CCURSOS

Tecnologias Assistivas em Comunicação Alternativa e Ampliada

Especialização/Pós-graduação

O curso capacita profissionais e familiares que convivem com pessoas com deficiências neurossensoriais ou motoras a pensar e trabalhar ferramentas que melhorem a comunicação desses indivíduos. Para isso, os estudantes têm contato com a fundamentação teórico-conceitual para a aplicação de estratégias, terapias e tecnologias assistivas na reabilitação funcional, trabalham com subsídios teóricos e práticos em comunicação alternativa e ampliada, e com as principais tecnologias assistivas existentes.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, esta especialização tem uma estrutura diferenciada. A conclusão da primeira parte das aulas, ao final de 12 meses, já concede ao estudante um certificado de aperfeiçoamento em Tecnologias Assistivas. Finalizando a segunda parte, depois de 24 meses, ele recebe o diploma de especialista em Tecnologias Assistivas em Comunicação Alternativa e Ampliada. O curso tem compatibilidade com a especialização em Tecnologias Assistivas em Mobilidade, o que facilita a segunda diplomação.

Público Alvo

Profissionais que atuam com a reabilitação de pessoas com deficiências neurossensoriais ou motoras, com foco na comunicação alternativa e ampliada, ou aqueles que querem expandir os conhecimentos para ampliar as possibilidades de atuação, assim como familiares de pessoas com deficiências que tenham interesse na área.

Perfil do Egresso

Ao sair do curso, os especialistas compreenderão os processos de cognição e aprendizagem de pessoas com deficiências neurossensoriais ou motoras, saberão identificar habilidades sensoriais e cognitivas, e quais as técnicas possíveis para atuar de forma qualificada com crianças, adolescentes e idosos com deficiências, que são o principal foco de atuação das tecnologias assistivas.

Mercado de Atuação

As pessoas com deficiências representam aproximadamente 24% da população brasileira. Portanto, capacitar profissionais para oferecer uma experiência integral de comunicação e que permita, por exemplo, que pessoas com deficiências continuem estudando é uma necessidade, tornando as tecnologias assistivas um campo de trabalho em expansão.

Docente Percy Nohama.

Percy Nohama

Coordenação | Lattes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Docente Alexandre Felippeto Henzen.

Alexandre Felippeto Henzen

Docentes

É mestre em informática industrial e doutorando em engenharia biomédica pela UTFPR. Atua como diretor de Tecnologia na Viasoft Korp, empresa voltada a desenvolvimento de software para gestão industrial, onde coordena equipes de desenvolvimento em tecnologias web, mobile e desktop. É o criador e mantenedor do projeto ETM (Emulador de Teclado e Mouse), software de comunicação alternativa e ampliada, que possibilita portadores de necessidades especiais utilizem o computador.

Docente Auristela Duarte de Lima Moser.

Auristela Duarte de Lima Moser

Docentes | Lattes

Auristela Duarte de Lima Moser é Fisioterapeuta, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Doutora em Funcionalidade e Qualidade de Vida e pela Universidade Central da Catalunha-Espanha. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e orientadora do Programa de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR. Tem experiência em Postura Humana, Ergonomia, Avaliação Sensório motora e Reabilitação Neuro funcional. Atualmente é representante do Brasil no centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para validação e aprimoramento da Classificação Internacional Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF).

Cleybe Hiole Vieira

Docentes

É fonoaudióloga pela UNIFESP. No Mestrado, realizado na UFPR (1992), trabalhou com o tema da Afasiologia. No Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP (2003), desenvolveu o tema Voz Esofágica. Foi diretora do Curso de Graduação e da Clínica de Fonoaudiologia da PUCPR. É fonoaudióloga responsável pelo Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Cardiológico Costantini. Tem experiência na área da Fonoaudiologia Clínica e em Estimulação Precoce, com ênfase em Patologia de Linguagem (afasias, retardo de linguagem, psicose e autismo) e Disfagia.
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5035784278942965

Docente Gabriel Chemin Rosenmann.

Gabriel Chemin Rosenmann

Docentes | Lattes

Possui graduação na área de design e atua com Desenho de Produto e Gestão de Projetos. É mestre em Engenharia Mecânica com projeto sobre aplicação de tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos assistivos personalizados. Atualmente, realiza Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná pesquisando as possíveis melhorias que a colaboração inclusiva e interdisciplinar pode trazer ao projeto de novos produtos em Tecnologia Assistiva. É integrante do Núcleo de Pesquisas em Manufatura Aditiva e Ferramental (Nufer) e da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA).

 

 

Guilherme Nunes Nogueira Neto

Docentes | Lattes

Engenheiro de computação, mestre e doutor em engenharia elétrica/biomédica. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), Engineering in Medicine and Biology Society of the Institute of Electrical and Electronics Engineers (EMBS-IEEE). É professor adjunto da PUCPR onde orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúde (PPGTS) com temas na área de engenharia de reabilitação. Na graduação, leciona nos cursos de engenharia de computação, ciência da computação e engenharia biomédica, direcionando trabalhos de conclusão de curso que envolvem eletrônica, computação e processamento digital de sinais eletromédicos.

Docente Maicris Fernandes.

Maicris Fernandes

Docentes | Lattes

Maicris Fernandes é formado em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações e especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui como área principal de atuação o desenvolvimento de jogos e aplicativos para dispositivos móveis em sistemas operacionais Android e iOS, área na qual atua como professor de graduação, extensão e especialização na PUCPR desde 2010. Mais especificamente, atua como professor da Apple Developer Academy, em nível de extensão, há 5 anos. Este curso proporciona trabalhar com projetos das mais diversas áreas, em que teve seus primeiros contatos com aplicativos na área de saúde e educação. Atualmente é mestrando do programa PPGTS da PUCPR onde pesquisa sobre desenvolvimento de jogos para a educação especial.

 

Docente Marcia Regina Cubas.

Doutora

Márcia Regina Cubas

Docentes | Lattes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde. Coordena projetos de pesquisa nas áreas de Terminologias de Enfermagem e Informática em Saúde.

Docente Maria de Fátima Fernandes Vara.

Maria de Fátima Fernandes Vara

Docentes | Lattes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1990), graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997) e Mestrado em Educação e Trabalho – Subárea Educação e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é "Head" de Classificação Funcional da Federação Internacional de Canoagem (ICF). Tem experiência na área de Educação Física e Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Classificação/Avaliação Funcional; Tecnologia e Sistemas de Avaliação Funcional.

Docente Mariana de Mello Gusso Espinola.

Mariana de Mello Gusso Espinola

Docentes | Lattes

Psicóloga com mestrado e cursando doutorado em Tecnologia em Saúde, possui experiência na área de neuro-reabilitação e avaliação psicoeducacional de crianças, adolescentes e jovens. Atualmente, está realizando doutorado sanduíche no departamento de neurologia da Yale University, USA, onde estuda os processos que envolvem a percepção consciente.

Docente Mauren Abreu de Souza.

Mauren Abreu de Souza

Docentes | Lattes

Mauren possui doutorado (PhD) em Medical Physics and Bioengineering pela University College London (2009). Tem experiência na área de 3D multimodality imaging, com ênfase em imagens médicas (tomografia, ressonância magnética e imagens térmicas infravermelhas), envolvendo reconstrução tridimensional, fotogrametria, scanners 3D e impressão 3D. Atualmente, Mauren é professora da PUCPR, ministrando aulas de Física e Biofísica (na graduação). Na pós-graduação atua na disciplina de imagens médicas, com foco na reconstrução e geração de modelos 3D por meio de várias modalidades de imagens.

Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Mirian Celia Castellain Guebert

Docentes | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

Docente Percy Nohama.

