CCURSOS

Proteção da vida e política ambiental
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso preenche uma demanda que articula questões ligadas à ética e à política ambiental, em tempos em que tais questões se tornaram prementes na sociedade e cresce o interesse em compreender o problema e, ao mesmo tempo, pensar em soluções.
O curso de Proteção da Vida e Política Ambiental reúne professores e profissionais especializados, envolvidos com as temáticas mais atuais sobre os desafios ambientais no campo da ética e da política, com destaque tanto para a formulação de critérios éticos de gestão dos recursos naturais, quanto na formulação e influência em políticas públicas que harmonizem a difícil relação entre desenvolvimento e sustentabilidade.

Por que fazer na PUCPR?

O curso pretende apresentar um panorama atual dos problemas ligados à proteção da vida em nível global e, ao mesmo tempo em que articula um diagnóstico efetivo, almeja oferecer espaço para discussão de medidas e alternativas éticas e políticas ligadas à crise ambiental.
Contando com um corpo docente qualificado e com os melhores recursos de infraestrutura para ensino e aprendizagem, o estudante terá oportunidade de conhecer as teorias ligadas ao movimento ecológico moderno, debater conceitos centrais da ética e da política no âmbito teórico, construir sinergias e intercâmbios em torno de experiências práticas de proteção ambiental e sustentabilidade.

Público Alvo

Graduados nas áreas de Filosofia, Ciências Sociais, Serviço Social, Direito, Biologia, Pedagogia, Teologia e áreas afins; profissionais que atuam na área socioambiental; empresários interessados em melhorar seus índices de qualidade ambiental; gestores de órgãos governamentais; agentes ambientais; formuladores de políticas públicas.

Ericson Savio Falabretti

Coordenação

Jelson Roberto de Oliveira

Coordenação

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Carlos Frederico Mares de Souza Filho

Docentes | Lattes

Doutor em Direito Público – UFPR. Áreas de interesse: Estudo dos direitos das sociedades e povos (coletivos); Estudo da Modernidade, enquanto exclusão de direitos coletivos; Estudo da Territorialidade das sociedades e povos e os direitos a ela referentes; Estudos da questão da terra e sua relação com a propriedade privada; Estudo dos direitos ao conhecimento; Todos as questões anteriores dentro de perspectiva latino americana. Jus diversidade. Linha de pesquisa: Sociedades e Direito. Projeto de pesquisa: A Tutela Jurídica Do Meio Ambiente: Biodiversidade e Sociodiversidade.

Daniele Saheb Pedroso

Docentes

Ericson Savio Falabretti

Docentes

Fabiana de Nadai Andreoli

Docentes

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Harry Alberto Bollmann

Docentes

Janete Dubiaski da Silva

Docentes

Jelson Roberto de Oliveira

Docentes

Biodiversidade E Sociodiversidade: A Tutela Jurídica Dos Direitos Socioambientais

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Cidade E O Desafio Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Crise Climática: Impactos E Perspectivas Socioeconômicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo: Sustentabilidade E Desenvolvimento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estado, Governo E Meio-ambiente: Para Uma Teoria Democrática Da Sustentabilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologia E Responsabilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teorias Da Complexidade E Educação Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teorias Ecológicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Vegetarianismo E Sustentabilidade Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas