CCURSOS

Internet das Coisas (IoT)

Especialização

O termo Internet das Coisas (IoT) é uma expressão guarda-chuva representando a interconexão de objetos inteligentes que formam ambientes de computação pervasiva. Engloba desde os dispositivos conectados (sistemas embarcados possuindo sensores e atuadores), às Tecnologias de Comunicação e os servidores e os aplicativos dos usuários, formando um ecossistema baseado na conectividade com aplicações para Smart Homes, Smart Cars, Smart Cities etc.
A Pós-Graduação em Internet da Coisas oferece um currículo completo no âmbito do desenvolvimento de soluções para IoT, inter-relacionando conceitos e tecnologias de mercado, para o desenvolvimento de dispositivos conectados, serviços e aplicativos.
O curso é presencial e oferece infraestrutura adequada e corpo docente qualificado. Os encontros ocorrem quinzenalmente aos sábados, propiciando espaço para reflexão e realização de atividades, elementos necessários para a adequada conciliação entre a vida profissional, pessoal e a boa realização do curso. A especialização transcorre em um período aproximado de 25 meses e o curso se encerra com a defesa de um TCC correspondente ao desenvolvimento do ecossistema proposto e projetado pela equipe.
O curso é ofertado em parceria com os demais cursos de TI da instituição, com a oferta de disciplinas comuns, maximizando as oportunidades de networking.

Público Alvo

Profissionais que buscam qualificação na área de desenvolvimento de soluções integradas para o ecossistema de Internet das Coisas que estejam em fase de preparação da carreira (estudantes recém-formados nas áreas de Engenharia ou de Computação que buscam facilitar sua inserção no mercado de trabalho), profissionais consolidados (Engenharia, TI/Computação, tecnologia) ou hobistas/Cultura Maker/DIY que buscam competências de desenvolvimento para IoT.

Afonso Ferreira Miguel

Coordenação

Henri Frederico Eberspacher

Coordenação

Afonso Ferreira Miguel

Docentes

Altair Olivo Santin

Docentes

Carlos Costa Cedro

Docentes

Edgard Jamhour

Docentes
Docente Emerson Cabrera Paraiso.

Emerson Cabrera Paraiso

Docentes | Lattes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutorado em Computação – Université de Technologie de Compiègne – France (2005). Pesquisador Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária entre 2013 e 2015. Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Mineração de Textos e Recuperação da Informação e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de textos, processamento de linguagem natural e CSCW. Possui patentes registradas no INPI.

Guilherme Nunes Nogueira Neto

Docentes | Lattes

Engenheiro de computação, mestre e doutor em engenharia elétrica/biomédica. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), Engineering in Medicine and Biology Society of the Institute of Electrical and Electronics Engineers (EMBS-IEEE). É professor adjunto da PUCPR onde orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias em Saúde (PPGTS) com temas na área de engenharia de reabilitação. Na graduação, leciona nos cursos de engenharia de computação, ciência da computação e engenharia biomédica, direcionando trabalhos de conclusão de curso que envolvem eletrônica, computação e processamento digital de sinais eletromédicos.

Henri Frederico Eberspacher

Docentes
Docente Maicris Fernandes.

Maicris Fernandes

Docentes | Lattes

Maicris Fernandes é formado em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações e especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui como área principal de atuação o desenvolvimento de jogos e aplicativos para dispositivos móveis em sistemas operacionais Android e iOS, área na qual atua como professor de graduação, extensão e especialização na PUCPR desde 2010. Mais especificamente, atua como professor da Apple Developer Academy, em nível de extensão, há 5 anos. Este curso proporciona trabalhar com projetos das mais diversas áreas, em que teve seus primeiros contatos com aplicativos na área de saúde e educação. Atualmente é mestrando do programa PPGTS da PUCPR onde pesquisa sobre desenvolvimento de jogos para a educação especial.

 

Marcelo Eduardo Pellenz

Docentes

Mark Eirik Scortegagna Joselli

Docentes

Arquiteturas e Protocolos para IoT

Carga horária: 32 | Crédito: --

Desenvolvimento de Aplicativos em Android

Carga horária: 32 | Crédito: --

Desenvolvimento de Dispositivos e Sistemas Embarcados

Carga horária: 32 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão da Inovação Tecnológica

Carga horária: 20 | Crédito: --

IOT Cloud Computing

Carga horária: 28 | Crédito: --

IoT Hands-on

Carga horária: 28 | Crédito: --

IoT Web Services and Analytics

Carga horária: 32 | Crédito: --

Lean Startups e Empreendedorismo Digital

Carga horária: 20 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Segurança em IoT

Carga horária: 28 | Crédito: --

Seminários Avançados em Tecnologia da Informação e Comunicação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sensores, Atuadores e Interfaces

Carga horária: 32 | Crédito: --

TCC-Internet das Coisas (IoT)

Carga horária: -- | Crédito: --

Tecnologias de Comunicação para IoT

Carga horária: 28 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 25 meses

Mensalidade

R$ 498,00

Status

Inscrições encerradas