CCURSOS

Políticas públicas e desenvolvimento social

Especialização / Pós-graduação

A pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social da PUCPR proporciona ao estudante um conhecimento abrangente do tema, desenvolvendo competências gerenciais e operacionais. Desta forma, o profissional poderá atuar com diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de ações e políticas estabelecidas pelo governo na esfera federal, estadual e municipal.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, a especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é EAD, o que permite que o profissional concilie os estudos e as outras atividades da forma mais conveniente, alinhada aos novos modelos de ensino, que priorizam o protagonismo no desenvolvimento profissional. Além disso, assim como ocorre nas modalidades presenciais, este curso trabalha as competências do profissional em uma aprendizagem ativa, preparando os futuros especialistas para refletirem sobre o contexto em que atuam e resolverem problemas reais e complexos da atividade.

Metodologia e Avaliação

A especialização on-line da PUCPR é uma formação 100% a distância, cujo foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. Composta por 10 disciplinas de 36 horas cada (8 disciplinas técnicas, Ética e Metodologia para o TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte on-line do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 5 semanas, durante as quais são realizadas atividades de avaliação semanal, equivalentes a aproximadamente 20% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
O que você encontra na Sala Virtual?
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e avaliativas e o cronograma;
b) Acesso à biblioteca virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 6 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.

Recomenda-se que o aluno dedique de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Após a realização das 10 disciplinas e entrega do trabalho de conclusão – artigo científico baseado em revisão bibliográfica contendo entre 6 e 9 páginas – o aluno recebe o certificado de especialista.

Público Alvo

O curso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é voltado a profissionais que atuam como assistentes sociais, gestores de pessoas, assessores e consultores em órgãos públicos, entidades sindicais e organizações não governamentais.

Perfil do Egresso

O profissional especializado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social sai do curso como uma visão geral da área, suas interfaces e desafios. Terá conhecimento sobre assistência social, operacionalização de benefícios assistenciais, desenvolvimento social, saúde pública, além de gestão de políticas públicas.

Mercado de Atuação

O mercado de atuação para o especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social abrange órgãos públicos, nas instâncias federal, estadual e municipal, ONGs, agências reguladoras, bem como concessionárias de serviços públicos e organizações internacionais. Pode também trabalhar em empresas que tenham relação com o terceiro setor e em fundações e institutos ligados ao setor privado, em áreas como responsabilidade social

MESTRADO

Lucio Tracz

Coordenação

Andréa Borcz

Docentes | Lattes

[email protected]

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1999), atua como gerente administrativo em empresa privada e tutora dos cursos semipresenciais da escola de Negócios da PUC-PR.

DOUTORADO

Andrea Luiza Curralinho Braga

Docentes

DOUTORADO

Darli de Fatima Sampaio

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2007), área de concentração em Trabalho e ruralidades. Atualmente é professora de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, integra a Coordenação Colegiada do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Hed Anderson Freitas de Vargas

Docentes

MESTRADO

Lucio Tracz

Docentes

Neiva Silvana Hack

Docentes

Odete Fernandes

Docentes

DOUTORADO

Solange Fernandes

Docentes | Lattes

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba (1992), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). É professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Vinculada a Escola de Educação e Humanidades atua no curso de Serviço Social. Ministra as disciplinas de Serviço Social e Trabalho, Serviço Social e Metodologias de Trabalho com Família, Fundamentos da Sociologia, Teoria Política e do Estado. É a professora responsável por ministrar a disciplina de Direitos Humanos e Meio ambiente para todos os cursos de licenciatura da PUCPR. Professora orientadora de Trabalho de conclusão de curso e também desenvolve pesquisas PIBIC. É membro do Grupo de pesquisa Pró-ética e do Núcleo de Direitos Humanos PUCPR. Coordena e atua em diversos cursos de especialização. Foi professora Tutora da Residência Multiprofissional em Saúdo do Idoso, da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba acompanhando os residentes em Serviço Social até 2017. Atualmente, também, é professora da Universidade Positivo, junto a Escola de Jurídicas e Sociais – Disciplinas de Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social na modalidade semi presencial nas unidades: Curitiba e Pato Branco.

Uilson José Gonçalves Araujo

Docentes

90002249NG-Ética

Carga horária: 36 | Crédito: --

90002259NG-Metodologia Aplicada para o TCC

Carga horária: 36 | Crédito: --

Assistência Social

Carga horária: 36 | Crédito: --

Cidadania e Direitos Sociais

Carga horária: 36 | Crédito: --

Desenvolvimento Social

Carga horária: 36 | Crédito: --

Gestão de Políticas Públicas

Carga horária: 36 | Crédito: --

Mobilização Social

Carga horária: 36 | Crédito: --

Movimentos Sociais

Carga horária: 36 | Crédito: --

Operacionalização de Benefícios Assistenciais

Carga horária: 36 | Crédito: --

Saúde Pública

Carga horária: 36 | Crédito: --

TCC Políticas Públicas e Desenvolvimento Social

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 298,00

Status

Insc. abertas / Confirmado