CCURSOS

Logoterapia e análise existencial com ênfase em saúde e espiritualidade
Novo

Especialização / Pós-graduação

O campo da saúde e espiritualidade vem crescendo em número de pesquisas nos últimos anos, sendo hoje grandemente reconhecida no cenário científico como campo de relevância, tem levado com suas produções, inovação aos processos de tratamento e prevenção em diferentes áreas da saúde. Mostra-se de grande importância ao profissional da saúde a compreensão mais profunda do que se refere; espiritualidade, religiosidade e religião na vida humana e na relação com a saúde, para que possa contemplar o ser humano em suas práticas de cuidado de forma mais consciente e integral. O curso de Pós Graduação em Saúde e Espiritualidade, é um curso multiprofissional para profissionais da área da saúde e possui ênfase na Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Emil Frankl. Neuropsiquiatra Vienense Viktor Emil Frankl (1905-1997), desenvolveu uma psicoterapia antropológica que considera o homem como um ser bio-psico-espiritual que vive em sociedade, sendo a espiritualidade a característica essencial da humanidade do homem. A perspectiva antropológica Frankliana contempla um ser livre, responsável, consciente e transcendente. A liberdade não é compreendida como uma liberdade absoluta, mas uma liberdade para dar uma resposta a toda e qualquer situação a ser enfrentada. Acompanhada da consciência de responsabilidade existencial intransferível, compreende cada portador de vida humana, como portador da possibilidade de transformar até mesmo o sofrimento em uma possibilidade de realização de valores, podendo nesta vir a encontrar sentido. O curso oferecerá nas primeiras disciplinas toda a base necessária para uma compreensão consistente do campo de conhecimento e de trabalho que envolve a interface entre saúde e espiritualidade, em seguida será trabalhada toda a base da Logoterapia, de forma que possa oferecer subsídios para diferentes aplicações apartir do pensamento Frankliano. De forma bem próxima com a prática o curso trabalhará a aplicação da Logoterapia na saúde e espiritualidade em diferentes contextos como: saúde metal e espiritualidade da infância e adolescência, saúde mental e espiritualidade na vida adulta, suicídio, espiritualidade e saúde na terceira idade, luto, psiconcologia, cuidados paliativos, logoterapia no contexto clínico ( para psicólogos e médicos) e psicoeducação, logoeducação ( para demais profissionais da saúde ) bem como permitir ao aluno as bases necessárias a pesquisa cientifica neste campo do conhecimento. Ao final do primeiro módulo, com 8 disciplinas de 24 horas, o aluno será capaz de desenvolver um pensamento crítico sobre a temática da saúde e espiritualidade, com fundamentação consistente e científica. Com a integração destes conhecimentos aos fundamentos da Logoterapia e Análise Existencial Frankliana, poderá iniciar a visualização de diferentes projetos de atuação profissional, utilizando a Logoteoria e sua perspectiva antropológica, como base para práticas em saúde em amplos contextos. Ao final do segundo, com 7 disciplinas de 24 horas, o aluno estará capacitado a colocar em prática projetos de pesquisa e atuação profissional em diferentes contextos no campo da espiritualidade e saúde, com consciência das nuances, possibilidades e desafios na área. Para um melhor aproveitamento do curso na rotina mensal dos profissionais da saúde o curso será ministrado de forma semipresencial, com parte das disciplinas ocorrendo no sistema presencial e parte das disciplinas no sistema remoto síncrono.

Público-alvo

Multiprofissional: Profissionais da área da saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos, fisioterapeutas e terapêutas ocupacionais.

MESTRADO

Maria Helena Budal da Silva

Coordenação

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), Formação em Análise Existencial – Logoterapia pela ALVEF (2002) e Pós Graduação em Psicologia Analítica pela PUC-PR (2010), Mestre em Tecnologia e Interação Humana pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Atualmente é Psicóloga Clínica em consultório particular. É professora convidada de cursos de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial desde 2003, Professora da Graduação em Psicologia da PUC-PR. Membra da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Diretora do Núcleo de Logoterapia de Curitiba (2020), coordenando grupos de estudo em Logoterapia e Análise Existencial e prestações de serviço na área.

