Ensino de ciências da natureza: técnicas e praticas educacionais
Novo

Especialização / Pós-graduação

O ensino de Ciências tem em seu benefício o alto índice de atratividade do conteúdo apresentado às crianças e jovens que veem na disciplina a forte relação com a vida. No entanto, assim como em qualquer campo da educação, é necessária uma reinvenção constante para que essa atratividade se mantenha firme e adaptada às novas oportunidades que a tecnologia propõe ao mercado.
Essa demanda cria o cenário ideal para uma formação especializada em técnicas e práticas educacionais modernas que preparem o docente para o ensino de ciências da natureza.

Por que fazer Ensino de Ciências da Natureza: Técnicas e Práticas Educacionais na PUCPR?

Com uma abordagem direcionada à aplicação prática dos conhecimentos e habilidades necessários para o ensino de Ciências da Natureza, o curso trabalha, ao longo das disciplinas, temas aplicados ao estudo dos corpos celestes, sistemas do corpo humano, utilização de resíduos orgânicos, química e física básica aplicadas, considerando-se o ensino por investigação e a utilização de metodologias de aprendizagem ativa.
Ao final, o egresso será capaz de abordar os conceitos teóricos da área de Ciências da Natureza, utilizando diferentes técnicas e metodologias que possibilitam aulas e atividades alicerçadas no conhecimento científico, conduzidas de forma dinâmica, criativa e instigante.

Público-alvo

A especialização em Ensino de Ciências da Natureza: Técnicas e Práticas Educacionais da PUCPR é uma formação destinada a professores da área de Ciências da Natureza dos Ensinos Fundamental I e II, bem como do Ensino Médio, além de profissionais licenciados em Ciências Biológicas e Pedagogia e professores de Física e Química que atuem no Ensino Fundamental II.

Mercado de atuação

Por meio de uma formação sólida e holística, que inclui fundamentação teórica e prática, o egresso dessa pós-graduação é um profissional capaz de demonstrar compreensão sobre o histórico do conhecimento científico, analisar criticamente os conceitos da área de Ciências da Natureza, abordando-os com responsabilidade profissional e, no campo da Licenciatura, com diferentes técnicas e metodologias de ensino atuais e desafiadoras, colocando o estudante como protagonista da sua construção de conhecimento e formando cidadãos críticos e igualmente conscientes de seus papéis.

Este curso pode conter até 20% da sua carga horária de disciplinas, aulas ou interações online.

MESTRADO

Carlos Jose Gomes

DOUTORADO

Henrique Jose Polato Gomes

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Até 17 meses

Inscrições encerradas