CCURSOS

Inteligência artificial aplicada

Especialização / Pós-graduação

Inteligência Artificial (IA) nasceu com ambição de construir máquinas capazes de realizar tarefas de uma forma que consideraríamos inteligentes. E mais recentemente surgiu a Machine Learning (ML)—que é uma aplicação da IA baseada na ideia de que deveríamos ser capazes de dar às máquinas acesso aos dados e deixá-las aprender por si só. A PUCPR oferece um curso que aborda IA & ML. Você aprenderá: como construir soluções de ML, incluindo adaptive agents with ML, machine learning, deep learning, process mining; o que a IA pode—e não pode—fazer de forma realista; como construir soluções de IA, incluindo sistema especialista, raciocínio inferencial, raciocínio baseado em casos, agentes de software; como usar process mining para suporte a tomada de decisão inteligente em Business Process Management (BPM), incluindo diversas áreas: indústria 4.0, healthcare 4.0, smart supply chain, smart maintenance, dentre outras. Como navegar por discussões éticas em torno da IA. São também abordadas questões ligadas ao suporte computacional, tais como: programação Python e Big Data. O conteúdo é ministrado valendo-se de aulas e atividades práticas, estudos de casos e desafios.

Público Alvo

Quem deve fazer este curso? Profissionais de tecnologia da informação, engenharia, e afins interessados em se especializar na criação de soluções computacionais com conceitos, técnicas e ferramentas de Inteligência Artificial. É dirigido tanto ao recém-formado como ao profissional que já atua no mercado de trabalho, em início ou em fase de consolidação da carreira, quando a formação proporcionará atualização de conhecimentos, aquisição de novas habilidades e competências dentro de sua área de atuação.

Mercado de atuação

Neste momento há grande potencial para integração da IA com diferentes áreas como: na logística e distribuição, cuidados de saúde, finança, seguro e propaganda. Neste sentido, o instituto Gartner coloca a IA como uma tecnologia transformadora e que deve impulsionar vantagens competitivas sustentáveis e valor comercial. Adicionalmente, tal instituto convida os líderes de TI a agirem agora para empregar inteligência artificial e entregar resultados críticos de negócios.

Este curso pode conter até 20% da sua carga horária de disciplinas, aulas ou interações online.

DOUTORADO

Edson Emilio Scalabrin

Coordenação

PhD. Edson Emilio Scalabrin. Possui graduação em Ciência da Computação pela PUCPR (1990), mestrado (1993) e doutorado (1996) em Controle de Sistemas pela UTC/França.

DOUTORADO

Alceu de Souza Britto Junior

Docentes

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pelo CEFET-PR (1996) e doutor em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), com estágio de dois anos na École de Technologie Supérieure (ÉTS, Montreal, Canadá). Pós-doutorado na ÉTS em 2013. Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (desde 1995) e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (desde 1989). Co-fundador da InviSys em 2004, uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação em visão computacional. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq na área de Ciência da Computação desde 2008.

MESTRADO

Bruno Campagnolo de Paula

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Especialização em Jogos de Computador (UP) e Mestrado em Informática (PUCPR) Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da mesma, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial para Games, Desenvolvimento de Jogos, História dos Jogos.

DOUTORADO

Edson Emilio Scalabrin

Docentes

PhD. Edson Emilio Scalabrin. Possui graduação em Ciência da Computação pela PUCPR (1990), mestrado (1993) e doutorado (1996) em Controle de Sistemas pela UTC/França.

DOUTORADO

Eduardo Alves Portela Santos

Docentes

Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Engenharia Elétrica. Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na PUCPR leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Atua como pesquisador nos seguintes temas: gerenciamento de processos de negocio, mineração de processos, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção.

DOUTORADO

Fabio Vinicius Binder

Docentes

Coordenador e Professor do Apple Developer Academy da PUCPR. Coordenador e Professor dos cursos de Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Especialização em Arte e Animação para Jogos Digitais da PUCPR. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Software e Jogos Digitais. Doutor pela PUCPR em Engenharia de Software.

DOUTORADO

Fabricio Enembreck

Docentes

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997), mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999) e doutor em Tecnologias da Informação e de Sistemas – Universite de Technologie de Compiegne (2003). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial distribuída, sistemas multi-agente, agentes adaptativos, recuperação de informação, aprendizagem de máquina.

DOUTORADO

Jean Paul Barddal

Docentes

Graduação em Ciência da Computação pela PUCPR (prêmio Marcelino Champagnat). Mestre e doutor pela PUCPR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR. Pesquisador associado do Advanced Institute for Artificial Intelligence, onde realiza pesquisa na área de mineração de dados e aprendizagem de máquina como nos seguintes temas: mineração de fluxos de dados, classificação, regressão, agrupamento, mudança de conceito, seleção de atributos e mineração de processos.

DOUTORADO

Milton Pires Ramos

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Operação em Eletrônica pela UTFPR (1983), especialista em Sensores pela UFPR (2007) e doutorado em Controle de Sistemas pela UTC/França (2000).

DOUTORADO

Vanderson Botelho da Silva

Docentes

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), mestrado em Informática Aplicada pela PUC-PR (2009) e doutorado em Ciência da Computação pela PUC-PR (2017).

Adaptive Agents with Machine Learning

Carga horária: 24 | Crédito: --

Agentes de Software

Carga horária: 24 | Crédito: --

Análise e Preparação de Dados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Conformance Checking

Carga horária: 24 | Crédito: --

Deep Learning

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Frameworks para Big Data

Carga horária: 24 | Crédito: --

Machine Learning

Carga horária: 24 | Crédito: --

Process Discovery

Carga horária: 24 | Crédito: --

Programação Python

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto Desafio: Big Data

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto desafio: IA Cognitiva

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto Desafio: Machine Learning

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto Desafio: Process Mining

Carga horária: 12 | Crédito: --

Sistemas Especialistas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Suporte a tomada de decisão inteligente

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias do Conhecimento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 594,00

Status

Inscrições abertas