Percy Nohama

Docentes | Lattes

Com formação eclética em Eletrônica, Filosofia, Teologia e Engenharia Biomédica, é professor, pesquisador e poeta de Curitiba. Estudou na UFPR, UTFPR, UFRGS, PUCPR e UNICAMPI, onde doutorou-se em Engenharia Elétrica/Biomédica. É professor titular da Escola Politécnica da PUCPR e do Depto. de Eletrônica da UTFPR desde 2013. É consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG, FAPESP, Fundação Araucária, entre outras agências de fomento, além de avaliador do INEP/MEC para cursos e instituições de ensino superior. Atualmente, é vice coordenador do comitê assessor das engenharias na Fundação Araucária e membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Em 1995, criou o Laboratório de Engenharia de Reabilitação na PUCPR para desenvolvimento de projetos na área de tecnologias assistivas. O Prof. Nohama já formou mais de 80 mestres e doutores em engenharia biomédica/tecnologia em saúde, muitos deles em tecnologias assistivas. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq PQ 1-D com mais de 400 publicações em periódicos e congressos nacionais, patentes e softwares registrados. E atua fortemente em tecnologias assistivas para comunicação alternativa e ampliada e para mobilidade.

Sergio Ossamu Ioshii

Docentes

Formação em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná, em 1983. Especialização em Patologia no Hospital de Clínicas de UFPR, de 1984 a 1986. Doutorado em medicina, área de concentração em Patologia pela Universidade Federal de Mie, Província de Mie, Japão, de 1989 a 1993. Professor Titular de Patologia na Escola de Medicina da PUCRPR e Professor Titular do Departamento de Patologia Médica, do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR. Áreas de pesquisa: diferenciação celular, fibrogênese, oncogênese, características patológicas e moleculares de neoplasias, e patologia digital. Áreas assistenciais: patologia gastrintestinal e hepática, patologia mamária e oncopatologia.

Link Lattes – http://lattes.cnpq.br/0515201301625481

Docente Simone Infingardi Kruger.

Simone Infingardi Kruger

Docentes | Lattes

Simone Krüger é graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação/RJ. Realizou estágio em psicomotricidade e atuou como Fonoaudióloga no Sozialpädiatrisches Zentrum em Hannover (Centro pediátrico-social) na Alemanha. Cursou especialização em linguagem pelo CEFAC/PR, mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente, realiza pós-doutorado no programa de mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Na área clínica, atua com pessoas com limitações sensoriais, físicas e intelectuais. No contexto educacional, oferta palestras, orientações e formações para professores. Trabalha com aquisição de linguagem oral e escrita, em crianças, restabelecimento da linguagem em adultos e Comunicação Alternativa.

Docente Taisa Daiana da Costa.

Taisa Daiana da Costa

Docentes | Lattes

Formada em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é doutoranda na UTFPR, onde atua no desenvolvimento de tecnologias assistivas para reabilitação dos músculos respiratórios de pessoas com lesão medular e participa de um projeto de pesquisa em parceria com a PUCPR no mesmo tema. Realizou parte do seu doutorado na California State University Long Beach, Califórnia, onde trabalhou com detecção automática de padrões respiratórios.

 

Comunicação Alternativa e Ampliada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desenvolvimento de Pranchas de Comunicação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desenvolvimento, Cognição e Tecnologias Assistivas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Design Voltado a Tecnologias Assistivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Diagnóstico de Habilidades Sensoriais e Cognitivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ergonomia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos de Tecnologias Assistivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Jogos Sérios para Comunicação e Educação Inclusiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Participação, Educação e Rendimento no Paradesporto

Carga horária: 24 | Crédito: --

Patologias do Sistema Neuro-Sensorial e Motor

Carga horária: 24 | Crédito: --

Políticas Públicas em Acessibilidade e Tecnologias Assistivas

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC – Tecnologias Assistivas em Comunicação Alternativa e Ampliada

Carga horária: -- | Crédito: --

Técnicas 3D em Tecnologias Assistivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Assistivas para Audição e Fonação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Assistivas para Tato e Visão

Carga horária: 24 | Crédito: --

TICs para Acessibilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 390,00

Status

Tenho Interesse