MESTRADO

Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros

Docentes

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Claudio García Pintos

Docentes

Claudio García Pintos é doutor en psicologia (UCA), professor titural (UCA e Universidade Austral); professor convidado em universidades latino-americanas. Diretor do CLEA-UCA (Centro de Logoterapia e Análise Existencial de UCA), autor de 16 livros publicados na Argentina, Brasil, México e Barcelona

MESTRADO

Daniele Cajaseiras Matos

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). É especialista em Abordagem Sistêmica da Família (UNIFOR), especialista em Logoterapia (ALVEF), mestre em Psicologia (UNIFOR) e doutoranda em Ciências das Religiões (UFPB).Atualmente é psicóloga clínica, psicóloga do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e professora na Faculdade Católica de Fortaleza. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl

DOUTORADO

Diogo Arnaldo Corrêa

Docentes

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP (PUC-SP). Especialista em Logoterapia e Análise Existencial Clínica pela SOBRAL (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana). Formado em Filosofia pelo Instituto Santa Teresinha de São José dos Campos, SP. Docente na Graduação em Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes, SP (UMC). Docente convidado em cursos de Pós-Graduação de Logoterapia e Análise Existencial no Brasil.

Heloisa Reis Marino

Docentes

Psicóloga. Especialista em Logoterapia Clínica e Especialista em Análise Existencial e Logoteoria aplicada à Educação, pela SOBRAL – Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana, da qual já foi presidente e vice- presidente. Atua como psicoterapeuta em São José dos Campos-SP e na área de Formação Humana com vários grupos e instituições. Docente e consultora no Curso de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial da SOBRAL e no Curso de Formação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist/ Maranhão. Membro fundador e professora associada do Núcleo de Logoterapia e Análise Existencial da Universidade Católica de Salvador/Bahia. Docente nos cursos de Especialização em Logoterapia e Análise Existencial em diversas Instituições no Brasil. Realizou estudos de Logoterapia em Roma-Itália, onde se encontrou pessoalmente com Viktor Frankl. Realiza revisão técnica de obras de Frankl publicadas em português.

DOUTORADO

Ivo Studart Pereira

Docentes

Possui graduação em Psicologia (2007), mestrado (2009) e doutorado (2017) em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. É tradutor e pesquisador da obra do psiquiatra e filósofo austríaco Viktor Emil Frankl. Atualmente, trabalha como psicólogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além de ser membro efetivo do Conselho Científico da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (Gestão 2019-2020).

MESTRADO

Lorena Bandeira Melo de Sá

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Ênfase em Psicologia Clínica. É professora da Universidade Estadual da Paraíba e Centro Universitário Maurício de Nassau. Doutoranda em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. É ´líder do grupo de pesquisa Sosein: estudos em Logoterapia da Uninassau e participou dos grupos de pesquisa em saúde mental Déjà Vu: Artes, Sonhos e Imagens, da UEPB e Nous: Espiritualidade e Sentido, da UFPB. Atuou como vice-coordenadora do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB. É professora de Programas de Especialização na área de Logoterapia e Análise Existencial. É organizadora dos livros Da teoria à prática: a dimensão social da Logoterapia; Logoterapia e Suicidio: a busca de sentido como prevenção ao vazio existencial; e Psicologia e pluralidade: da diversidade dos contextos à diversidade das práticas.

