CCURSOS

Envelhecimento E Saúde Do Idoso
Novo

Especialização/Pós-graduação

Partindo da ideia do envelhecimento como um processo natural de de redução orgânica e funcional, e não necessariamente decorrente de uma doença, a especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso da PUCPR promove uma abordagem abrangente sobre o tratamento dado à essas pessoas. São tratados, entre outros, conceitos voltados à prática atualizada no contexto do cuidado à pessoa idosa, instrumentos de avaliação motora e cognitiva com enfoque à gerontotecnologia e ao envelhecimento bem-sucedido.
A partir do uso de diferentes infraestruturas equipadas e convênios com instituições de saúde, o estudante vivenciará a aplicação real dos conceitos aprendidos em sala de aula, além de estar em contato com inovações no setor de humanização em saúde.

Por que fazer na PUCPR?

A formação na PUCPR não se reduz à aprendizagem teórica ou à sua aplicação prática. É preciso que o estudante saia realmente preparado para atuar e se destacar no mercado de formação. Na área da saúde, especialmente quando destinada ao idoso, essa preocupação é ainda maior por conta da responsabilidade desempenhada por esses profissionais.
Além dos equipamentos de ponta e infraestrutura que contribui para o processo didático, a vivência proporcionada pelos convênios com organizações de saúde possibilita uma visão holística da futura atuação, que vai da precisão do diagnóstico ao tratamento adaptado a idosos.

Público Alvo

A pós-graduação em Envelhecimento e saúde do idoso é destinada, principalmente a profissionais graduados em Ciências da Saúde ou Ciências Humanas e Sociais que buscam direcionar sua carreira para o estudo e o atendimento da pessoa idosa.

Perfil do Egresso

Quem opta por essa especialização não será apenas um excelente profissional da saúde como também contará com habilidades especificas ao atendimento de idosos. O egresso do curso sabe compreender quais são as necessidades biopsicossociais das pessoas que atende, bem como atendê-las prontamente de maneira única e diferenciada.

Mercado de Atuação

É fato que a pirâmide etária mundial está se modificando com o envelhecimento da população. Isso traz consequências para todos os setores sociais e econômicos, especialmente para as profissões, que terão de se adaptar à essa nova e crescente faixa etária. Profissionais capacitados para lidar com idosos serão cada vez mais requisitados e valorizados. Eles são aqueles que vão possibilitar à essas pessoas manter sua qualidade de vida e se diferenciarão em um meio que conta com a concorrência entre hospitais, ambulatórios e outras instituições.

Luciano Alves Leandro

Coordenação

GRADUADO EM FISIOTERAPIA PELA PUC/PR
ESPECIALISTA EM GERIATRIA EM GERONTOLOGIA PELO ICHC–FMUSP
MESTRE EM MEDICINA INTERNA PELA UFPR
DOUTORANDO EM MEDICINA INTERNA PELA UFPR

Ana Caroline Nascimento Oishi

Docentes

Graduada em Fisioterapia pela PUCPR, Especialista em Psicologia do corpo e Terapia familiar sistêmica – ORGONE, Especialista em Gestão e promoção da qualidade de vida pela PUCPR e Mestranda em Bioética pela PUCPR.

Ana Paula Cunha Loureiro

Docentes

GRADUADA EM FISIOTERAPIA PELA PUC/PR
ESPECIALISTA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA PELA PUC/PR
MESTRE EM GERONTOLOGIA PELA PUC/SP
DOUTORA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PELA PUC/PR

Andressa Chodur

Docentes

GRADUADA EM TERAPIA OCUPACIONAL PELA UFPR
MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UFPR

Anna Raquel Silveira Gomes

Docentes

GRADUADA EM FISIOTERAPIA PELA PUC/PR
MESTRE EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR PELA UFPR
DOUTORA EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS PELA UFSCAR
PÓS DOUTORADO PELA UNIVERSITY OF SYDNEY – AUSTRALIA

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Cassio Preis

Docentes

Graduado em Fisioterapia pela PUCPR, Especialista em Fisioterapia Traumato-ortopédica pelo CBS e Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR.

