Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade
Novo

Especialização / Pós-graduação

O Curso responde a diversas demandas da sociedade atual, dentre elas a capacidade de argumentar com solidez a respeito da Inteligência Artificial e suas consequências para as próximas décadas do século XXI. Por intermédio da contextualização dos desafios globais, da apresentação dos fundamentos, da aplicação e das implicações, éticas, jurídicas e sociológicas da inteligência artificial, o curso discute os assuntos que se encontram entre os mais relevantes para o futuro da humanidade.

Público-alvo

Professores do Ensino Médio e do Ensino fundamental de Escolas Públicas e Privadas. Graduados em Filosofia ou em áreas afins, tais como: Direito, Psicologia, Pedagogia, Letras, Teologia, Jornalismo, Administração, Engenharia, Ciências da Computação, Medicina. Alunos interessados no Mestrado e Doutorado em Filosofia da PUCPR e outros Mestrados e Doutorados da Escola de Educação e Humanidades, da Escola de Direito, da Escola Politécnica e da Escola de Medicina.

Murilo Karasinski

Murilo Karasinski – Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.

afonso_ferreira_miguel

MESTRADO

Afonso Ferreira Miguel

Graduado em Engenharia da Computação pela PUCPR (1993) e curso técnico profissionalizante pela UTFPR (1985), Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFP (2000). Está desenvolvendo suas pesquisas de Doutorado.

Atualmente é professor de graduação e especialização da PUCPR, tendo atuado durante anos como coordenador do curso de Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação/Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Internet das Coisas, Processamento Linguagem Natural, Dedução Natural, Teoria do Discurso.

Alceu de Souza Britto Junior

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pelo CEFET-PR (1996) e doutor em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), com estágio de dois anos na École de Technologie Supérieure (ÉTS, Montreal, Canadá). Pós-doutorado na ÉTS em 2013. Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (desde 1995) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (desde 1989). Co-fundador da InviSys em 2004, uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação em visão computacional. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq na área de Ciência da Computação desde 2008.

Bortolo Valle

Eladio Constantino Pablo Craia

MESTRADO

Kelly Rafaela Otemaier

Murilo Karasinski

Algoritmos, Cibercultura e Direito

Big Data e Data Mining: O novo paradigma científico

Cidadania e Colonialismo Digital

Democracia Racial, Ética e Cidadania

Desafios da Educação no Século XXI

Inteligência Artificial e Filosofia da Linguagem

Inteligência Artificial, Mente e Cognição

Inteligência Artificial: Definições e Conceitos

Internet das Coisas: A Inteligência Artificial na Vida Cotidiana

Melhoramento Humano: Inteligência Artificial e Biotecnologia

Técnica, Tecnologia e Inteligência Artificial

Tomada de Decisão em Aplicações da Inteligência Artificial

Tomada de Decisão em Ética, Política e Futuro da Humanidade

Carga horária: 12 | Crédito: --

Tomada de Decisão em Implicações Éticas, Jurídicas e Sociológicas da Inteligência Artificial

Tomada de Decisão em Inteligência Artificial, Mente, Cognição e Linguagem

Transumanismo, Pós-Humanismo e o Futuro da Humanidade

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Online - Ao Vivo

Até 7 meses