DOUTORADO

Marcial Macaneiro

Docentes

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana, Taubaté, SP (antes Instituto Teológico SCJ afiliado à PUC-Rio). Bacharel em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque. Após percurso na Faculdade Dehoniana (Taubaté, SP) e na PUC-SP (São Paulo, SP), é hoje docente do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Curitiba, na Área de Teologia Sistemático-Pastoral. Desenvolve três projetos de pesquisa: 1) Pneumatologia e Experiência Cristã; 2) Trindade e Religiões Abraâmicas, 3) Estudos de Teologia & Ecologia. Neste sentido, participa do Grupo de Pesquisa Fé Cristã e Contemporaneidade / sub-grupo 2: Ecoteologia, Religião e Consciência Planetária (FAJE-Pontificia Universidad Javeriana-PUCPR). É membro do Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso (NEIR) da PUC-PR e consultor teológico do Instituto Ciência & Fé, na mesma universidade. Na agenda internacional, foi professor-visitante de Ecumenismo e História das Religiões no CEBITEPAL, em Bogotá – curso creditado pela Universidad Pontificia Bolivariana (Medellín, Colômbia). É membro da Red Latinoamericana de Estudios Pentecostales RELEP e teólogo da International Commission for Catholic-Pentecostal Dialogue (Vaticano). Foi editor da revista Pistis & Praxis (PUCPR) de 2015 a 2019. Membro da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Atualmente realiza Estágio de Pós-Doutorado em Teologia junto à Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), com pesquisa no Arquivo Apostólico do Vaticano (antes Arquivos Secretos) sobre os argumentos teológicos de superação do antissemitismo: análise dos Documentos oficiais da Igreja Católica de “Nostra Aetate” (Concílio Vaticano II, 1965) até “Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Comissão para Relações Religiosas com o Judaísmo, 2015).

DOUTORADO

Marcio Luiz Fernandes

Docentes

Professor adjunto no Programa de Pós Graduação em Teologia da Pontificia Universidade Catolica PR e pós-doutor (2013) em Psicologia pela Universidade de São Paulo . Possui graduação em Teologia – Studium Theologicum (1997), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Teologia Fundamental especialização em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Lateranense (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente ê professor na PUCPR e no Studium Theologicum de Curitiba. Tem experiência na área da Teologia Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: análise fenomenológica com ênfase na figura de Edith Stein, interfaces teologia e psicologia, história e memória, teologia e arte, imigração italiana, questões de método em teologia. Professor visitante da USP no Instituto de Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa “Tempo, memória e pertencimento” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

MESTRADO

Maria Helena Budal da Silva

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), Formação em Análise Existencial – Logoterapia pela ALVEF (2002) e Pós Graduação em Psicologia Analítica pela PUC-PR (2010), Mestre em Tecnologia e Interação Humana pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Atualmente é Psicóloga Clínica em consultório particular. É professora convidada de cursos de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial desde 2003, Professora da Graduação em Psicologia da PUC-PR. Membra da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Diretora do Núcleo de Logoterapia de Curitiba (2020), coordenando grupos de estudo em Logoterapia e Análise Existencial e prestações de serviço na área.

DOUTORADO

Maria Inês Amaro Assunção de Melo

Docentes

Doutorado (em andamento) pelo PPGTeologia PUCPR, Bolsista CAPES, (Área de concentração Ético-Social-Ênfase em Bioética). Mestre em Bioética pelo PPGBioética PUCPR (2017). (Área concentração: Humanização e Sociedade). Pesquisa Principal: Cuidados Paliativos, Fenomenologia (husserliano/steniana), Cuidados de Fim de Vida, Humanização e Cuidados em Saúde. Integra o Projeto de Pesquisa Bioética e Cuidados Paliativos (PUCPR/ coord. Waldir Souza). Integra o Projeto de Pesquisa Teologia, Bioética e Espiritualidade (PUCPR/ coord. Waldir Souza). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa-Setor de Ciências da Saúde da UFPR (2019). Membro da Sociedade Brasileira de Bioética – SBB. Segunda Secretária da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná (2019-2020). Integrante do BIOHCS- Grupo de Pesquisa em Bioética Humanização e Cuidados em Saúde CNPq/PUCPR. Pós-graduação (Lato sensu) em nível de Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela FPP – Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba (2012). Pós-Graduação (Lato sensu) em nível de Especialização em Psicologia Hospitalar pela FPP- Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba (2011). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2007) ? Ênfase em Psicanálise ? Freud e Edmund Husserl – Fenomenológico. Área de atuação profissional: Psicóloga Hospitalar (2008-2017) Hospital do Câncer de Cascavel (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer ? Uopeccan), integrações: GIAP (Grupo Interdisciplinar de Atendimento Paliativo (2008-2017); Psicóloga da UTI (2008-2017). Participação nas Comissões: Membro da Comissão de Ética em Pesquisa CAPP 2010 (Coordenação 2016-2017); Comissão de Humanização (2008-2016). Responsável Institucional do Hospital do Câncer de Cascavel pelo Projeto Comunitário PUC-Toledo/PR (2011-2017). Interlocutora do projeto SAREH- Serviço de atendimento Educacional na Rede Hospitalar, Projeto do Governo do Estado do Paraná pelo Hospital do Câncer de Cascavel (2012- 2016). Experiência em docência do ensino superior, áreas afins Psicologia e Saúde (Centro Universitário- FAG /Cascavel – PR 2015-2016).

