CCURSOS

Inteligência artificial aplicada

Especialização / Pós-graduação

A inteligência artificial (ou a IA) representa uma nova maneira de interagir com os dados. Com a redução do custo de sensores e armazenamento de dados diferentes setores da indústria podem gerir grandes volumes de dados referentes às suas operações diárias, e o que se está consumindo agora pode ser produto de um algoritmo de IA. O curso aborda metodologias e tecnologias de IA, tais como: raciocínio baseado em casos, sistema especialista, agente de software, machine e deep learning, process mining.

Por que fazer PUCPR?

No curso de Inteligência Artificial Aplicada são abordadas questões ligadas ao suporte computacional, tais como: frameworks para big data. O conteúdo é ministrado valendo-se de aulas e atividades práticas em laboratórios, incluindo estudos de casos e um projeto final que consolidará os conhecimentos adquiridos.

Público Alvo

Profissionais da área de informática responsáveis por desenvolvimento de sistemas de informações e/ou baseado em conhecimento, também incluindo analistas e programadores que desejam obter uma visão ampla e aprofundada dos conceitos, técnicas e ferramentas que envolvem a Inteligência Artificial e Computacional.

Mercado de atuação

Neste momento há grande potencial para integração da IA com diferentes áreas como: na logística e distribuição, cuidados de saúde, finança, seguro e propaganda. Neste sentido, o instituto Gartner coloca a IA como uma tecnologia transformadora e que deve impulsionar vantagens competitivas sustentáveis e valor comercial. Adicionalmente, tal instituto convida os líderes de TI a agirem agora para empregar inteligência artificial e entregar resultados críticos de negócios.

Edson Emilio Scalabrin

Coordenação | Lattes

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (1990), mestrado (1993) e doutorado (1996) em Controle de Sistemas pela UTC (Université de Technologie de Compiègne-França, 1993). Como função administrativa, coordenou a graduação em Ciência da Computação da PUCPR. Desde 2003, coordena a Especialização de Engenharia de Software da PUCPR. Como coordenador de projeto de pesquisa aplicada, coordenou o Projeto PAIL (Piloto Automático Inteligente para Locomotivas) / Edital MCT/FINEP?CT-INFO- 01/2006 (2007-2011), o Projeto PR2C-L (Descoberta de Padrões para Redução do Consumo de Combustível em Locomotivas) / Edital MCT/CNPq 14/2009 – Universal (2009-2011). Atualmente, é professor titular e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na PUCPR.

Alceu de Souza Britto Junior

Docentes | Lattes

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pelo CEFET-PR (1996) e doutor em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), com estágio de dois anos na École de Technologie Supérieure (ÉTS, Montreal, Canadá). Pós-doutorado na ÉTS em 2013. Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (desde 1995) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (desde 1989). Co-fundador da InviSys em 2004, uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação em visão computacional. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq na área de Ciência da Computação desde 2008. Em 2010 foi pesquisador visitante no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESCP), Portugal. Em 2013, fez pós-doutorado na ÉTS (Quebec University, Canadá).

Anderson Luis Szejka

Docentes

Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0.

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Bruno Campagnolo de Paula

Docentes

MSc. Bruno Campagnolo de Paula. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Especialização em Jogos de Computador (UP) e Mestrado em Informática (PUCPR) Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da mesma, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial para Games, Desenvolvimento de Jogos, História dos Jogos.

Edson Emilio Scalabrin

Docentes | Lattes

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (1990), mestrado (1993) e doutorado (1996) em Controle de Sistemas pela UTC (Université de Technologie de Compiègne-França, 1993). Como função administrativa, coordenou a graduação em Ciência da Computação da PUCPR. Desde 2003, coordena a Especialização de Engenharia de Software da PUCPR. Como coordenador de projeto de pesquisa aplicada, coordenou o Projeto PAIL (Piloto Automático Inteligente para Locomotivas) / Edital MCT/FINEP?CT-INFO- 01/2006 (2007-2011), o Projeto PR2C-L (Descoberta de Padrões para Redução do Consumo de Combustível em Locomotivas) / Edital MCT/CNPq 14/2009 – Universal (2009-2011). Atualmente, é professor titular e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na PUCPR.

Eduardo Alves Portela Santos

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção na PUCPR e no curso de Administração Aplicada na UFPR. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Coordena e participa de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas do setor metal-mecânico na área de manutenção industrial. Atua também na área de saúde aplicando técnicas e ferramentas de análise de dados e de processos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: mineração de processos, gerenciamento de processos de negocio, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção, variabilidade em processos.

Fabio Vinicius Binder

Docentes

PhD. Fabio Vinicius Binder. Graduação em Bacharelado em Informática (1992) pela Faculdade de Informática Positivo, mestrado em Informática (1999) pela UFPR e doutorado em Informática (2016) pela PUCPR.

Fabricio Enembreck

Docentes | Lattes

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutor em Tecnologias da Informação e de Sistemas – Universite de Technologie de Compiegne (2003). Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial distribuída, sistemas multi-agente, agentes adaptativos, recuperação de informação, aprendizagem de máquina.

Jean Paul Barddal

Docentes

PhD. Jean Paul Barddal. Possui graduação em Ciência da Computação pela PUCPR (2013), mestrado em Informática pela PUCPR (2015) e doutorado pela PUCPR (2018).

Leonardo Reis Nunes

Docentes

MSc. Leonardo R. Nunes. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela PUCPR, atua profissionalmente com desenvolvimento de software desde 1997. Ministrou cursos de extensão e pós-graduação para a Universidade Positivo e PUCPR. Atualmente é CEO da Sumersoft Tecnologia, empresa que fundou em 2001.

Milton Pires Ramos

Docentes

PhD. Milton Pires Ramos. Possui graduação em Engenharia de Operação em Eletrônica pela UTFPR (1983), especialista em Sensores pela UFPR (2007) e doutorado em Controle de Sistemas pela UTC/França (2000).

Vanderson Botelho da Silva

Docentes

PhD. Vanderson Botelho da Silva. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), mestrado em Informática Aplicada pela PUC-PR (2009) e doutorado em Ciência da Computação pela PUC-PR (2017).

Agentes Adaptativos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Agentes de Software

Carga horária: 24 | Crédito: --

Análise de Redes Sociais

Carga horária: 12 | Crédito: --

Deep Learning

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 16 | Crédito: --

Frameworks para Big Data

Carga horária: 24 | Crédito: --

Machine Learning

Carga horária: 24 | Crédito: --

Process Mining

Carga horária: 24 | Crédito: --

Programação Orientada a Objetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Desenvolvimento de Aplicação

Carga horária: 72 | Crédito: --

Python para Ciência de Dados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Raciocínio Baseado em Casos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Representação de Conhecimento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistemas Especialistas

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Inteligência Artificial Aplicada

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 26 meses

Mensalidade

R$ 594,00

Status

Inscrições abertas