CCURSOS

Formação Pedagógica do Professor Universitário

Especialização

Com enfoque interdisciplinar para a prática da docência no ensino superior, o curso de Pós-Graduação em Formação Pedagógica do Professor Universitário promove capacitação continuada para docentes e profissionais graduados. Ele desenvolve e aprofunda conhecimentos teórico-práticos pertinentes ao ensino superior e demais contextos de ação pedagógica em espaços presenciais ou online, com ênfase em questões referentes à produção do conhecimento e ao ensino associado à investigação científica.

Por que fazer na PUCPR?

Diante das mudanças na sociedade contemporânea, o processo educacional em cursos de Graduação necessita acompanhar as transformações constantes. Nesse cenário, o professor do ensino superior necessita de uma formação que o permita atuar nos mais diversos contextos acadêmicos e, para isso, o curso de especialização da PUCPR inova trazendo fundamentos e práticas contemporâneas para auxiliar na atividade docente.

Público Alvo

Docentes de Instituições de Ensino Superior e profissionais da educação envolvidos com o magistério. Ideal para profissionais graduados que desejam habilitar-se à docência em diferentes contextos, seja no Ensino Superior, Técnico e Tecnólogo, em espaços presenciais e online.

Perfil do Egresso:

Um docente preparado para lidar com os desafios impostos pelas rápidas transformações da sociedade do século XXI. Um profissional que estará apto a aplicar tecnologias e metodologia ativa para engajar os estudantes a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem.

Mercado de atuação:

Docência no ensino superior em instituições privadas, em cursos de Graduação correlatos à sua área de formação.

Reginaldo Rodrigues da Costa

Coordenação

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e em Pedagogia pelo CESUMAR (2017). Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotado no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino da matemática, ciências naturais e biologia, metodologia e ensino de ciências. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná, licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, políticas públicas e formação de professores. É membro integrante do BASis, como avaliadora institucional, de cursos de graduação e educação a distância.

Ana Maria Eyng

Docentes

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-Doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias. É graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná; UTP (1983), mestre em Pedagogia Universitária pela PUCPR (1995), mestre em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autônoma de Barcelona; UAB (1998) e doutora em Pedagogia pela Universidad Autônoma de Barcelona – UAB (2001). É coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas – PUCPR, foi Coordenadora Institucional do PIBID/PUCPR 2010/2018. Leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Tem experiência e publicações na área de educação com ênfase em políticas de currículo, avaliação, formação de professores, garantia de direitos e violências nas escolas.

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Claudete Maria Zaclikevic

Docentes

Possui graduação em Pedagogia (2004), Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (2008) e Mestrado (2007) e Doutorado (2019) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é Professora do Curso de Pedagogia e Licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Recursos Tecnológicos para a Educação.

Edna Liz Prigol

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Fabiane Lopes de Oliveira

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), Especialista em Psicopedagogia (PUC/PR – 2001), Linguística aplicada à produção de texto (Uniron- 2005) e Aprendizagem Cooperativa e tecnologias educacionais (Católica de Brasília-2006). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), na linha de História e Política da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR na linha de Teoria e Prática, estudando a Formação de Professores que atuam na Educação Infantil na perspectiva da teoria e prática. Atualmente sou professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também atuo no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná – UFPR como professora substituta. Participo de grupo de pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, entitulado PEFOP (Paradigmas Educacionais e formação de professores) ligado à CAPES. Tenho experiência na área de Educação, em Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuando como professora e Coordenadora/Supervisora Escolar.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia.

Juarez Francisco da Silva

Docentes

Possui graduação em psicologia pela Universidade Tuiuti PR, formação de psicólogo com ênfase em: psicologia organizacional, gestalterapia, psicologia corporal e educação ecológica. Especialista em Psicologia Analítica pelo ICHTHYS PR, em Psicologia das Organizações e do Trabalho na UNISUL SC. Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Filadelphia PR, com o estudo em psicologia das religiões e os exercícios espirituais de Inácio de Loyola; e também mestrado interdisciplinar pela FAE PR em Organizações e Desenvolvimento dissertando sobre A Epistemologia Transdisciplinar nos Pressupostos da Teoria da Complexidade e no Contexto das Organizações do Trabalho. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PR, integrante do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. Autor de livros sobre tradições culturais e sobre a teoria da complexidade nas organizações do trabalho e na educação. Psicólogo clínico e consultor em gestão de pessoas no ambiente corporativo.

Docente Kleber Bez Birolo Candiotto.

Kleber Bez Birolo Candiotto

Docentes

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Bacharelado em Direito pela PUCPR (2017), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia.

Lucymara Carpim

Docentes

Pós-Doutora em Educação, pela PUC do Paraná. Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Parana – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em diferentes níveis e contextos. Especialista em: Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gestão Educacional pelo Senac e Gestão e Planejamento estratégico – Uninter. Graduada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Tem experiências em Educação com ênfase nas áreas de EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na Ação Docente e mediação pedagógica, Currículo, Ensino e Aprendizagem, Processos Avaliativos, Tecnologias Educacionais, Metodologia da Pesquisa Científica, Prática Pedagógica, desenvolvimento de projetos pedagógicos, Percurso Formativo (Itinerários Formativos e Avaliação por competências).

Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Mirian Celia Castellain Guebert

Docentes | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

Patricia Lupion Torres

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Reginaldo Rodrigues da Costa

Docentes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e em Pedagogia pelo CESUMAR (2017). Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotado no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino da matemática, ciências naturais e biologia, metodologia e ensino de ciências. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática.

Thais Pacievitch

Docentes

Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Graduada em Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Professora do Curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Pedagoga na Universidade Federal do Paraná.

Ação Docente no Ensino Superior

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aprendizagem do Professor e do Aluno Universitário

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aprendizagem E Inclusão No Ensino Superior

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação no Processo Pedagógico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Currículo e Formação de Docentes na Educação Superior Presencial e Online

Carga horária: 24 | Crédito: --

Didática da Educação Superior

Carga horária: 24 | Crédito: --

EAD e Metodologias Inovadoras

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Meios Tecnológicos na Ação Pedagógica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologias Ativas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Paradigmas Educacionais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pesquisa em Ensino na Educação Superior

Carga horária: 24 | Crédito: --

Planejamento de Modelos de Conteúdos Presencial e Online

Carga horária: 36 | Crédito: --

Processo Pedagógico no Ensino

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas