O varejo on-line tem crescido de forma exponencial, não apenas pela facilidade, agilidade e acesso a diferentes opções que oportuniza, como também pelo novo comportamento do consumidor. O cenário de pandemia apresentou-se como um catalisador desse processo, desmistificando as compras on-line para consumidores céticos, e até mesmo para empresas que não consideravam fundamental a oferta virtual.
O mercado de trabalho em e-commerces e varejo virtual que já estava aquecido, se fortalece agora pela necessidade de construir experiência omnichannel e criar diferenciação da quantidade de marcas presentes no ambiente on-line.
O curso de Estratégias de Comunicação para Varejo Digital surge para desenvolver profissionais especialistas na criação de conteúdo, campanhas e promoções decisivos para a conversão do lead e capazes de tornar a marca favorita no ambiente digital.
Por que fazer Estratégias de Comunicação para Varejo Digital na PUCPR?
O curso, além de atender uma crescente demanda do mercado, foi desenvolvido com base em 4 eixos estruturais para desenvolvimento do estudante como profissional altamente capacitado para atuar no Varejo 4.0.
O primeiro eixo, Economia Criativa, está focado no desenvolvimento de soft skills necessárias para atuação estratégica e centrada no comportamento do consumidor. O segundo eixo, Portfólio, possui módulos que fomentam a criatividade e produção por meio de projetos inovadores em diferentes linguagens e meios de aplicação. No terceiro eixo, Expertise, são exploradas e aprofundadas estratégias de comunicação específicas e atuais na comunicação digital voltada ao varejo. No último eixo, de Negócios, o estudante produz experimentalmente campanhas digitais dirigidas aos novos perfis de consumidores de produtos e serviços do varejo on-line.
Profissionais das áreas de Comunicação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, Relações Públicas, Tecnologia, Branding, Business Intelligence e varejo de modo geral, além de empreendedores digitais, que busquem compreender e ampliar os conhecimentos relacionados à comunicação dirigida ao mercado de consumo on-line e ao e-commerce.
Mercado de atuação
Ao final do curso, o egresso estará apto a planejar, criar, executar e coordenar campanhas publicitárias para o consumidor de produtos e serviços em ambientes digitais, além de identificar oportunidades e contextos comunicacionais no varejo on-line em e-commerces dos mais variados segmentos, de pequeno, médio ou grande porte.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design