Christiano Francisco dos Santos

Docentes

Doutorando no programa de pós-graduação em ciência da saúde PUCPR. Mestre em tecenologia e saúde PUCPR. Especialista em treinamento desportivo. Professor da Pontificia Univiersidade Católica do Paraná. Tutor da residência multiprofissional PUC-PR.

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Cristina Cristóvão Ribeiro da Silva

Docentes

Graduada em Fisioterapia pela UNICID, Especialista em Gerontologia pela UNIFESP, Mestre em Gerontologia pela PUCPR e Doutora em Gerontologia pela UNICAMP.

Demétria Kovelis Monteiro

Docentes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UEL (estudo sobre incentivo à prática de atividade física em tabagistas sedentários) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com ênfase no treinamento físico domiciliar em pacientes com DPOC grave. Atualmente é Professora do Centro Universitário UniDomBosco (UniDBSCO).

Enio Funchal

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Positivo, nos Cursos de graduação e pós graduação em Fisioterapia. Especialista em Educação Especial e Fisioterapia em geriatria. É Mestre em Educação pela PUCPR ( 2003). Tem experiência em fisioterapia nas áreas de neuropediatria, geriatria, fisioterapia hospitalar, reumatologia, ginecologia e obstetrícia e saúde coletiva. Atualmente atua à nível hospitalar em Fisioterapia Obstétrica e neonatologia no Hospital Alto Maracanã em Colombo. A nível ambulatorial mantém atividades em neuropediatria, geriatria e reumatologia. Desenvolve atividades junto ao PSF vinculada à US no Município de Curitiba, PR. Tem consultório particular de fisioterapia em Curitiba -PR. Formação atual em Osteopatia , encopntra-se no quarto ano na Escuela de Osteopatia de Madrid. (http://lattes.cnpq.br/9459821009725436)

Érica Maria Nascimento Turbay

Docentes

GRADUADA EM LETRAS E FISIOTERAPIA PELA PUC/PR
ESPECIALISTA EM GESTÃO E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PELA PUC/PR

Francisco Ernesto Halila Zanardini

Docentes

GRADUADO EM FISIOTERAPIA PELA PUC/PR
ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA PELA PUC/PR
MESTRE DE DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO PELA UTP

Mestre

Ivone Mayumi Ikeda Morimoto

Docentes

Bacharel em Nutrição (UFPR). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Professora Adjunta, membro do Núcleo de Excelência Pedagógica da Escola de Ciências da Vida – PUCPR. Prêmio Professor Destaque do CREARE, Professora adjunta do Curso de Nutrição (PUCPR), membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN).

Jose Mario Tupina Machado

Docentes

Graduado em Medicina pela PUCPR, Especialista em Medicina Geriátrica pela Tennessee University e Doutor em Gerontologia Biomédica pela PUCRS.

Leandro Zen Karam

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). MBA em Gestao Empresarial pela Fundacao Getulio Vargas (2009). Pesquisador convidado na Universidade de Aveiro, Portugal (2008). Atualmente é Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e colaborador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Biomecânica, Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva e Dinamometria Isocinética. (http://lattes.cnpq.br/3098825752151765)

Luciano Alves Leandro

Docentes

GRADUADO EM FISIOTERAPIA PELA PUC/PR
ESPECIALISTA EM GERIATRIA EM GERONTOLOGIA PELO ICHC–FMUSP
MESTRE EM MEDICINA INTERNA PELA UFPR
DOUTORANDO EM MEDICINA INTERNA PELA UFPR

Luciano André Perini

Docentes

GRADUADO EM FARMÁCIA PELA PUC/PR ESPECIALISTA EM BIOQUÍMICA PELA PU/PR ESPECIALISTA EM GESTÃO HOSPITALAR PELA SESA/PR

Marcia Daniele Seima

Docentes

Graduada em Enfermagem pela PUCPR, Especialista em Enfermagem Gerontológica pela ABEn/NACIONAL, Mestre em Enfermagem pela UFPR e Doutora em Enfermagem pela UFPR.

