CCURSOS

Psicologia clínica e psicanálise: de Freud à Lacan
Novo

Especialização / Pós-graduação

As semelhanças entre as abordagens de Sigmund Freud e Jacques Lacan no que diz respeito à estruturação e comportamento humano explicam por que suas propostas se aplicam tão bem ao campo clínico. Seu empenho em estabelecer padrões e interpretar a natureza humana deram origem ao tratamento de inúmeras psiconeuroses, entre elas a ansiedade, síndromes, transtornos, depressão, crises e fobias, por meio da psicanálise.
Freud e Lacan concordavam sobre o papel vital da linguagem na construção do indivíduo como meio de formalizar aquilo a que não temos acesso, ou seja, é por meio da fala que acessamos o inconsciente, o que explica o papel clínico da psicanálise.

Por que fazer Psicologia Clínica e Psicanálise: de Freud a Lacan na PUCPR?

A Especialização em Psicanálise Clínica da PUCPR promove o aprofundamento das formas de aplicação da teoria e método psicanalítico com estudos que vão de Sigmund Freud a Jacques Lacan, além de entender suas semelhanças e diferenças e como convergem para o atendimento clínico.
O curso aborda de forma inovadora os transtornos psíquicos da contemporaneidade, a partir da análise de casos clínicos. Com a formação, que une aprendizados teóricos e práticos, é possível atuar em âmbitos clínicos e institucionais e desenvolver-se com suporte de um corpo docente altamente qualificado, composto por professores membros da Escola de Psicanálise e com vasta experiência.

Público-alvo

O curso de Psicologia Clínica e Psicanálise da PUCPR é destinado a Psicólogos, Médicos Psiquiatras e profissionais das áreas de comunicação, filosofia, educação e letras, interessados em aprofundar o conhecimento na teoria psicanalítica, sob a ótica da abordagem de Sigmund Freud e Jacques Lacan.

Mercado de atuação

O egresso do curso de Psicologia Clínica e Psicanálise da PUCPR é um profissional atuante nas áreas da Saúde, Educação e Cultura e compreende os principais fundamentos da psicanálise e seus cortes epistemológicos, analisa textos psicanalíticos com senso crítico e autonomia, além de relacionar os fenômenos contemporâneas de diferentes contextos e formular hipóteses para problemas de pesquisa ou casos clínicos.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu diploma na ficha de inscrição.

MESTRADO

Nancy Greca de Oliveira Carneiro

Coordenação

DOUTORADO

Celia Aparecida Ferreira Carta Winter

Coordenação

Angela Valore

Docentes

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

DOUTORADO

Celia Aparecida Ferreira Carta Winter

Docentes

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Gilberto Rudeck da Fonseca

Docentes

MESTRADO

Jorge Sesarino

Docentes

DOUTORADO

Juliana Radaelli

Docentes

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Marcelo Frederico Augusto dos Santos Veras

Docentes

MESTRADO

Maria Fatima Fonseca Ramos

Docentes

MESTRADO

Nancy Greca de Oliveira Carneiro

Docentes

Nohemi Ibanez Brown

Docentes

Rômulo Ferreira da Silva

Docentes

A Clínica com Crianças e o que nos Ensina Hoje sobre a Clínica Contemporânea

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Clínica da Exceção e a Prática de Vários

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Construção do Caso Clínico

Carga horária: 12 | Crédito: --

A depressão como estado d´alma

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Direção de Cura: Casos Clínicos

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Estrutura do Desejo de Freud à Lacan

Carga horária: 12 | Crédito: --

As Entrevistas Preliminares

Carga horária: 12 | Crédito: --

As estruturas Clínicas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Clinica da urgência: o objeto a na experiência analítica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Clínica das Toxicomanias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Conceitos Fundamentais em Psicanálise

Carga horária: 12 | Crédito: --

Concepção Lacaniana das Psicoses

Carga horária: 12 | Crédito: --

Da Clínica do Olhar à Clínica da Escuta

Carga horária: 12 | Crédito: --

Da Clínica do Sentido à Clínica do Real

Carga horária: 24 | Crédito: --

De um Tratamento Possível das Psicoses e Perversões

Carga horária: 12 | Crédito: --

Estágio do espelho e a constituição do sujeito

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica I

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica II

Carga horária: 24 | Crédito: --

O feminino em Lacan

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicanálise aplicada versus psicoterapias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicanálise em Extensão

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminário de Apresentação de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Seminários Avançados

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 650,00

Status

Inscrições abertas