteses totais de quadril. Na PUCPR oriento estudantes de mestrado e de doutorado em Bioengenharia (biomateriais e dispositivos médicos). Trabalhando em conjunto com especialistas em cultivo celular, oriento trabalhos voltados ao estudo da proliferação, viabilidade e diferenciação de células tronco ou linhagens celulares em contato novos biomateriais.

Docente Calue Papcke.

Calue Papcke

Docentes | Lattes

É graduado em Bacharelado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), mestre em bioengenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGTS-PUC PR). Sócio estudante da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB). Representante dos estudantes da SBB – gestão 2017/2019. Atua nas subáreas da biomecânica, com estimulação elétrica, mecanomiografia, eletromiografia e cinemetria.

Docente Elisangela Ferreti Manfra.

Elisangela Ferretti Manffra

Docentes | Lattes

A professora Elisangela é graduada em Engenharia com mestrado e doutorado em Física. Desde 2004 atua no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR, onde tem pesquisado sobre Biomecânica, Controle Motor Humano e aplicações da Tecnologia na Reabilitação Motora e Neurofuncional. O principal foco de suas investigações têm sido o controle postural humano na presença de acometimentos neurológicos, principalmente o AVC.

Docente Gabriel Chemin Rosenmann.

Gabriel Chemin Rosenmann

Docentes | Lattes

Possui graduação na área de design e atua com Desenho de Produto e Gestão de Projetos. É mestre em Engenharia Mecânica com projeto sobre aplicação de tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos assistivos personalizados. Atualmente, realiza Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná pesquisando as possíveis melhorias que a colaboração inclusiva e interdisciplinar pode trazer ao projeto de novos produtos em Tecnologia Assistiva. É integrante do Núcleo de Pesquisas em Manufatura Aditiva e Ferramental (Nufer) e da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA).

 

 

Guilherme Nunes Nogueira Neto

Docentes | Lattes

Engenheiro de computação, mestre e doutor em engenharia elétrica/biomédica. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), Engineering in Medicine and Biology Society of the Institute of Electrical and Electronics Engineers (EMBS-IEEE). É professor adjunto da PUCPR onde orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúde (PPGTS) com temas na área de engenharia de reabilitação. Na graduação, leciona nos cursos de engenharia de computação, ciência da computação e engenharia biomédica, direcionando trabalhos de conclusão de curso que envolvem eletrônica, computação e processamento digital de sinais eletromédicos.

Docente Marcia Regina Cubas.

Marcia Regina Cubas

Docentes | Lattes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde. Coordena projetos de pesquisa nas áreas de Terminologias de Enfermagem e Informática em Saúde.

Docente Maria de Fátima Fernandes Vara.

Maria de Fátima Fernandes Vara

Docentes | Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1990), graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997) e Mestrado em Educação e Trabalho – Subárea Educação e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é "Head" de Classificação Funcional da Federação Internacional de Canoagem (ICF). Tem experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Classificação/Avaliação Funcional; Tecnologia e Sistemas de Avaliação Funcional.

Docente Mariana de Mello Gusso Espinola.

Mariana de Mello Gusso Espinola

Docentes | Lattes

Psicóloga com mestrado e cursando doutorado em Tecnologia em Saúde, possui experiência na área de neuro-reabilitação e avaliação psicoeducacional de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, está realizando doutorado sanduíche no departamento de neurologia da Yale University, USA, onde estuda os processos que envolvem a percepção consciente.

Docente Mauren Abreu de Souza.

Mauren Abreu de Souza

Docentes | Lattes

Mauren possui doutorado (PhD) em Medical Physics and Bioengineering pela University College London (2009). Tem experiência na área de 3D multimodality imaging, com ênfase em imagens médicas (tomografia, ressonância magnética e imagens térmicas infravermelhas), envolvendo reconstrução tridimensional, fotogrametria, scanners 3D e impressão 3D. Atualmente, Mauren é professora da PUCPR, ministrando aulas de Física e Biofísica (na graduação). Na pós-graduação atua na disciplina de imagens médicas, com foco na reconstrução e geração de modelos 3D por meio de várias modalidades de imagens.

Docente Paloma Hohmann Poier.

Paloma Hohmann Poier

Docentes | Lattes

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Engenharia Biomédica pela UTFPR e Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como terapeuta ocupacional nas áreas de Psiquiatria, Geriatria e Gerontologia, Neuropediatria e em contextos social e escolar. Desenvolveu consultoria especializada para o Programa das Nações Unidas e Desenvolvimento (PNUD) em pesquisa sobre as condições de inclusão das Pessoas com Deficiência à Educação Profissional. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento e avaliação de órteses confeccionadas com manufatura aditiva – impressão 3D – para crianças com Paralisia Cerebral e a confecção de produtos assistivos com materiais alternativos e baixo custo.

 

Docente Percy Nohama.

Percy Nohama

Docentes | Lattes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Análise Biomecânica em Diferentes Condições Neurológicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biomateriais, Órteses e Próteses

Carga horária: 24 | Crédito: --

Construção de Instrumentos Virtuais Centrados em Pessoas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desenvolvimento de Produtos Assistivos de Baixo Custo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desenvolvimento, Cognição e Tecnologias Assistivas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Design Voltado a Tecnologias Assistivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Diagnóstico Cinético-funcional

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ergonomia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos de Tecnologias Assistivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Instrumentação Biomecânica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Jogos Digitais para Reabilitação Motora

Carga horária: 12 | Crédito: --

Participação, Educação e Rendimento no Paradesporto

Carga horária: 24 | Crédito: --

Políticas Públicas em Acessibilidade e Tecnologias Assistivas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Potencialização de Habilidades Funcionais

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC – Tecnologias Assistivas em Mobilidade

Carga horária: -- | Crédito: --

Técnicas 3D em Tecnologias Assistivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Assistivas para Habilidades Motoras

Carga horária: 24 | Crédito: --

TICs para Acessibilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 390,00

Status

Inscrições abertas