Curso de Especialização que contempla através de seu título: Saúde Mental e Psicanálise, o campo dinâmico da clínica PSI (Psiquiátrica, Psicanalítica ou Psicológica), campo este caracterizado por profundas tensões e paradoxos. A emergência de novos sintomas produz novas perguntas como: – Que tipo de clínica estamos fazendo hoje? Que pacientes atendemos? Com que tipo de doenças nos defrontamos? Não nos defrontamos hoje com casos clínicos bem caracterizados nas nosografias clássicas, sistematizadas nos tratados de psiquiatria ou nas estruturas clínicas previstas pela psicanálise Freudiana. Em torno do imperativo ético de promover a Humanização da Assistência à Saúde Mental e o reconhecimento dos direitos à cidadania das pessoas acometidas de transtornos mentais se reorganizam novas estruturas institucionais de atendimento, num longo processo de desarticulação dos mecanismos sociais de segregação e exclusão. A Tecnologia de produção de medicamentos cada vez mais eficazes, com menores efeitos colaterais e ação impregnatória mais controlada, se reforça numa ideologia de felicidade química. O campo teórico será embasado nas contribuições da psicanálise de Freud a Lacan. Os profissionais que desejarem realizar este Curso encontrarão endereçamento nas formas de acolhimento e tratamento por ele proposto podendo agir em diferentes modalidades de ação terapêutica nas mais diversas instituições de saúde, educação e ação social.
Por que fazer especialização em Saúde Mental na PUCPR?
O reconhecimento das diferenças é o ato básico das ações em Saúde Mental. E esse reconhecimento deve-se iniciar pelo convívio das práticas, práticas essas que devem ter, entretanto, um eixo comum: a Ética. Considerando as mudanças que observamos no mundo contemporâneo e a necessidade de nos situarmos conceitual e eticamente diante dessas mudanças estamos propondo esse curso como espaço de debate, resgatando o princípio: primun vivere deinde philosophari, primeiro deve ir a prática clínica, depois as elaborações teóricas.
Psicólogos, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais e outros Profissionais da Área de Saúde Mental.
Mercado de atuação
Esse curso é destinado a profissionais interessados na prática e teoria em Saúde Mental e seus diversos campos de atuação, tais como: Hospitais Psiquiátricos, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Clínica privada de Saúde Mental, Comunidades Terapêuticas e Projetos de Inclusão Escolar e Assistencial. Os resultados de aprendizagem esperados do percurso formativo são: Analisar os aspectos histórico-sociais e científicos que permitiram a formulação da loucura enquanto doença mental; Analisar os conceitos fundamentais da psicanálise; Estabelecer quais são as atuais politicas de Saúde Mental; Desenvolver ações terapêuticas para os diferentes quadros clínicos; Reconhecer diferentes estratégias no trabalho de equipe e ação multidisciplinar; Formular hipóteses para problema de pesquisa. Desenvolver metodologia de pesquisa e habilitar para uma escrita científica.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, filosofia da mente, subjetividade, materialismo e ciências cognitivas.