CCURSOS

Engenharia e Gestão da Indústria 4.0: Produção Inteligente e Flexível

Especialização

O curso tem como objetivo principal formar um profissional completo em termos de gestão, competências e habilidades em Tecnologias da Indústria 4.0, sintonizado com as intensas mudanças de um mercado volátil e cada vez mais compartilhado. As respectivas interações entre as dimensões: Fabricação Inteligente, Robótica Colaborativa e Autônoma, Digitalização, Sensores e Realidade Aumentada, Inovação e Produção Inteligente e Enxuta. O egresso estará apto a criar novas plataformas de tecnologias que possam facilitar não somente as empresas, mas a vida das pessoas no dia a dia, reduzindo custos, minimizando riscos, incrementando a qualidade e, essencialmente, disponibilizando acesso a produtos e serviços mais eficazes e com preços competitivos. Desta forma, o egresso poderá melhorar resultados, para empresas e clientes por intermédio de soluções ágeis e disruptivas.

Público Alvo

Gestores, engenheiros, analistas, tecnólogos e outros profissionais com educação de nível superior completo em cursos reconhecidos pelo MEC.

Anderson Luis Szejka

Coordenação

Anderson Luis Szejka

Docentes

Christian Luciano da Silva

Docentes

Administrador, com pós graduações em Gestão de Negócios (UFPR) e Lean (PUC), MBA em Finanças (IBMEC), Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade(FGV/ISAE) e certificado Black Belt (PUC). Faz parte da Academia LEAN PUCPR atuando como Professor e Orientador, possui experiência em processos industriais e serviços . Participou da implantação de 3 unidades fabris sendo duas no Paraná e uma em Manaus sendo Plant Manager de 2 delas. Desde 2014 é Diretor de Operações, Pós-Venda e Serviços da empresa Bematech S/A e mais recentemente Diretor de Unidade de Negócios da Bematech Hardware sendo responsável pelas unidades Brasil e EUA. Desenvolve um sistema de ganhos de produtividade onde se busca formar e incentivar os níveis diretos de produção, para que estes, de forma pró ativa, através da metodologia Lean, desenvolvam trabalhos Melhorias.

Eduardo Alves Portela Santos

Docentes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção na PUCPR e no curso de Administração Aplicada na UFPR. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Coordena e participa de projetos de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas do setor metal-mecânico na área de manutenção industrial. Atua também na área de saúde aplicando técnicas e ferramentas de análise de dados e de processos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: mineração de processos, gerenciamento de processos de negocio, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção, variabilidade em processos.

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Docentes

Everton Luiz Vieira

Docentes

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas – PPGEPS na UTFPR Campus Pato Branco, possui graduação em TECNOLOGIA EM ELETROMECÂNICA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), com Especialização em Engenharia de Produção pela UTFPR, Especialização em Lean Manufacturing com certificado 6 Sigma pela PUC-PR.

Fernando Deschamps

Docentes

Marcos Raymundo Loest

Docentes

Economista e Mestre em Economia e Politicas Florestais pela UFPR, professor de Tecnologias de Indústria 4.0 na pós graduação em indústria 4.0 da Escola Politécnica da PUCPR, professor de MBA das Faculdades da Industria (FIEP), professor Gestão de Tecnologias da Industria 4.0 no ISAE, 34 anos de experiência em gestão de projetos de Tecnologia da Informação, e gestão de equipes e projetos de inovação e indústria 4.0 em infraestrutura na Indústria Automotiva.

Mauricio Mattos Lopes

Docentes

Professor convidado experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de serviços de instalações. Qualificado em Processos de Negócios, Design de Processos de Negócios, Gerenciamento, Sistemas Operacionais e Visio. Profissional de educação forte com Pós Graduação em Marketing com foco em Administração de Empresas e Gestão, Geral pela FAE Business School.

Murilo Karasinski

Docentes

ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Filosofia (Ética em Perspectiva) também pela PUCPR. Mestrado em Filosofia, pela PUCPR, com enfoque nas implicações éticas do Pós-Humanismo. Doutorando em Filosofia pela PUCPR. Tem experiência na área de Direito Empresarial, Tributário e Aduaneiro. Na área acadêmica estuda as implicâncias da teoria Memética a partir das obras de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Susan Blackmore, bem como os desdobramentos do Pós-Humanismo e do Pós-Positivismo.

Rodrigo Jezzini Lamas

Docentes

Graduado em Engenharia Mecânica (2009) e Especialista em Simulação de Sistemas (2012). Executivo de negócios com experiência internacional em melhoria contínua e em projetos de redução de custos. Profundo conhecimento relacionado a novas tecnologias, softwares e soluções para análise estratégica do negócio, gerenciamento lean, simulação do processo produtivo e otimização .

Rodrigo Pierezan

Docentes
Docente Vilmar Abreu Junior.

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado Ciência da Computação – Bacharelado pela PUCPR (2011), possue especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016). Atualmente é doutorando em Informática pela PUCPR e professor da graduação e pós-graduação da Escola Politécnica da PUCPR. Tem experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão. Desenvolve projetos para grandes organizações como ICI, JFPR e TJPR.

Big Data Analitics

Carga horária: 32 | Crédito: --

Cybersecurity e Cloud Computing

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos da Industria 4.0

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos de Robótica Autônoma

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Ágil de Projetos de Engenharia 4.0

Carga horária: 32 | Crédito: --

Gestão Estratégica de Tecnologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Integração de Sistemas de Produção Inteligentes

Carga horária: 32 | Crédito: --

Manufatura Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Medição de Desempenho de Sistemas Automatizados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Científica Aplicada a Projetos Industriais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Modelagem e Gestão por Processos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Programação e Controle de Produção Flexível

Carga horária: 24 | Crédito: --

Simulação e Avaliação de Sistemas

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC-Engenharia e Gestão da Industria 4.0 – Produção Flexível e Inteligente

Carga horária: -- | Crédito: --

Tecnologias de Manufatura Aditiva

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 25 meses

Mensalidade

R$ 500,00

Status

Inscrições abertas