Nutrição de plantas e fitossanidade

Especialização / Pós-graduação

Diante da busca por uma agricultura moderna, produtiva e sustentável com uso de tecnologias e ferramentas digitais, a Especialização em Nutrição de Plantas e Fitossanidade proporciona a capacitação de profissionais na atenção voltada aos produtores rurais e empreendimentos do segmento. Com a formação, eles serão habilitados a solucionar situações problema na agricultura e aliar produtividade e sustentabilidade para minimizar custos de produção.
Com foco em ciências agrárias, o curso tem como premissa a aplicação de tecnologias provenientes da Agricultura Digital como geoprocessamento, sensoriamento remoto, VANT/Drones, aplicativos digitais e sensores. Entre os principais temas trabalhados destacam-se o manejo e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, nutrição de plantas e manejo da fertilidade do solo, conservação do solo e água, fisiologia de plantas cultivadas, tecnologia de produção de sementes e análise de dados.

Por que fazer na PUCPR?

O objetivo dessa especialização é garantir que o pós-graduando estabeleça uma formação atrativa e assim desenvolva habilidades e competências que o conduzirão à uma comunicação apurada, análise, senso crítico e tomada de decisão em ambientes de pesquisa e extensão. Para isso, a Universidade dispõe de estruturas e recursos de excelência.
Além de contar com mestres e doutores com experiência nas suas áreas de atuação, professores externos, capacitados e experientes na região de Toledo, integram o corpo docente. O Câmpus conta com laboratórios (informática, fertilidade do solo, nutrição, botânica, entomologia, fitossanidade, tecnologia de produção, entre outros) e equipamentos (análises químicas e físicas, amostragem, equipamentos topográficos, GPS de precisão, VANT). Já a Fazenda Experimental oferece máquinas e implementos, área agrícola, casas de vegetação e horticultura.

Podem interessar-se por esse curso profissionais, pesquisadores e extensionistas da área de Ciências Agrárias, Florestais, Biológicas, entre outras semelhantes, sejam recém-formados ou com experiência em atividades de campo e/ou laboratoriais.

Mercado de atuação

A Especialização em Nutrição de Plantas e Fitossanidade da PUCPR promove o conhecimento em práticas avançadas com a aplicação de ferramentas da Agricultura Digital voltados ao campo de produção das principais culturas do agronegócio brasileiro: pastagens, culturas de inverno ou de cobertura do solo. Sendo assim, a formação no curso é direcionada aos campos de atuação no país.

Alexandre Luis Muller

Arlindo Fabricio Correia

Alexandre Luis Muller

Alfredo Jose Alves Neto

Alfredo Richart

Aline Regina Limberger Cassel

Andre Prechlak Barbosa

Arlindo Fabricio Correia

Cristina Fernanda Schneider

Jaime Jose Rauber

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política e Ensino de Filosofia.

Luiz Henrique Saes Zobiole

Marcia de Holanda Nozaki Mascaro

Nelson Harger

80000138DI-Ética

Aplicação a Taxa Variável de Fertilizantes e Corretivos

Diagnóstico De Deficiências Em Plantas

Diagnóstico E Controle De Plantas Daninhas

Diagnóstico E Controle De Pragas E Doenças

Experimentação Agrícola e Análise de Dados

Fertilidade do Solo

Fertilizantes e Insumos Agrícolas

Fisiologia e Ecofisiologia Vegetal

Geoprocessamento

Manejo e Conservação de Solos

Mecanização e Sensores Agrícolas

Nutrição de Plantas

Qualidade Fisiológica de Sementes

Seminários Avançados

Sensoriamento Remoto e Agricultura De Precisão

Carga horária: 24 | Crédito: --

Software e equipamentos para geoprocessamento. Introdução e aplicação

Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo