CCURSOS

Gestão de conflitos, mediação e arbitragem
Novo

Especialização / Pós-graduação

Gestão de Conflitos, Mediação e Arbitragem são métodos alternativos de solução de conflitos ou controvérsias que correspondem a meios de resolução de disputas que não a via judicial. Além de regulamentados e fomentados pelo Conselho Nacional de Justiça e Tribunais de Justiça eleitorais, esses recursos obrigatoriamente fazem parte da formação de advogados e são de extrema importância para sua atuação nos âmbitos público e privado.
A partir da observação desse cenário, a Especialização em Gestão de Conflitos, Mediação e Arbitragem da PUCPR foi desenvolvida com foco no aperfeiçoamento de habilidades de negociação e enfrentamento de conflitos de interesse por vias adequadas, destacando alternativas extrajudiciais e favorecendo o estudo das técnicas de mediação, arbitragem, dentre outras.

Por que fazer na PUCPR?

A PUCPR é uma das únicas instituições a oferecer uma especialização tão robusta e bem estruturada com essa proposta. Além da formação estar alinhada com às novas exigências do Curso de Direito, se conecta com o aprendizado de negociação, prevenção e adequação de instrumentos efetivos de enfrentamento de conflitos.

Público Alvo

Apesar de muito alinhada com a atuação jurídica, o caráter multidisciplinar dessa especialização engloba, além de profissionais recém-formados ou atuantes em Direito, setores como Administração, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Relações Públicas, entre outros. O curso é aberto a profissionais graduados em qualquer área que necessita lidar com situações de conflitos em diferentes graus, formas e âmbitos (educação, familiar, comunitário, organizacional, penal, internacional).

Mercado de atuação

Disputas judiciais em geral podem ser solucionadas por meio da aplicação de técnicas da resolução de conflitos. O especialista dessa área, portanto, contará com uma demanda constante de atuação, se tornando referência nos conceitos e procedimentos aplicados.

Fernanda Correa Pavesi Lara

Coordenação

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas. Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Maringá: Núcleo de Prática Jurídica, desde 2010. Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito. Advogada inscrita na OAB/PR sob n. 47.045.

Rafaela Almeida Noble

Coordenação

Mestranda em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Advogada bilíngue, especialista em negociações estratégicas. Pós-graduada em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Árbitra na CANATRA – Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Mediadora credenciada pelo CNJ. Mediadora pelo IMAP – Instituto de Mediação e  Arbitragem de Portugal. Conciliadora e Mediadora no CEJUSC Maringá (2015-2018).  Docente em cursos de extensão e pós graduação na ESA- Escola Superior de Advocacia, PUC Maringá e UniFCV, Conselheira no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Maringá. Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Maringá.

Audrey Ventura de Azevedo

Docentes

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá, MBA em Gestão de Pessoas, Mestre em Psicogerontologia e Coach Integral Sistêmico Febracis. Atuou em São Paulo em empresas multinacionais na estruturação do setor de Recrutamento e Seleção, dentre seus projetos de atuação mais relevantes se destaca a participação na implantação de site da TIVIT empresa multinacional de BPO e Sistemas Aplicativos planejando e conduzindo processos seletivos para alto volume de vagas operacionais e estratégicas. Exerce a docência nas Faculdades de Apucarana – FAP nos cursos de Psicologia e Administração nas disciplinas referentes à Psicologia Organizacional e do Trabalho e Recursos Humanos, e na Faculdade do Norte Novo de Apucarana – FACNOPAR no curso Tecnológico em Recursos Humanos com disciplinas técnicas de Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento e pós graduação EAD. Em 2018 lecionou no MBA em Gestão de Pessoas da UNOPAR Arapongas as disciplinas de Seleção e Dinâmicas de Grupo e Desenvolvimento Organizacional. Atualmente está como coordenadora do curso de Psicologia da PUCPR – Câmpus Maringá.