Doutora

Maria Heloísa Madruga Chaves

Docentes | Lattes

Graduada em Enfermagem; Mestrado Em Educação pela PUCPR; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – Área de Concentração – Estomatologia pela PUCPR.

Maria Leonor Gomes de Sa Vianna

Docentes

Mestre em Bioética pelo PPGB- PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- CNPq. Graduação em fisioterapia pela PUC PR 1989 e especialização em geriatria e gerontologia 1991 pela PUC PR. Professora do curso de fisioterapia PUC PR da disciplina de fisioterapia respiratoria e supervisora de estagio no Hospital pequeno príncipe desde 2001. Fisioterapeuta da Irmandade Santa casa de Misericórdia de Curitiba desde 1990.

Raíssa Carla Pulino Silva e Moreira

Docentes

GRADUADA EM FISIOTERAPIA PELA UNIPAR
ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA PELA UNICEMP
MESTRE EM MEDICINA INTERNA PELA UFPR

Sheila de Melo Borges

Docentes

GRADUADA EM FISIOTERAPIA PELA UNISANTA
ESPECIALISTA EM GERIATRIA EM GERONTOLOGIA PELO ICHC–FMUSP
MESTRE EM GERONTOLOGIA PELA UNICAMP
DOUTORA EM PSIQUIATRIA PELA USP

Solena Ziemer Kusma Fidalski

Docentes

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Saúde Coletiva Epidemiologia And Dental Public Health pela Iniversity College London e Doutora em Odontologia -Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Valmari Cristina Aranha

Docentes

GRADUADA EM PSICOLOGIA PELA UNESP
ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA PELA SBGG
MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA PELA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP

Abordagem Multiprofissional do Idoso

Carga horária: 12 | Crédito: --

Adaptações Funcionais no Cuidado ao Idoso

Carga horária: 12 | Crédito: --

Anatomia do Envelhecimento Humano

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aspectos nutricionais do envelhecimento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Atenção à saúde do idoso institucionalizado

Carga horária: 12 | Crédito: --

Atenção ao idoso em home care

Carga horária: 12 | Crédito: --

Avaliação Multidimensional do Idoso

Carga horária: 12 | Crédito: --

Cuidado ao Idoso no Processo de Finitude

Carga horária: 12 | Crédito: --

Cuidados Paliativos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 15 | Crédito: --

Farmacologia e Exames Complementares em Geriatria

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fisiologia Do Envelhecimento Humano

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos de Geriatria e Gerontologia

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gerontologia e Políticas Públicas de Saúde no Envelhecimento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Humanização no Cuidado ao Idoso

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia de Pesquisa Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Prática Clínica Hospitalar nas Afecções Cardiorespiratórias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Prática clínica hospitalar nas afecções neurofuncionais

Carga horária: 12 | Crédito: --

Prática Clínica Hospitalar nas Afecções Osteomioarticulares

Carga horária: 12 | Crédito: --

Prescrição de Exercício Físico no Envelhecimento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicologia do Envelhecimento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Saúde do homem e da mulher idosa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Saúde do idoso e as afecções cardiorrespiratórias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Saúde do idoso e as afecções neurofuncionais

Carga horária: 12 | Crédito: --

Saúde do idoso e as afecções osteomioarticulares

Carga horária: 12 | Crédito: --

Saúde Pública E Epidemiologia Do Envelhecimento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminários de Pesquisa em Gerontologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Síndromes Demenciais e Comprometimento Cognitivo

Carga horária: 12 | Crédito: --

Síndromes Geriátricas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 470,00

Status

Tenho Interesse