A prática de atividades físicas, independente da modalidade e objetivo, tem seu histórico relacionado às mais primitivas civilizações. No entanto, o reconhecimento científico do seu potencial na manutenção da saúde e na redução dos impactos e efeitos de doenças diversas, é uma evolução das últimas décadas. É justamente nesse cenário que
a formação ampla e qualificada de profissionais direciona para uma credibilidade acadêmica e científica que permite a atuação nos mais diversos setores da saúde humana. Para tanto, dentro desse cenário de relevância social, é indispensável a compreensão destes profissionais das alterações súbitas e persistentes decorrentes da prática de atividades físicas no organismo humano.
Por que fazer Medicina do Exercício na PUCPR? 
O curso de Medicina do Exercício da PUCPR é uma proposta inovadora com disciplinas que fazem a translação do conhecimento básico para o aplicado e que serão ministradas por docentes e pesquisadores renomados no Brasil e no exterior. Será um curso que visa a compreensão de como o organismo humano responde e se adapta à prática do exercício e como esses efeitos contribuem para a saúde.
A partir de conhecimentos atuais sobre os fenômenos fisiológicos, bioquímicos e moleculares, o curso capacita profissionais para atuar na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças, com base nos mais recentes entendimentos e conceitos observados na literatura científica internacional sobre epidemiologia, anatomia, fisiologia humana, bioquímica e biologia celular, entre outras matrizes.
Profissionais formados em medicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e áreas afins, que atuam ou pretendem atuar com saúde pública, privada, esporte,
entre outros, além daqueles que objetivam ampliar o conhecimento sobre o papel do exercício na saúde humana.
Mercado de atuação
O egresso da pós-graduação em Medicina do Exercício da PUCPR é um profissional capacitado para atuar com propriedade em diversos setores do mercado profissional, passando pela saúde pública, privada, esporte, entre outros. Seu conhecimento em epidemiologia, anatomia, fisiologia humana, bioquímica e biologia celular, entre outras matrizes, lhe permite-lhe estudar as alterações súbitas e persistentes decorrentes da prática de atividades físicas no contexto da saúde humana.