CCURSOS

Engenharia e Gestão da Indústria 4.0: Produção Inteligente e Flexível

Especialização/Pós-graduação

O fenômeno da Indústria 4.0 também é conhecido como 4ª Revolução Industrial. Isso porque, além da automatização dos processos atuais , as indústrias buscam utilizar as tecnologias emergentes para conectar toda a empresa e torná-la mais produtiva e inteligente.
A especialização em Engenharia de Gestão da Indústria 4.0 – Produção Flexível e Inteligente da PUCPR prepara os estudantes para atuarem em organizações que fazem parte desse novo conceito de mercado com eficiência, qualidade e capacidade de resposta.

Por que fazer na PUCPR

As aulas que compõem o curso são focadas na prática, por meio da aplicação de metodologias de aprendizagem ativa aplicadas por professores experientes. Assim, o estudante é colocado diante de casos reais, o que possibilita o aprendizado voltado à realidade do mercado de trabalho. Entre as estratégias utilizadas estão: Project Based Learning (PBL), aprendizagem colaborativa, flipped learning e estudos de caso.
Além disso, a PUCPR apresenta uma estrutura de laboratórios modernos e tecnológicos que integram as diferentes tecnologias emergentes da Indústria 4.0, como a de robótica colaborativa, tecnologias de manufatura aditiva e tecnologias de integração horizontal e vertical.

Público Alvo

A pós-graduação em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0 é destinada aos profissionais que já atuam no setor industrial, como gestores, administradores, tecnólogos e engenheiros de diversas especialidades. Aqueles que almejam aumentar as chances de uma boa colocação no mercado e profissionais que buscam progressão de funções também podem se beneficiar com o curso da PUCPR, assim como recém-formados que querem se especializar enquanto buscam a oportunidade ideal

Perfil do Egresso

O profissional de Engenharia e Gestão 4.0 deve ter afinidade com o setor indústrial, principal área de atuação de quem se forma no curso. Também deve estar sempre atento às demandas que as novas tecnologias impõem ao mercado e buscar se atualizar em relação aos conhecimentos adquiridos na especialização.

Mercado de Atuação

O profissional pós-graduado em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0 é preparado para conceber soluções a problemas de contexto real no tema da Indústria 4.0, aplicar métodos de engenharia, elaborar propostas de intervenção de acordo com o conceito, mobilizar técnicas e ferramentas de gestão em uma perspectiva sistêmica e coordenar equipes que já atuam com as tecnologias emergentes.
As possibilidades do profissional são inúmeras, principalmente por ser especialista em um fenômeno recente, global e em constante transformação. Entre os principais locais de atuação estão indústrias do setor automotivo, têxtil, alimentício, da construção civil, químicas e petroquímicas etc. Com a formação, é possível atuar como especialista em logística, big data, programação de unidades de controles eletrônicos, análise de IoT, defesa digital, entre outros.

DOUTOR

Anderson Luis Szejka

Coordenação

Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0.

Christian Luciano da Silva

Docentes

Administrador, com pós graduações em Gestão de Negócios (UFPR) e Lean (PUC), MBA em Finanças (IBMEC), Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade(FGV/ISAE) e certificado Black Belt (PUC). Faz parte da Academia LEAN PUCPR atuando como Professor e Orientador, possui experiência em processos industriais e serviços . Participou da implantação de 3 unidades fabris sendo duas no Paraná e uma em Manaus sendo Plant Manager de 2 delas. Desde 2014 é Diretor de Operações, Pós-Venda e Serviços da empresa Bematech S/A e mais recentemente Diretor de Unidade de Negócios da Bematech Hardware sendo responsável pelas unidades Brasil e EUA. Desenvolve um sistema de ganhos de produtividade onde se busca formar e incentivar os níveis diretos de produção, para que estes, de forma pró ativa, através da metodologia Lean, desenvolvam trabalhos Melhorias.

Eduardo Alves Portela Santos

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção na PUCPR e no curso de Administração Aplicada na UFPR. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Coordena e participa de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas do setor metal-mecânico na área de manutenção industrial. Atua também na área de saúde aplicando técnicas e ferramentas de análise de dados e de processos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: mineração de processos, gerenciamento de processos de negocio, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção, variabilidade em processos.

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Docentes

Professor Titular vinculado ao curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atualmente é pesquisador permanente do Programa de Pós­-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas PPGEPS, PUCPR. Professor Titular associado ao Departamento de Eletrotécnica (DAELT) e colaborador do Curso de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ­- UTFPR. Diretor da ISA (International Society of Automation), Diretor Distrito 4 América do Sul, Seção Curitiba (Presidente em 2013, Presidente Eleito 2020). Professor visitante no Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN­-CNRS), Université de Lorraine, França, 2012, através de bolsa Pós-­Doutorado CAPES. Membro IFAC. Consultor ad hoc de órgãos de fomento como Fundação Araucária, FAPESC e FAPES. Prêmio Inovação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias pela PUCPR em 2017 e 2018. Foi coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação PUCPR no biênio 2008-­2009 e Coordenador do curso de Especialização em Engenharia de Manutenção. Coordenador pela PUCPR de projeto PI&D com a Renault do Brasil através da Fundação Araucária – "Proposição de um programa de melhoria dos processos e base tecnológica da Renault do Brasil com base nos conceitos e requisitos da Indústria 4.0" e com a Wert Solutions na linha temática de Gestão de Ativos (EAM) e Manutenção (CMMS) sob contexto da Indústria 4.0. Desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia de Sistemas e Produção especificamente em temas relacionados aos seguintes contextos: gerenciamento de processos e sistemas de informação; engenharia organizacional; integração e interoperabilidade de sistemas; sistemas de supervisão, controle, diagnóstico e avaliação de desempenho de sistemas de operação e manutenção industrial. Áreas de aplicação e atuação atuais (projetos e orientação) com o setor privado e público: Indústria 4.0, Manutenção Industrial e Gerenciamento de Ativos, Gerenciamento de Energia, Health Care, BIM.

Everton Luiz Vieira

Docentes

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS na UTFPR Campus Pato Branco, possui graduação em TECNOLOGIA EM ELETROMECÂNICA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), com Especialização em Engenharia de Produção pela UTFPR, Especialização em Lean Manufacturing com certificado 6 Sigma pela PUC-PR.

Fernando Deschamps

Docentes

Fernando Deschamps possui graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002), graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004) na área de concentração em Automação e Sistemas e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013).

Marcos Raymundo Loest

Docentes

Economista e Mestre em Economia e Politicas Florestais pela UFPR, professor de Tecnologias de Indústria 4.0 na pós graduação em indústria 4.0 da Escola Politécnica da PUCPR, professor de MBA das Faculdades da Industria (FIEP), professor Gestão de Tecnologias da Industria 4.0 no ISAE, 34 anos de experiência em gestão de projetos de Tecnologia da Informação, e gestão de equipes e projetos de inovação e indústria 4.0 em infraestrutura na Indústria Automotiva.

Mauricio Mattos Lopes

Docentes

Professor convidado experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de serviços de instalações. Qualificado em Processos de Negócios, Design de Processos de Negócios, Gerenciamento, Sistemas Operacionais e Visio. Profissional de educação forte com Pós Graduação em Marketing com foco em Administração de Empresas e Gestão, Geral pela FAE Business School.

Murilo Karasinski

Docentes

Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Filosofia (Ética em Perspectiva) também pela PUCPR. Mestrado em Filosofia, pela PUCPR, com enfoque nas implicações éticas do Pós-Humanismo. Doutorando em Filosofia pela PUCPR. Tem experiência na área de Direito Empresarial, Tributário e Aduaneiro. Na área acadêmica estuda as implicâncias da teoria Memética a partir das obras de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Susan Blackmore, bem como os desdobramentos do Pós-Humanismo e do Pós-Positivismo.

Rodrigo Jezzini Lamas

Docentes

Graduado em Engenharia Mecânica (2009) e Especialista em Simulação de Sistemas (2012). Executivo de negócios com experiência internacional em melhoria contínua e em projetos de redução de custos. Profundo conhecimento relacionado a novas tecnologias, softwares e soluções para análise estratégica do negócio, gerenciamento lean, simulação do processo produtivo e otimização .

Rodrigo Pierezan

Docentes

Mestre

Rodrigo Pierezan

Docentes

Professor na PUCPR desde ago/2012. Professor na Sociedade de Ensino Técnico Ensitec entre fev/2011 e jan/2015. Professor na Universidade Positivo entre fev/2012 e dez/2012. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, na PUCPR (2009-2011). Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008).

Docente Vilmar Abreu Junior.

Doutor

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado Ciência da Computação – Bacharelado pela PUCPR (2011), possue especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016). Atualmente é doutorando em Informática pela PUCPR e professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Tem experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão. Desenvolve projetos para grandes organizações como ICI, JFPR e TJPR.

Big Data Analitics

Carga horária: 32 | Crédito: --

Cybersecurity e Cloud Computing

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Industria 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos de Robótica Autônoma

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Ágil de Projetos de Engenharia 4.0

Carga horária: 32 | Crédito: --

Gestão Estratégica de Tecnologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Integração de Sistemas de Produção Inteligentes

Carga horária: 32 | Crédito: --

Manufatura Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Medição de Desempenho de Sistemas Automatizados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica Aplicada a Projetos Industriais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Modelagem e Gestão por Processos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Programação e Controle de Produção Flexível

Carga horária: 24 | Crédito: --

Simulação e Avaliação de Sistemas

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC-Engenharia e Gestão da Industria 4.0 – Produção Flexível e Inteligente

Carga horária: -- | Crédito: --

Tecnologias de Manufatura Aditiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 25 meses

Mensalidade

R$ 500,00

Status

Tenho Interesse