CCURSOS

Gestão estratégica do agronegócio

Especialização / Pós-graduação

No Brasil, o agronegócio corresponde a mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Tem, portanto, grande importância na economia do país. É por conta disso que a gestão dos fatores que influenciam a produtividade nesse setor se torna uma demanda tão requisitada. O profissional da área promove o aumento da produção sem depender da ampliação de áreas. Nas agroindústrias, ele faz com que a eficiência seja elevada.
A Especialização em Gestão Estratégica do Agronegócio da PUCPR tem o objetivo de capacitar os tomadores de decisão nos empreendimentos agroindustriais ou propriedades rurais para desenvolver um embasamento científico sob aspecto de negócio.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, o estudante adquire uma visão integrada com a divisão do curso em três eixos: pré-porteira, dentro da porteira e pós porteira. Os temas de cada um são inter e intrarelacionados, quer seja na propriedade rural ou na agroindústria. Além disso, o uso prático de ferramentas de gestão potencializa a tomada de decisão assertiva do gestor do agronegócio
Entre os conhecimentos desenvolvidos estão o planejamento nos aspectos de estratégias, avaliação de riscos, análise de custos, aspectos legais de sucessão, tributários, trabalhistas, gestão da implementação das culturas agropecuárias com ferramentas de monitoramento e gestão do processo de comercialização com análise do mercado nacional, internacional e de futuro.

Público Alvo

A Especialização em Gestão Estratégica do Agronegócio é um curso ideal pata gestores de agronegócios. Além deles, engenheiros florestais, engenheiros agrícolas, agrônomos, administradores, tecnólogos em agronegócio e graduados em áreas afins podem encontrar na pós-graduação uma possibilidade de atuação.

Mercado de atuação

A extensão em áreas e propriedades rurais do Brasil demonstra como o campo de atuação do gestor em agronegócio é amplo e tem potencial de crescimento. O profissional encontra espaço em empresas da agroindústria, na posição de gestores e líderes, ou empreendendo seu próprio negócio.

Renato Tratch

Coordenação

Alex Antonio Ferraresi

Docentes | Lattes

Doutor em Administração pela PPAD da FEA/USP, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002).. Atualmente é Coordenador e professor Titular no Programa de Pós-graduação em Gestão de Cooperativas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, outro (especifique). professor convidado da UFTPR, professor convidado da ESIC, professor convidado da FADEP e professor convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Foi empresário durante 18 anos; foi coordenador de marketing da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR desde 2010. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovatividade, inovação estratégias e marketing estratégico.

Eduardo Damiao da Silva

Docentes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Programa Ph.D. In Management Sciences pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas – ESADE, Barcelona, (2001). Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi Pró-Reitor Acadêmico e Pró-Reitor de Desenvolvimento da PUCPR. Foi Professor do CDE – Centro de Desenvolvimento de Executivos – FAE Curitiba-Pr (1997 a 2005). Foi Decano (Diretor) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – PUCPR e Diretor (coordenador) do PPAD – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da PUCPR. Foi Decano da Escola de Negócios da PUCPR em dois mandatos (2006 a 2009) e (2014 a 2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva e corporativa, competitividade, clusters, planejamento estratégico, desenvolvimento de cenários, governança corporativa e gestão estratégica de custos. Foi Administrador da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Estado do Paraná e foi Administrador da COPEL – Companhia Paranaense de Energia. Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD – da PUCPR, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, no curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas. Foi coordenador do Mestrado Interinstitucional em Administração – MINTER – realizado entre a PUCPR e a UNIVILLE. Responsável pela condução dos processos de Acreditação da Escola de Negócios PUCPR junto à AACSB – Association to Advance Collegiate Schools of Business, à EFMD – Equis – European Foundation for Management Development e ao CLADEA – Consejo Latinoamericano de Escuela de Administración. Foi Diretor do Instituto Superior de Administração – ISAD – órgão da Escola de Negócios PUCPR responsável pelos cursos in company e projetos de assessoria e consultoria. É membro Afiliado ao – The Institute for Strategy and Competitiveness, led by Michael E. Porter, Bishop University Professor, studies competition and its implications for company strategy; the competitiveness of nations, regions and cities, localizado na Harvard Business School. É líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração – PPAD – da PUCPR e Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Governança em Cooperativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas PPGCOOP – da PUCPR.

