No quarto trimestre de 2019 o Brasil contava com 34 milhões de pessoas idosas, número que representava 16,2% da sua população total e que tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE. O fenômeno de envelhecimento da população é observado em todo o mundo como uma transição demográfica que demanda implicações políticas, sociais, econômicas e, naturalmente, provoca uma transformação no mercado que precisa adaptar-se para atender a essa grande parcela de idosos com segurança e qualidade.
A área da saúde é uma das principais impactadas pela necessidade de planejamento e atenção aos cuidados com os idosos. Foi assim que surgiu, na Odontologia, a Odontogeriatria – especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso.
Por que fazer Odontogeriatria na PUCPR?
O Curso de Especialização em Odontogeriatria da PUCPR tem como principal objetivo a formação de profissionais com valores humanos, onde o enfoque clínico estará amparado em uma ótica holística, habilitando na solução segura e resolutiva, junto as mais diversas situações da prática cotidiana.
Haverá uma fundamentação baseada nos preceitos gerontológicos. Após, serão apresentadas várias nuances inerentes ao atendimento odontogeriátrico. Também, haverá treinamento em ambiente laboratorial de forma a simular condições usuais em diferentes escalas de complexidade, permitindo a incorporação de materiais, técnicas e tecnologias de forma gradual e tranquila. Após ganhar confiança, o estudante avança para o atendimento em ambiente clínico.
A avaliação, diagnóstico e plano de tratamento será individualizado, respeitando as condições anatomofisiológicas e cognitivas de cada paciente, o que requer domínio de técnicas clínicas diferenciadas e manejo adequado.
Ao final do Curso, o egresso estará apto a desenvolver, desde cuidados paliativos até atividade de reabilitação, sempre com técnica ancorada pela ética e responsabilidade humana de um profissional que busca manter, prevenir e tratar a saúde bucal de pacientes idosos e assim promover seu bem-estar geral e psicológico.
Cirurgiões-Dentistas com registro em um Conselho Regional de Odontologia e que buscam se especializar com excelência na prática clínica voltada a pacientes idosos.
Mercado de atuação
O especialista em Odontogeriatria é um Cirurgião-Dentista preparado para atuar frente aos impactos dos fatores sociais e demográficos que interferem no estado de saúde bucal dos idosos. Interage com a comunidade; tem perfil de liderança e espírito crítico; além de possuir conhecimentos técnicos e científicos que lhe garantem exercer a Odontogeriatria com competência, clareza e segurança.
Critério de Classificação
Este Curso possui processo seletivo por meio de análise. Para finalizar a inscrição o candidato deverá anexar uma cópia impressa do seu currículo (Elaborado nos padrões da Plataforma Lattes, gerida pelo CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e uma do seu Diploma de graduação em Odontologia na ficha de inscrição.
Doutorado em Odontologia (Estomatologia) pela PUCPR, Mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela UFSC e especialização em Odontopediatria.
Mestrado e Doutorado (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial) pela PUCRS. Especialista em Bioética, pela PUCPR. Especialisata em Radiologia Odontológica e Imaginologia, pela ABO-PR. Professor Titular. Professor da graduação e Pós-Graduação da PUCPR.
Mestrado e Doutorado em Odontologia Área de Concentração em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela PUCRS; Graduado em Odontologia e em Direito.
Pós-doutorado na Oregon Health and Science University, EUA; Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica pela Unicamp; Especialista em Materiais Dentários, Dentística e Prótese.