Doutora

Marina Freitas

Docentes

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1982); mestrado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1996); residência médica e especialização em Pediatria pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da FMRP-USP (1984); especialista em Saúde Pública pela FMRP-USP; especialista em Logoteoria aplicada à Educação pela SOBRAL (1996) e em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl pela PUC-PR (2012); fundadora e diretora do Colégio Viktor Frankl e vice-presidente do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl, Ribeirão Preto, SP; coordenadora do curso de pós-graduação Lato Sensu em Logoterapia aplicada à Educação, parceria IECVF/Centro Universitário Claretiano; coordenadora do SINN – Centro Integrado de Assessoramento Juvenil Viktor Frankl; professora de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Logoterapia e Análise Existencial em vários locais no Brasil: IECVF, ALVEF, UCSal, UCP, Centro Universitário Barão de Mauá. Vice-presidente da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial) gestão 2019-2020. Autora dos livros Afrontamento e superação de crises – contribuições da Logoterapia (IECVF, 2013); Educação Integradora da Sexualidade Humana – resgate do sentido do amor (IECVF, 2015); Pedagogia do Sentido – Contribuições de Viktor Frankl para a Educação (IECVF, 2017). Trabalha com Logoterapia aplicada à Educação”

DOUTORADO

Mary Rute Gomes Esperandio

Docentes

Pesquisadora na temática da Espiritualidade e Saude desde 2009. Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Realizou pós-doutorado (2013) em Psicologia da Religião pela Indiana University South Bend, em South Bend – USA e em Cuidados Paliativos (2018-2019) na University of Humanistic Studies – UHS, in Utrecht, Holanda. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e também em Pedagogia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1992). Tem Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Teologia, pela Escola Superior de Teologia. Tem experiência na docência teológica e em bioética, com ênfase na interface Psicologia, Bioética e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde, Subjetividade contemporânea, Processos de subjetivação, Psicologia da Religião, Coping Religioso Espiritual. Desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde, Subjetividade Contemporânea e Religiosidade, Coping Religioso/Espiritual. É membro da Sociedade Brasileira de Bioética; membro do Comitê Executivo da Society for Intercultural Pastoral Care and Counseling – SIPCC (2007) e da IAPR – International Association for the Psychology of Religion (2011). Membro do Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Foi Coordenadora pro-tempore dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação na área de Ciências da Religião e Teologia (2016-2018).

DOUTORADO

Matheus Fernando Felix Ribeiro

Docentes

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (área: Cognição e Neurociências) na Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS). Graduado em Psicologia, ênfase em Processos Clínicos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha. Possui formação complementar em Antropologia pela UFMG (2010-2015). Membro do Grupo de Trabalho em Psicologia Cognitiva da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Codesenvolvedor da Rede Cog-R de Ciência Cognitiva da Religião. Linhas de pesquisa: Ciência Cognitiva da Religião, Processos Psicológicos Básicos (Formação de conceitos e Categorização), Terapia Cognitiva-Comportamental (Stress e Sono)

Doutora

Pedrita Reis Paulino

Docentes

Doutora e mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2011). Pesquisadora do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde – UFJF). Professora de Psicologia no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho – Ubá. Professora na Faculdade Machado Sobrinho – Juiz de Fora. Psicóloga Clínica na Casule Saúde e Bem-estar. Membro do GT Psicologia e Religião da ANPEPP.

