Gestão, Trabalho e Inovação na Política de Assistência Social
Novo

Especialização / Pós-graduação

Ao final deste curso o estudante alcançará capacidade cognitiva e performance para elaboração e prestação de diferentes Serviços, Programas, Projetos e Benefícios que venham corresponder às diferentes demandas sociais existentes nos territórios locais, com uma visão de totalidade da realidade social.

Público-alvo

Graduados nas diversas áreas das ciências humanas e sociais e que atuam no cotidiano profissional junto a Política de Assistência Social, na condição de gestores, técnicos e conselheiros que necessitam de formação permanente para os processos de planejamento, monitoramento e avaliação social. Como também todos os demais profissionais que busquem o desenvolvimento de competências e habilidades junto a Política de Assistência Social.

MESTRADO

Marcia Terezinha de Oliveira

Jucimeri Isolda Silveira

Coordenação | Lattes

Doutora em Serviço Social pela PUCSP (2013), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), Graduada em Serviço Social – Faculdades de Ciências Humanas e Sociais (1997). Exerceu atividades de gestão como assessora técnica na Secretaria de Trabalho Emprego e Promoção Social e como consultora do Ministério de Desenvolvimento Social, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Pnud. Exerceu o cargo de Superintendente de Planejamento da Fundação de Ação Social em Curitiba (2013/2016). É docente do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, professora convidada da Universidade Católica de Moçambique, no Doutorado de Humanidade. Atual como Coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos. É assessora técnica do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social. Desenvolve pesquisa e projetos, especialmente, sobre os temas Direitos Humanos, Políticas Públicas, Assistência Social e Serviço Social.

Andrea Luiza Curralinho Braga

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Daraci Rosa dos Santos

Denise Ratmann Arruda Colin

Jucimeri Isolda Silveira

Docentes | Lattes

MESTRADO

Marcia Terezinha de Oliveira

Assistência Social e atuação intersetorial

Concepção e Operacionalização da Proteção Social Básica

Concepção e Operacionalização da Proteção Social Especial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Controle Social: participação da sociedade civil para assegurar transparência pública

Carga horária: 24 | Crédito: --

Diagnósticos e planejamentos elaborados a partir da vigilância socioassistencial

Instrumentos de gestão como Planos de Assistência Social, PPA, LOA, LDO,

Interseção de Serviços, Programas e Benefícios para redução de desigualdades

Carga horária: 24 | Crédito: --

Laboratório de Inovação Social 1 (Desafios de Aplicação)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Laboratório de Inovação Social 2 (Desafios de Aplicação)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Laboratório de Inovação Social 3 (Desafios de Aplicação)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Laboratório de Inovação Social 4 (Desafios de Aplicação)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Legislações e normas sobre financiamento e orçamento na garantia dos direitos socioassistenciais

Planejamento Estratégico em tempos de Calamidade e Emergência

Relação do SUAS com o Sistema de Justiça e de Direitos Humanos

Trabalho das Entidades Socioassistenciais no SUAS

Trajetória histórica do Sistema de Proteção Social brasileiro

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Online - Ao Vivo

Até 6 meses