CCURSOS

Políticas Públicas e Desenvolvimento Social

Especialização/Pós-graduação

A pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social da PUCPR proporciona ao estudante um conhecimento abrangente do tema, desenvolvendo competências gerenciais e operacionais. Desta forma, o profissional poderá atuar com diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de ações e políticas estabelecidas pelo governo na esfera federal, estadual e municipal.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, a especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é EAD, o que permite que o profissional concilie os estudos e as outras atividades da forma mais conveniente, alinhada aos novos modelos de ensino, que priorizam o protagonismo no desenvolvimento profissional. Além disso, assim como ocorre nas modalidades presenciais, este curso trabalha as competências do profissional em uma aprendizagem ativa, preparando os futuros especialistas para refletirem sobre o contexto em que atuam e resolverem problemas reais e complexos da atividade.

Metodologia e Avaliação

Na especialização online da PUCPR, o foco é contribuir para a construção do conhecimento pelo estudante. Para isso, a metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, abordando os conteúdos não apenas em videoaulas, mas também com artigos, livros e outros materiais disponíveis na internet. Todo o curso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social ocorre à distância, sem a necessidade de encontros presenciais, mas sempre com o suporte online da universidade.
As atividades avaliativas, realizadas na plataforma EAD da PUCPR semanalmente, seguem a mesma racionalidade, com questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, por exemplo. Os estudantes também têm acesso a exercícios complementares não-avaliativos para que trabalhem ainda melhor cada conteúdo. Todos os materiais serão avaliados pelos professores.

Público Alvo

O curso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social é voltado a profissionais que atuam como assistentes sociais, gestores de pessoas, assessores e consultores em órgãos públicos, entidades sindicais e organizações não governamentais.

Perfil do Egresso

O profissional especializado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social sai do curso como uma visão geral da área, suas interfaces e desafios. Terá conhecimento sobre assistência social, operacionalização de benefícios assistenciais, desenvolvimento social, saúde pública, além de gestão de políticas públicas.

Mercado de Atuação

O mercado de atuação para o especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social abrange órgãos públicos, nas instâncias federal, estadual e municipal, ONGs, agências reguladoras, bem como concessionárias de serviços públicos e organizações internacionais. Pode também trabalhar em empresas que tenham relação com o terceiro setor e em fundações e institutos ligados ao setor privado, em áreas como responsabilidade social

Vídeos PUCPR

Lucio Tracz

Coordenação | Lattes

Andrea Luiza Curralinho Braga

Docentes

Darli de Fatima Sampaio

Docentes

Jucimeri Isolda Silveira

Docentes

Lucio Tracz

Docentes | Lattes

Neiva Silvana Hack

Docentes

Odete Fernandes

Docentes

Solange Fernandes

Docentes

Uilson José Gonçalves Araujo

Docentes

Assistência Social

Carga horária: 36 | Crédito: --

Cidadania e Direitos Sociais

Carga horária: 36 | Crédito: --

Desenvolvimento Social

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 36 | Crédito: --

Gestão de Políticas Públicas

Carga horária: 36 | Crédito: --

Metodologia Aplicada para o TCC

Carga horária: 36 | Crédito: --

Mobilização Social

Carga horária: 36 | Crédito: --

Movimentos Sociais

Carga horária: 36 | Crédito: --

Operacionalização de Benefícios Assistenciais

Carga horária: 36 | Crédito: --

Saúde Pública

Carga horária: 36 | Crédito: --

TCC Políticas Públicas e Desenvolvimento Social

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 15 meses

Mensalidade

R$ 298,00

Status

Insc. abertas / Confirmado