CCURSOS

RPAs (drones) em aplicações comerciais

Especialização / Pós-graduação

Os drones, mais que uma solução tecnológica, são importantes ferramentas de trabalho para diferentes aplicações. Seja para captura de fotos e vídeos que, anteriormente, só seriam possíveis com o uso de aeronaves, seja como equipamento de monitoramento ou até mesmo de entrega.

Atualmente, já podem ser encontrados nas mais variadas faixas de preço e oferecendo recursos e soluções capazes de criar novas profissões e modelos de negócio. No entanto, ao buscar a pilotagem como atividade profissional, é fundamental que o piloto tenha habilidades desenvolvidas não apenas para conduzir os equipamentos com segurança e tranquilidade, mas para otimizar a aplicação dos recursos e prestar um atendimento diferenciado.

Por que fazer RPAs (Drones) em Aplicações Comerciais na PUCPR? 

Oriunda do curso pioneiro no Brasil denominado VANTs (Drones) em Aplicações Civis e Comerciais, também ofertado pela PUCPR, essa especialização a distância visa ampliar competências tecnológicas profissionais das mais diversas áreas com a aplicação de drones, combinando abordagens práticas e dinâmicas, considerando as tecnologias e inovações em cada setor ou sistemas produtivos comerciais.

Ao longo dos seus quatro módulos, o estudante tem acesso a atividades práticas tanto em laboratório de informática, para processamento de imagens, quanto em campo, para práticas de voos com RPAs/Drones multirotores e VANTs de asa fixa. As atividades práticas de pilotagem serão realizadas em área rural localizada na Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA), município de Fazenda Rio Grande.

Público-alvo

A pós-graduação em RPAs (Drones) em Aplicações Comerciais da PUCPR destina-se aos profissionais portadores de diploma de curso superior de todas as áreas do conhecimento, das engenharias, agronomia, agrimensura, ambiental, cartográfica, de computação, de energia, florestal, aeronautica, civil, materiais, mecânica, mecatrônica, de minas, de produção, de telecomunicações e de trânsito, além de medicina veterinária, zootecnia, tecnologia de informação, arquitetura, publicidade, marketing, administração e áreas afins.

Mercado de atuação 

O egresso é um profissional que reconhece o potencial de uso dos drones como ferramenta de trabalho e está habilitado para pilotar diferentes modelos de drones (RPAs e VANTs) em aplicações profissionais e comerciais, nos diferentes segmentos, sempre buscando a otimização e sustentabilidade por meio do uso racional de recursos.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

MESTRADO

Nayara Guetten Ribaski

Coordenação

Alexandre Andre de Oliveira Pires

Docentes

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Felipe Calixto Reis

Docentes

Francisco Nogara Neto

Docentes

Jorge Alexandre de Almeida Regis

Docentes

Manoel Silva Neto

Docentes

MESTRADO

Nayara Guetten Ribaski

Docentes

DOUTORADO

Pablo Georgio de Souza

Docentes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR desde 2010. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de Silvicultura, Desenvolvimento Rural, Fomento Florestal, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atualmente desenvolve pesquisas com Sistemas Agroflorestais e Desenvolvimento Rural Sustentável.

DOUTORADO

Pyramon Accioly

Docentes

MESTRADO

Vinicius Godoy de Mendonca

Docentes

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), especialização em Desenvolvimento de Jogos de Computadores pela Universidade Positivo (2007) e Mestrado em Visão Computacional pela PUCPR (2013). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em tempo integral, atuando nos cursos de graduação e especialização em desenvolvimento de jogos digitais e no projeto BEPiD É sócio, idealizador, organizador e articulista no Portal de Desenvolvimento de Jogos Ponto V!: http://www.pontov.com.br Tem interesse nas áreas de Desenvolvimento de Jogos, Computação Gráfica, Imageamento Médico, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões.

Wilson Anderson Holler

Docentes

Aerolevantamento: Planejamento E Técnicas De Aerolevantamentos Com Rpas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Agricultura De Precisão, Agronegócio Familiar E Meio Ambiente Apoiada Por Rpas (drones) E Vants

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aplicações Comerciais de RPAs (Drones): Comunicação, Entretenimento e Turismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aspectos Regulatórios e de Segurança Aplicados à RPAs (Drones)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Desafio de Aplicação – Hélice 1

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação – Hélice 2

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação – Hélice 3

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação – Hélice 4

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Geoprocessamento E Geobi A Partir De Imagens De Rpas (drones)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Integração Digital De Dados Rpas – Gis – Bim E Inteligência Artificial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução aos Vôos BVLOS

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução E Aplicações/mercado De Rpas (drones) E Vants

Carga horária: 24 | Crédito: --

Monitoramento, Fiscalização E Planejamento De Ativos Físicos No Contexto Urbano

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pilotagem De Operação Segura Com Rpas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Plataforma E Sistemas Digitais Embarcados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Startups e Negócios Inovadores Com Rpas (drones)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 399,00

Status

Inscrições abertas