Bruno Grego dos Santos

Docentes

Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e intercâmbio acadêmico na University of Notre Dame, Australia. É Advogado, Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Vice-Presidente da OAB Maringá. Foi Consultor da ONU no Programa das Nações Unidas para Cidades (UNHabitat), Professor Visitante nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da USP, delegado da Diplomacia Civil Brasileira na UNHabitat III (III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável), Professor Visitante na University of Notre Dame Australia e Procurador Municipal, tendo realizado intercâmbio profissional na Procuradoria-Geral do Estado de Western Australia, na Francis Burt Chambers, Butcher Paull & Calder e outras grandes bancas internacionais. É membro do CEDAU – Centro de Estudos em Direito Administrativo e Urbanístico, membro do Grupo de Discussão Comparative Administrative Law Initiative da Yale Law School, membro da International Society of Public Law da New York University, membro acadêmico da Procurement Law Academic Network (Rede Acadêmica de Direito das Licitações) e membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. Venceu o VII Prêmio Innovare na categoria Advocacia, a Láurea Acadêmica da Universidade Estadual de Maringá e a menção honrosa do II Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho.

Carmen Rodrigues Ramajo

Docentes

Graduada na Universidade Estadual de Maringá -UEM – Juíza de Direito da 2ª Secretaria de Família, Sucessões e Acidentes de Trabalho do Foro da Comarca de Maringá. Diretora do CEJUSC- Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Maringá. Docente licenciada da Escola da Magistratura do Paraná – EMAP.

Cláudia Aparecida Costa Lopes

Docentes

Advogada. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas no Centro Universitário de Maringá-Unicesumar. Bolsista PROSUP/CAPES. (Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino particulares/módulo bolsas). Mestre na Pós-Graduação strictu sensu em Ciências Jurídicas, linha de pesquisa: direitos da personalidade na contemporaneidade, no Centro Universitário Cesumar- Unicesumar. Pós-graduada lato sensu em Direito Civil, Processual Civil e Direito do Trabalho no Centro Universitário Cesumar – Unicesumar. Graduada em Direito na Faculdade Unificada de Foz do Iguaçu. Professora de Direito Civil. Mediadora Judicial e extrajudicial.

Fernanda Correa Pavesi Lara

Docentes

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas. Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Maringá: Núcleo de Prática Jurídica, desde 2010. Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito. Advogada inscrita na OAB/PR sob n. 47.045.

Kellin Cris Vacari

Docentes

Advogada Bilíngue, inscrita na OAB/PR nº 85877, Conciliadora e Mediadora Judicial, voluntária do CEJUSC/PR, Tradutora Pública e Intérprete Comercial de Língua Inglesa pelo Estado do Paraná, matrícula na Junta Comercial do Paraná 12/199-T. Mestranda do Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina, Bacharel em Direito pelo Unicesumar (2017) e em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Especialização em Ensino de Língua Estrangeira: práticas metodológicas, tradutórias e reflexivas, pela UEM (2007).Experiência na área de direito, mediação, conciliação, ensino de língua inglesa, tradução inglês/português e secretariado executivo. Membro da Comissão de Mediação , Conciliação e Arbitragem, da Comissão de Direito Internacional e Da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PR – Maringá. Membro do Advocare – ACIM. Coach da equipe de Arbitragem (ArbUEL) e da equipe de mediação internacional da UEL (UELaw).

Leticia de Souza Baddayi

Docentes

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (1995), graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP (1993) e mestrado em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Atualmente é professora na Universidade Estadual de Londrina nas disciplinas de Direito Processual Civil e Arbitragem. Advogada na Baddauy Advogados. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro do Instituto Paranaense de Direito Processual. Membro da CIArb (Chartered Institute of Arbitrators). Membro da CBar (Comitê Brasileiro de Arbitragem). Membro da Comissão de Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil / Subseção Londrina. Coach da equipe de Arbitragem da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil.

Luciano Schwerdtner

Docentes

Possui graduação em Direito (1998) e mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professor auxiliar de ensino na graduação e na pós-graduação e Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus Maringá) e professor visitante na pós-graduação em Direito do Centro Educacional Integrado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Internacional e Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Civil, Brasil, Direito Constitucional, Legislação, Direito Processual Civil e Direito Internacional.

