CCURSOS

Jornalismo 4.0: Tendências E Inovação Ter, Qua e Qui

Especialização

O curso é centrado em técnicas e estratégias de planejamento, produção e distribuição de conteúdo jornalístico inovadoras e emergentes, sobretudo ligadas ao uso de recursos tecnológicos, como redes sociais, realidade virtual e produção de podcasts. O objetivo é permitir que, por meio da mescla entre conceitos teóricos e atividades práticas, os estudantes desenvolvam novas habilidades, tornando-se profissionais atualizados e capazes de enfrentar o novo mercado que a revolução tecnológica está construindo no campo jornalístico.

Por que fazer na PUCPR?

O curso tem como principal diferencial a oferta de disciplinas centradas em técnicas e estratégias de produção de conteúdo inovadoras, que são tendência no Jornalismo. Outro diferencial é a realização das aulas na Sala Fatos, redação convergente que fica no Laboratório de Comunicação e Artes (LabCom) da PUCPR; trata-se de um espaço que permite produção de conteúdo textual, sonoro e audiovisual de forma integrada.

Público Alvo

Profissionais graduados em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing ou de outras áreas que tenham interesse em atuar com produção de conteúdo informativo em formatos e estratégias emergentes, principalmente digitais.

Perfil do egresso:

O curso de Pós-Graduação Jornalismo 4.0: Tendências e Inovação prepara o estudante para utilizar estratégias inovadoras na produção de conteúdo informativo. Serão desenvolvidas habilidades emergentes na área de Comunicação, como produção de vídeos em 360º e Realidade Virtual, newsgames, conteúdo de marca (Branded Content), material gráfico, otimização para motores de busca (SEO) e conteúdo para redes sociais. O estudante também estará apto a usar técnicas que são tendência no Jornalismo, como checagem de fatos, curadoria de conteúdo e Jornalismo de Dados, além de trabalho freelancer.

Mercado de atuação:

Com a comunicação sofrendo profundas e constantes transformações, o mercado também muda e oferece novas e desafiadoras oportunidades. O jornalista do século XXI pode atuar em redações, coletivos independentes de mídia, agências de checagem de fatos, Jornalismo de Dados, startups e empresas de produção de conteúdo on e off-line, além de estar cada vez mais integrado às práticas do marketing digital.

Vídeos PUCPR

3 dicas para colocar seu site no topo das pesquisas do Google

Renan Colombo

Coordenação

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), de Portugal. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2014). Especialista em Mídias Digitais pelo Centro Universitáro de Maringá (Cesumar) (2011). Graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Positivo (2008), de Curitiba/PR. No campo profissional, é professor de Jornalismo e de diversos cursos de especialização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de jornalista freelancer. Foi repórter e editor do jornal Gazeta do Povo por seis anos

Criselli Maria Montipo

Docentes

Mestre

Criselli Maria Montipo

Docentes

Jornalista com experiência em jornalismo impresso, televisivo e online. Atua como repórter e assessora de comunicação desde 2002. É mestre em Jornalismo com foco de pesquisa em reportagens de revista. Especializações: Pauta, redação e edição de reportagens impressas e online.

Eliane Doin Vieira

Docentes

Experiência Internacional em Comunicação Integrada de Marketing, tendo trabalhado por mais de 30 anos em Agências de Propaganda. É Professora Universitária em cursos de pós-graduação e ministra cursos e Palestras sobre Criatividade & Inovação, Excelência no Atendimento ao Cliente e Gestão de Carreira e Marketing Pessoal. É mentora e consultora de processo de criação colaborativa de DNA de Marca.

Mestre

Evary Elys Anghinoni

Docentes | Lattes

É formada em Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação e Linguagens. Atua como professora universitária há 18 anos, lecionando disciplinas como Criatividade, Empreendedorismo, Gestão de Marcas e Marketing, para cursos de graduação e pós-graduação. Há 6 anos formou-se em fotografia, é proprietária de uma empresa de fotografia de família e sócia na empresa Imageria Leal, onde fotografa para grandes empresas como Positivo, Docol e O Boticário.

Fernando Jasper

Docentes

Fernando Jasper trabalha com jornalismo econômico desde 2004. Na Gazeta do Povo, mantém um blog e atua na editoria República, cobrindo macroeconomia e previdência. Conquistou os prêmios Sangue Bom do Jornalismo Paranaense (2007) e Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros (2014). Foi finalista dos prêmios Imprensa Embratel (2007), CNH Industrial (2014) e Sistema Fiep (2014 e 2016).

Glaydson Angeli Donadia

Docentes

Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2004. Trabalha como jornalista na Gazeta do Povo, em Curitiba, desde 2007. Atuou como repórter e editor web. Desde 2012 atua como editor de Redes Sociais e coordena as equipes responsáveis pelo gerenciamento das redes do jornal. Participou do Programa Avançado em Jornalismo Digital do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).

Luisa Barwinski

Docentes | Lattes

Jornalista formada pela Universidade Positivo, especialista em Marketing pela FAE Business School, em Novas Tecnologias em Jornalismo da PUC-PR e Digital Marketing and Advertising, pela New York University. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, na linha de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor.

Miguel Angelo Manasses

Docentes

Rafael de Oliveira Andrade

Docentes

Designer gráfico, mestre em Design pelo PPGDesign – UFPR, especialista em Design Informacional pela PUCPR e professor dos cursos de design e jornalismo da PUCPR, onde é responsável pelos projetos gráficos do jornal e revista laboratório do curso. Com experiência no mercado editorial, também atuou como infografista no jornal Gazeta do Povo.

Renan Colombo

Docentes

Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), de Portugal. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2014). Especialista em Mídias Digitais pelo Centro Universitáro de Maringá (Cesumar) (2011). Graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Positivo (2008), de Curitiba/PR. No campo profissional, é professor de Jornalismo e de diversos cursos de especialização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), além de jornalista freelancer. Foi repórter e editor do jornal Gazeta do Povo por seis anos

Suyanne Tolentino de Souza

Docentes

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996) e mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenadora dos cursos de extensão e especialização da Escola de Comunicação e Artes. Atua como roteirista e apresentadora de vídeos institucionais no campo da Comunicação e Educação. Foi apresentadora do Programa Nós da Educação – Secretaria de Estado da Educação – TV Paulo Freire. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em mídia audiovisual, televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, comunicação e educação, mídia audiovisual.

90002609 – C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Checagem de fatos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Conteúdo Gráfico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão de Carreira

Carga horária: 24 | Crédito: --

Jornalismo de Dados

Carga horária: 12 | Crédito: --

Jornalismo e Novos Modelos de Negócio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing de conteúdo e Branded Content

Carga horária: 24 | Crédito: --

Podcast Jornalistico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Jornalismo Digital II

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Jornalismo Digital I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Redes Sociais e SEO

Carga horária: 24 | Crédito: --

Vídeos 360º e Realidade Virtual

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 450,00

Status

Tenho Interesse