CCURSOS

Gestão Ágil De Projetos Em Engenharia E Indústria 4.0

Especialização

A Pós-Graduação em Gestão Ágil de Projetos em Engenharia e Indústria 4.0 capacita profissionais para que possam idealizar, executar, controlar e encerrar projetos em diversas áreas da engenharia. Para isso, o curso combina visão sistêmica, com a noção de interface entre as áreas, e as melhores práticas em gestão projetos em engenharia.

Por que fazer na PUCPR?

O corpo docente do curso é formado por professores experientes, que integram um conhecimento vasto em engenharia e gestão de projetos, e levam sua atuação no mercado para a sala de aula. Além disso, o curso toma como referência o modelo de PMBoK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute), e foca nas principais necessidades e dificuldades encontradas por profissionais envolvidos com projetos de engenharia.

Público Alvo

O curso é voltado a profissionais envolvidos com projetos de indústria 4.0 e de engenharia, em diversas especialidades, e que buscam novos conhecimentos técnicos para atuarem como gestores ou executores de projetos ou, ainda, para obterem melhores resultados nos processos que já lideram.

Perfil do Egresso

O especialista em Gestão Ágil de Projetos em Engenharia e Indústria 4.0 sairá do curso preparado para planejar e gerir cronogramas e orçamentos, além de compreender as etapas que compõem um projeto de engenharia como contratações, aspectos legais e avaliação de qualidade. Também será preparado para atuar como líder de projetos, com noções de como gerir pessoas, equipes, e outros grupos envolvidos.

Mercado de Atuação

Os ambientes competitivos de que a engenharia e a indústria 4.0 fazem parte têm apresentado duas importantes demandas: o desenvolvimento e utilização de metodologias ágeis para conquistar resultados mais eficientes, e a execução de projetos para aumentar sua capacidade de gerar valor para os clientes. Tudo isso de forma inteligente e sustentável. É nesse contexto que se destaca o especialista em Gestão Ágil de Projetos em Engenharia e Indústria 4.0, que tem o papel de convergir recursos e necessidades da melhor forma.

Juliano Munik

Coordenação

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor nas áreas de Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas e Gestão de Projetos.

Andre Luiz Gonçalves Pepino

Docentes

André Pepino é Senior Project Manager na Volvo Group Latin America – (Volvo Connectivity), possui graduação em Eng. Computação (UP), mestrado em Eng. Elétrica com ênfase em Sistemas Embarcados (UTFPR), MBA em Gestão de Projetos (FGV) e possui as certificações CSM (Scrum Master) e PMI-PMP (Project Management Professional).

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Docentes

Professor Titular vinculado ao curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atualmente é pesquisador permanente do Programa de Pós­-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS, PUCPR. Professor Titular associado ao Departamento de Eletrotécnica (DAELT) e colaborador do Curso de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ­- UTFPR. Diretor da ISA (International Society of Automation), Diretor Distrito 4 América do Sul, Seção Curitiba (Presidente em 2013, Presidente Eleito 2020). Professor visitante no Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN­-CNRS), Université de Lorraine, França, 2012, através de bolsa Pós-­Doutorado CAPES. Membro IFAC. Consultor ad hoc de órgãos de fomento como Fundação Araucária, FAPESC e FAPES. Prêmio Inovação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias pela PUCPR em 2017 e 2018. Foi coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação PUCPR no biênio 2008-­2009 e Coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Manutenção. Coordenador pela PUCPR de projeto PI&D com a Renault do Brasil através da Fundação Araucária – "Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0" e com a Wert Solutions na linha temática de Gestão de Ativos (EAM) e Manutenção (CMMS) sob contexto da Indústria 4.0. Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia de Sistemas e Produção especificamente em temas relacionados aos seguintes contextos: gerenciamento de processos e sistemas de informação; engenharia organizacional; integração e interoperabilidade de sistemas; sistemas de supervisão, controle, diagnóstico e avaliação de desempenho de sistemas de operação e manutenção industrial. Áreas de aplicação e atuação atuais (projetos e orientação) com o setor privado e público: Indústria 4.0, Manutenção Industrial e Gerenciamento de Ativos, Gerenciamento de Energia, Health Care, BIM.

Fernando Deschamps

Docentes

Fernando Deschamps possui graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002), graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013).

Gabriela Lobo Veiga

Docentes

Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, MBA em Finanças e Graduada e Engenharia de Produção. Trabalhou com consultoria nas áreas de qualidade e estratégia e atua como professora na Escola Politécnica da PUCPR.

Gil Fabio de Souza

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor convidado para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, em Gerência de Projetos para Engenharia, da PUC-PR

Glauco Vinicius de Franca Furstenberger

Docentes

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2004) e mestre em Administração Estratégica pela PUCPR. Professor da PUCPR, em cursos de Especialização e MBA (Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, Produção, Logística e Marketing) e em cursos de Graduação (Administração, Marketing e Design).

Juliano Munik

Docentes

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor nas áreas de Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas e Gestão de Projetos.

Leandro Ferraro Cubas

Docentes

Graduação em Engenharia Mecânica, Especialista em Gerenciamento de Projetos com conhecimento técnico avançado em projetos de tubulação.
Perfil integrador e experiência em projetos de grande porte.

Luiz Carlos Ribeiro Neduziak

Docentes | Lattes

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (PPGDE-UFPR). Concluiu a graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e o mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente, tem-se dedicado à pesquisa empírica em Economia do Setor Público e em Finanças Públicas Regionais

Marco Antonio Archano

Docentes

Maury Nelson Antunes de Melo

Docentes

Maury Melo, engenheiro civil, graduado em 1977 pela UEM com especializações em Produtividade para a Construção Civil, em Engenharia de Software e em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
Atualmente é doutorando pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Engenharia

Odivany Pimentel Sales

Docentes

Gerente Sênior do PMO Corporativo da Telefônica/Vivo, tendo como principais responsabilidades a gestão de portfólio; seleção e aprovação de novos projetos; e gestão de programas e projetos estratégicos. Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando pela PUC PR.

Rui Wagner Ribeiro Sedor

Docentes

Mestre em Gerenciamento por Projetos pela Universidade de Lille (França), Mestre em Administração pela Universidade Positivo, Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (Brasil) e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).

William Giordani da Silveira

Docentes

Engenheiro de produção com mestrado (MSc) e 10 anos de experiência em projetos de melhoria e inovação baseados no estilo japonês de gestão.

Análise Econômico-Quantitativa de Riscos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Complexidade, Agilidade e Flexibilidade em Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Compras, Contratações e Aspectos Legais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo e Inovação em Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Engenharia Simultânea

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Gestão de Projetos

Carga horária: 16 | Crédito: --

Gestão da Comunicação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão da Qualidade em Projetos de Engenharia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Projetos Globais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Requisitos e Escopo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Estratégica de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Governança e Controle de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Liderança em Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Planejamento, Programação e Orçamentação de Projetos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 22 meses

Mensalidade

R$ 550,00

Status

Inscrições abertas