As semelhanças entre as abordagens de Sigmund Freud e Jacques Lacan no que diz respeito à estruturação e comportamento humano explicam por que suas propostas se aplicam tão bem ao campo clínico. Seu empenho em estabelecer padrões e interpretar a natureza humana deram origem ao tratamento de inúmeras psiconeuroses, entre elas a ansiedade, síndromes, transtornos, depressão, crises e fobias, por meio da psicanálise.
Freud e Lacan concordavam sobre o papel vital da linguagem na construção do indivíduo como meio de formalizar aquilo a que não temos acesso, ou seja, é por meio da fala que acessamos o inconsciente, o que explica o papel clínico da psicanálise.
Por que fazer Psicologia Clínica e Psicanálise: de Freud a Lacan na PUCPR?
A Especialização em Psicanálise Clínica da PUCPR promove o aprofundamento das formas de aplicação da teoria e método psicanalítico com estudos que vão de Sigmund Freud a Jacques Lacan, além de entender suas semelhanças e diferenças e como convergem para o atendimento clínico.
O curso aborda de forma inovadora os transtornos psíquicos da contemporaneidade, a partir da análise de casos clínicos. Com a formação, que une aprendizados teóricos e práticos, é possível atuar em âmbitos clínicos e institucionais e desenvolver-se com suporte de um corpo docente altamente qualificado, composto por professores membros da Escola de Psicanálise e com vasta experiência.
O curso de Psicologia Clínica e Psicanálise da PUCPR é destinado a Psicólogos, Médicos Psiquiatras e profissionais das áreas de comunicação, filosofia, educação e letras, interessados em aprofundar o conhecimento na teoria psicanalítica, sob a ótica da abordagem de Sigmund Freud e Jacques Lacan.
Mercado de atuação
O egresso do curso de Psicologia Clínica e Psicanálise da PUCPR é um profissional atuante nas áreas da Saúde, Educação e Cultura e compreende os principais fundamentos da psicanálise e seus cortes epistemológicos, analisa textos psicanalíticos com senso crítico e autonomia, além de relacionar os fenômenos contemporâneas de diferentes contextos e formular hipóteses para problemas de pesquisa ou casos clínicos.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu diploma na ficha de inscrição.
Filósofo e teólogo, é doutor em Filosofia pela UFSC. Professor da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná, é membro do Centro Hans Jonas Brasil e Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades – parceria PUCPR/Universidade Católica de Moçambique. Suas pesquisas envolvem temas relacionados às questões éticas e morais da biotecnologia, ética na era da engenharia genética, responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica, pós-humanismo, transhumanismo, a autenticidade da vida humana e extra-humana e a humanização da técnica, além de temas ligados à bioética ambiental.