CCURSOS

Jornalismo 4.0: Tendências E Inovação Ter, Qua e Qui

Especialização/Pós-graduação

O curso é centrado em técnicas e estratégias de planejamento, produção e distribuição de conteúdo jornalístico inovadoras e emergentes, sobretudo ligadas ao uso de recursos tecnológicos, como redes sociais, realidade virtual e produção de podcasts. O objetivo é permitir que, por meio da mescla entre conceitos teóricos e atividades práticas, os estudantes desenvolvam novas habilidades, tornando-se profissionais atualizados e capazes de enfrentar o novo mercado que a revolução tecnológica está construindo no campo jornalístico.

Por que fazer na PUCPR?

O curso tem como principal diferencial a oferta de disciplinas centradas em técnicas e estratégias de produção de conteúdo inovadoras, que são tendência no Jornalismo. Outro diferencial é a realização das aulas na Sala Fatos, redação convergente que fica no Laboratório de Comunicação e Artes (LabCom) da PUCPR; trata-se de um espaço que permite produção de conteúdo textual, sonoro e audiovisual de forma integrada.

Público Alvo

Profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing ou de outras áreas que tenham interesse em atuar com produção de conteúdo informativo em formatos e estratégias emergentes, principalmente digitais.

Perfil do egresso:

O curso de Pós-Graduação Jornalismo 4.0: Tendências e Inovação prepara o estudante para utilizar estratégias inovadoras na produção de conteúdo informativo. Serão desenvolvidas habilidades emergentes na área de Comunicação, como produção de vídeos em 360º e Realidade Virtual, newsgames, conteúdo de marca (Branded Content), material gráfico, otimização para motores de busca (SEO) e conteúdo para redes sociais. O estudante também estará apto a usar técnicas que são tendência no Jornalismo, como checagem de fatos, curadoria de conteúdo e Jornalismo de Dados, além de trabalho freelancer.

Mercado de atuação:

Com a comunicação sofrendo profundas e constantes transformações, o mercado também muda e oferece novas e desafiadoras oportunidades. O jornalista do século XXI pode atuar em redações, coletivos independentes de mídia, agências de checagem de fatos, Jornalismo de Dados, startups e empresas de produção de conteúdo on e off-line, além de estar cada vez mais integrado às práticas do marketing digital.

Vídeos PUCPR

3 dicas para colocar seu site no topo das pesquisas do Google

Mestre

Renan Colombo

Coordenação | Lattes

É jornalista com especialização em Mídias Digitais, tem experiência de seis anos como repórter e editor do jornal Gazeta do Povo. Atua como jornalista freelancer e gestor de redes sociais. Tem Mestrado em Ciência Política e cursa Doutorado em Ciências da Informação.

Mestre

Criselli Maria Montipó

Docentes | Lattes

É jornalista com especialização em Jornalismo Literário e Didática e Docência no Ensino Superior. Tem experiência em revista, jornais, portais e programas de TV. Tem Mestrado em Jornalismo e cursa Doutorado na mesma área.

Eliane Doin Vieira

Docentes

Experiência Internacional em Comunicação Integrada de Marketing, tendo trabalhado por mais de 30 anos em Agências de Propaganda. É Professora Universitária em cursos de pós-graduação e ministra cursos e Palestras sobre Criatividade & Inovação, Excelência no Atendimento ao Cliente e Gestão de Carreira e Marketing Pessoal. É mentora e consultora de processo de criação colaborativa de DNA de Marca.

Mestre

Evary Elys Anghinoni

Docentes | Lattes

É publicitária, fotógrafa, sócia na empresa Imageria Leal e mantém projetos autorais de fotografia. Tem Mestrado em Comunicação e Linguagens.

Fernando Jasper

Docentes

Fernando Jasper trabalha com jornalismo econômico desde 2004. Na Gazeta do Povo, mantém um blog e atua na editoria República, cobrindo macroeconomia e previdência. Conquistou os prêmios Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (2007) e Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros (2014). Foi finalista dos prêmios Imprensa Embratel (2007), CNH Industrial (2014) e Sistema Fiep (2014 e 2016).

Glaydson Angeli Donadia

Docentes

Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2004. Trabalha como jornalista na Gazeta do Povo, em Curitiba, desde 2007. Atuou como repórter e editor web. Desde 2012 atua como editor de Redes Sociais e coordena as equipes responsáveis pelo gerenciamento das redes do jornal. Participou do Programa Avançado em Jornalismo Digital do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).

Luisa Barwinski

Docentes | Lattes

Jornalista formada pela Universidade Positivo, especialista em Marketing pela FAE Business School, em Novas Tecnologias em Jornalismo da PUC-PR e Digital Marketing and Advertising, pela New York University. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor.

Miguel Angelo Manasses

Docentes

Mestre

Rafael Andrade

Docentes | Lattes

Designer com especialização em Design Informacional, tem experiência no jornal Gazeta do Povo e trabalha como profissional freelancer. Tem Mestrado em Design.

Mestre

Renan Colombo

Docentes | Lattes

É jornalista com especialização em Mídias Digitais, tem experiência de seis anos como repórter e editor do jornal Gazeta do Povo. Atua como jornalista freelancer e gestor de redes sociais. Tem Mestrado em Ciência Política e cursa Doutorado em Ciências da Informação.

Doutora

Suyanne Tolentino de Souza

Docentes | Lattes

É jornalista, atua como roteirista e apresentadora de vídeos institucionais no Campo da Comunicação e Educação. Suas pesquisas estão relacionadas a televisão, educomunicação e cibercultura. Tem mestrado em Comunicação e Linguagens e Doutorado em Educação. Atualmente é coordenadora do Curso de Jornalismo.

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Checagem de fatos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Conteúdo Gráfico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão de Carreira

Carga horária: 24 | Crédito: --

Jornalismo de Dados

Carga horária: 12 | Crédito: --

Jornalismo e Novos Modelos de Negócio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing de conteúdo e Branded Content

Carga horária: 24 | Crédito: --

Podcast Jornalistico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Jornalismo Digital II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Jornalismo Digital I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Redes Sociais e SEO

Carga horária: 24 | Crédito: --

Vídeos 360º e Realidade Virtual

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 450,00

Status

Tenho Interesse