Ensino de ciências da natureza: técnicas e praticas educacionais

Especialização / Pós-graduação

O ensino de Ciências tem em seu benefício o alto índice de atratividade do conteúdo apresentado às crianças e jovens que veem na disciplina a forte relação com a vida. No entanto, assim como em qualquer campo da educação, é necessária uma reinvenção constante para que essa atratividade se mantenha firme e adaptada às novas oportunidades que a tecnologia propõe ao mercado.
Essa demanda cria o cenário ideal para uma formação especializada em técnicas e práticas educacionais modernas que preparem o docente para o ensino de ciências da natureza.

Por que fazer Ensino de Ciências da Natureza: Técnicas e Práticas Educacionais na PUCPR?

Com uma abordagem direcionada à aplicação prática dos conhecimentos e habilidades necessários para o ensino de Ciências da Natureza, o curso trabalha, ao longo das disciplinas, temas aplicados ao estudo dos corpos celestes, sistemas do corpo humano, utilização de resíduos orgânicos, química e física básica aplicadas, considerando-se o ensino por investigação e a utilização de metodologias de aprendizagem ativa.
Ao final, o egresso será capaz de abordar os conceitos teóricos da área de Ciências da Natureza, utilizando diferentes técnicas e metodologias que possibilitam aulas e atividades alicerçadas no conhecimento científico, conduzidas de forma dinâmica, criativa e instigante.

A especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Técnicas e Práticas Educacionais da PUCPR é uma formação destinada a professores da área de Ciências da Natureza dos Ensinos Fundamental I e II, bem como do Ensino Médio, além de profissionais licenciados em Ciências Biológicas e Pedagogia e professores de Física e Química que atuem no Ensino Fundamental II.

Mercado de atuação

Por meio de uma formação sólida e holística, que inclui fundamentação teórica e prática, o egresso dessa pós-graduação é um profissional capaz de demonstrar compreensão sobre o histórico do conhecimento científico, analisar criticamente os conceitos da área de Ciências da Natureza, abordando-os com responsabilidade profissional e, no campo da Licenciatura, com diferentes técnicas e metodologias de ensino atuais e desafiadoras, colocando o estudante como protagonista da sua construção de conhecimento e formando cidadãos críticos e igualmente conscientes de seus papéis.

MESTRADO

Carlos Jose Gomes

Henrique Jose Polato Gomes

MESTRADO

Carlos Jose Gomes

Henrique Jose Polato Gomes

Janete Dubiaski da Silva

Licenciada em Ciências Biológicas, com doutorado em Ciências Biológicas – Zoologia pela UFPR. Atualmente é professora Titular da PUCPR e adjunta do DANAT da UFPR.. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUCPR entre 2006 e 2012 e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da PUCPR entre 2016 e 2019. Coordenou o subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID da PUCPR de 2012 a 2019 Trabalha na formação inicial de docentes, no  Projeto de Residência Pedagógica e no grupo de pesquisa de Bioética e Educação da PUCPR

Julio Cesar de Moura Leite

Lays Cherobim Parolin

Rodrigo de Andrade Kersten

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutor em Engenharia Florestal – Conservação da Natureza, pela Universidade Federal do Paraná (2006). Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2005. Tem experiência na área de Ecologia de comunidades vegetais atuando principalmente com comunidades não arbóreas. Já pesquisou e coletou nos diversos ecossistemas paranaenses e em estados e países vizinhos.

Rodrigo Otavio Schneider Ribeiro

Silvia Schmidlin Keil

Biologia Celular e técnicas de microscopia

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Educação Ambiental Na Escola

Ensino De Ciências E Biologia Em Espaços Não Formais

Fauna Urbana No Ensino De Ciências Da Natureza

Física E Química No Ensino Fundamental: Ensino Por Experimentação

Hereditariedade E Evolução

Integração Entre Os Sistemas Do Corpo Humano Na Educação

Metodologias Ativas, Gameficação e Ensino de Ciências por Investigação

Práticas em Biologia Vegetal

Sistema Solar E O Universo

Solos Para Professores

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Até 17 meses