DOUTORADO

Roseana Barone Marx

Docentes

Psicóloga, Especialista em Logoterapia Aplicada a Educação – Sociedade Brasileira de Logoterapia ( SOBRAL), Especialista em Logoterapia Clínica –  Sociedade Brasileira de Logoterapia ( SOBRAL), Mestre em Psicologia da Educação – USP, Doutora em Psicologia Clínica – USP.

DOUTORADO

Sam Hadji Cyrous

Docentes

Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, mestre em Psicoterapia Relacional pela Universidad de Sevilla (Espanha) e Universidade do Algarve (Portugal). Sócio da Associação Cidadão do Mundo, Centro de Educação e Cultura, mantenedora da Escola das Nações (Brasília), professor de instituições de ensino, Sócio Fundador da ABLAE, onde serviu como primeiro Coordenador de seu Conselho Deliberativo e Secretário Geral da instituição (2016-2018). Consultor em Psicoterapia Positiva Intercultural.

Com experiência como já atuou como consultor estratégico do Ministério da Economia (Portugal), Organizações Não- Governamentais e instituições de ensino de escopo nacional no Brasil.

DOUTORADO

Sarah Xavier Vasconcelos de Fialho Rodrigues

Docentes

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Mestre em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira – IMIP(2016). Residência/Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, em Recife-PE(2016).Graduada em Psicologia – Formação de Psicólogo, pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB(2013). Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Três Marias em João Pessoa-PB. Experiência acadêmica e ênfase de pesquisa na área de Logoterapia e Análise Existencial, Espiritualidade e Saúde, Cuidados Paliativos, Morte e Luto.

Especialista

Solange Freitas

Docentes

Psicóloga pela PUC/RS (1989). Pós-graduada em Psicologia Clínica – Psicoterapia Fenomenológico-Existencial pela PUC/MG (1997). Formação em Logoterapia e Análise Existencial pela SOBRAL (2011). Atua como Psicóloga Clínica desde 1993. Coordena Grupos de Estudo em Logoterapia desde 2012. Diretora do Núcleo Mineiro de Logoterapia e coordenadora do Curso de Formação em Logoterapia e Análise Existencial em Belo Horizonte. Secretária da ABLAE – Gestão 2017/2018

MESTRADO

Tatiana Oliveira de Carvalho

Docentes

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Maranhão; Doutoranda em Psicologia pela PUC-Campinas; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Federal de Psicologia; Formação em Logoterapia e Análise Existencial pela Universidade Estadual da Paraíba. Atua como psicóloga na Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, e como docente em cursos de formação e especialização em Logoterapia em vários estados. É diretora acadêmica do Instituto Geist e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE) nos biênios 2019/2020 e 2021/2022. Ex-presidente da ABLAE.

A relação entre Saúde e Espiritualidade: história e realidade atual (On-line com aulas ao vivo)

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Apresentação dos artigos produzidos(On-line com aulas ao vivo)

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C.H. de Eletivas (On-line com aulas ao vivo)

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Compreendendo a Psiquiatria Existencial em Viktor Frankl(On-line com aulas ao vivo)

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Cuidados paleativos e Logoterapia(On-line com aulas ao vivo)

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Espiritualidade, saúde mental na vida dulta e suicidio(On-line com aulas ao vivo)

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Ética (On-line com aulas ao vivo)

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Fundamentação em Logoterapia – Saúde – Espiritualidade(On-line com aulas ao vivo)

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Fundamentação em Saúde e Espiritualidade(On-line com aulas ao vivo)

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Fundamentos da Logoterapia 1(On-line com aulas ao vivo)

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Fundamentos da Logoterapia 2(On-line com aulas ao vivo)

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Logoterapia aplicada a terceira idade e o fenomeno humano do luto(On-line com aulas ao vivo)

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Pensamento fenomenológico e metodologia de pesquisa(On-line com aulas ao vivo)

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Psicologia Cognitiva da Religião e Anamnese Espiritual(On-line com aulas ao vivo)

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Psiconcologia, logoterapia e temas atuais em saúde(On-line com aulas ao vivo)

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Saúde mental e espiritualidade da criança e do adolescente(On-line com aulas ao vivo)

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Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 17 meses

Mensalidade

R$ 625,00

Status

Inscrições abertas