Evandro Jackson Redivo Nava

Docentes

Administrador. Especialista em Qualidade e Produtividade. Especialista em Gestão de Talentos e Carreira. Mestre em Engenharia de Produção. Experiência de 28 anos em médias e grandes indústrias. Professor de graduação e pós-graduação; consultor empresarial nas áreas de planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão de processos, estrutura organizacional e atendimento a clientes. Certified Professional Behavioral Analyst – CPBA, como Analista Comportamental DISC, pela Success Insights International de Arizona nos EUA.
[email protected]

Hermes Joao Inacio

Docentes

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste (2017), possui graduação em Administração pela Universidade Paranaense – Unipar(2002), Pós-Graduado em Gestão de Negócios Pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2004), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2004). Sócio Fundador e Primeiro Presidente do Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo – COJEM Gestão 2005/2006, Presidente do Conselho Municipal do Trabalho de Toledo Gestão 2007/2008, Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT, Gestão 2008/2009. Atualmente é consultor de empresas varejistas nas áreas de tecnologia e gestão e professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus de Toledo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR.

Jaime Jose Rauber

Docentes

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Bacharelado em 1995 e Licenciatura em 1996), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). A área de concentração no Mestrado e Doutorado é Ética. Atua como Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia, Ética, Política e Ensino de Filosofia.

Jefferson Paulo Martins

Docentes

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE / Campus Toledo (2004), Especialização em Controladoria e Finanças pela UNIOESTE / Campus Toledo (2002) e Graduação em Ciências Contábeis pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Campus Cascavel (1996). É Sócio-Administrador da Sperotto, Martins e Steffens Contadores Associados SS Ltda (Toledo-PR), Professor da PUC PR Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Campus Toledo. Atualmente é diretor da Associação Comercial e Empresarial de Toledo ACIT/PR. Desenvolveu a função de Diretor Regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Assessoramento Perícias Informações do Estado do Paraná SESCAP PR, Delegado Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná CRC PR, Diretor Financeiro do Observatório Social de Toledo OST. Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Administração, Administração Financeira, Estudo de Viabilidade Econômico e Financeiro, com ênfase em: Capacidades Tecnológicas, Dinâmica, Agroindústria Canavieira.

Miron Biazus Leal

Docentes

Rafael Rodrigues Guimaraes Wollmann

Docentes

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, Pós-graduado em Engenharia e Gestão de Projetos e Graduado em Engenharia de Produção. Black Belt em Lean & Six Sigma é autor de capítulos de livros e artigos científicos já publicou em conferências no Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Filipinas e China. Atuou em projetos de Lean & Six Sigma nos seguintes setores: alimentos, madereireiro, meta-mecânico, logístico, bancário, jurídico, saúde e educação. Atualmente é coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Escola Politécnica da PUCPR e faz parte do conselho editorial PUCPRESS.

Renato Tratch

Docentes

Análise Sistêmica dos Agronegócios

Carga horária: 12 | Crédito: --

Business Game – Laboratório de Gestão do Agronegócio

Carga horária: 12 | Crédito: --

Cadeias Produtivas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Contabilidade Gerencial e Financeira

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cooperativismo e Associativismo

Carga horária: 12 | Crédito: --

Custo de Produção Agropecuária

Carga horária: 12 | Crédito: --

Dia de Campo

Carga horária: 36 | Crédito: --

Digital Farm – Agropecuária 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Direito Agrário: Sucessões;Ambiental

Carga horária: 12 | Crédito: --

Direito Agrário: Trabalhista e Previdenciário

Carga horária: 12 | Crédito: --

Elaboração e Avaliação de Projetos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Estudo Contemporâneo do Agronegócio

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Financiamento Agropecuário

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão da Carteira de Clientes e Fornecedores

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão da Produção Agropecuária

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Pessoas em Sistemas Agropecuários

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão e Técnicas de Venda

Carga horária: 24 | Crédito: --

Logística de Operações Agropecuárias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Marketing do Agronegócio

Carga horária: 12 | Crédito: --

Mercado Futuro

Carga horária: 12 | Crédito: --

Planejamento Estratégico do Agronegócio

Carga horária: 12 | Crédito: --

Tributação Agropecuária

Carga horária: 12 | Crédito: --

Câmpus Toledo

A PUCPR – Câmpus Toledo iniciou suas atividades em 2003, fruto de uma interação e de um acolhimento pela comunidade da região. A interação continua a ocorrer por meio da ação direta dos cursos de graduação e especialização nas diversas áreas de atuação, por meio de pesquisas e parcerias.

O Câmpus Toledo da PUCPR possui uma infraestrutura completa para atender às mais diversas áreas, com salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. É composto pelos blocos Acadêmico e de Laboratórios, pela Clínica Veterinária Universitária, pela Unidade Experimental Agropecuária, pelo Núcleo de Prática em Psicologia e pelo Núcleo de Prática Jurídica.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Toledo - Câmpus Toledo

Modalidade

Presencial

Duração

Até 17 meses

Mensalidade

R$ 470,00

Status

Inscrições abertas