Marcus Geandre Nakano Ramiro

Docentes

Possui graduação em Direito e em Música pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela PUCSP. Atualmente é Coordenador do Curso de Direito da PUCPR Câmpus Maringá, Regente Titular do Coral UniCesumar (do Centro Universitário de Maringá) e do Cobra Coral de Maringá além de professor nos Cursos de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do IDCC e da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Patrícia Ayub da Costa

Docentes

Doutoranda em Direito do Comércio Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Pós-graduada em Direito Empresarial pela CESUSC/BB&G Ensino (2005). Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Professora do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina. Advogada.

Rafaela Almeida Noble

Docentes

Mestranda em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Advogada bilíngue, especialista em negociações estratégicas. Pós-graduada em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Árbitra na CANATRA – Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Mediadora credenciada pelo CNJ. Mediadora pelo IMAP – Instituto de Mediação e  Arbitragem de Portugal. Conciliadora e Mediadora no CEJUSC Maringá (2015-2018).  Docente em cursos de extensão e pós graduação na ESA- Escola Superior de Advocacia, PUC Maringá e UniFCV, Conselheira no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Maringá. Presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Maringá.

Valéria Pinto Souza

Docentes

Fundadora e diretora do Mediar Paraná, mediadora da Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista (CANATRA), graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pós-graduada em Direito Contemporâneo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ); mediadora extrajudicial credenciada pelo Instituto de Certificação e Formação dos Mediadores Lusófonos (ICFML); presidente da comissão de Mediação da da OAB Paraná; e membro do Instituto Brasileiro de Direito da Família IBDFAM).

Vitor Koki da Costa Nogami

Docentes

Possui Doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), MBA em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi Professor Adjunto do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente é Prof. Coordenador do Curso de Administração da PUC-PR Campus Maringá. Leciona as disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing e Inovação no Mercado de Baixa Renda em diversos cursos de especialização e MBAs como Fundação Instituto de Administração (FIA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e outras. Possui artigos publicados, trabalhos apresentados e avaliações de artigos realizadas em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Pesquisa de Mercado, Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Baixa Renda.

Vitor Ottoboni Pavan

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2015) e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atualmente é advogado sócio – Advocacia Empresarial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: boa – fé objetiva, contratos e responsabilidade civil. Presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira e da Comissão de Responsabilidade Civil da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Maringá. Professor dos cursos de Pós Graduação da PUC/PR Campus Maringá (PR). Consultor e Parecerista.

A Arbitragem e o Consenso na Administração Pública

Carga horária: 12 | Crédito: --

Arbitragem e o Poder Judiciário

Carga horária: 24 | Crédito: --

Arbitragem Internacional

Carga horária: 12 | Crédito: --

Arbitragem Nos Negócios Privados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Conciliação, Mediação, Arbitragem e Outros Métodos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Constelação Sistêmica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Direito e Consenso

Carga horária: 12 | Crédito: --

Empreendedorismo e Inovação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão De Conflitos e Comunicação Não Violenta

Carga horária: 24 | Crédito: --

Mediação de Conflitos Coletivos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Mediação de Conflitos Privados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Mediação Empresarial

Carga horária: 12 | Crédito: --

Mediação Familiar

Carga horária: 12 | Crédito: --

Mediação Penal e Justiça Restaurativa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Negócios e Dispute Board

Carga horária: 12 | Crédito: --

On Line Dispute Resolution

Carga horária: 12 | Crédito: --

Prática Jurídica Extrajudicial I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Prática Jurídica Extrajudicial II

Carga horária: 12 | Crédito: --

Práticas Colaborativas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Processo e Jurisdição

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Gestão De Conflitos, Mediação E Arbitragem

Carga horária: -- | Crédito: --

Técnicas de Negociação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 479,00

Status

Inscrições abertas