CCURSOS

Engenharia da inovação tecnológica

Especialização / Pós-graduação

A inovação dita os novos rumos do consumo. Muitas empresas, principalmente as que sofrem com resistência, discordam da frase por acreditar que os novos hábitos é que provocam as inovações. No entanto, devem concordar que as locadoras de filmes iam bem até o surgimento das plataformas de streaming e que, hoje, é na palma da mão que mora nossa opção de escolha.
O ciclo virtuoso provocado pela inovação vem assumindo uma velocidade nunca antes vista e a oxigenação que o mercado precisa: produtos e serviços inovadores criam novos hábitos e novos hábitos demandam que as empresas se reinventem para manter potencial competitivo.
O curso de Engenharia da Inovação Tecnológica desenvolve profissionais com habilidades técnicas e comportamentais para atuar nesse mercado volátil e incerto, fazendo convergir conhecimentos em tecnologia, processos, logística, indústria 4.0, empreendedorismo, criatividade, marketing e tendências, estratégia industrial, gestão da inovação e de times de alta performance para produzir resultados pela agregação de valor e pela diferenciação.

Por que fazer Engenharia da Inovação Tecnológica na PUCPR?

Assim como sua área de formação, essa pós-graduação é única e inovadora no Brasil. Sintonizado com as intensas mudanças de um mercado volátil e cada vez mais compartilhado, o curso está focado no desenvolvimento completo de profissionais em termos de gestão, competências e habilidades em Tecnologias para criar e implementar a inovação.
Sua estrutura é composta por 2 Módulos: 1. Entendendo e Navegando no Macroambiente de Inovação e 2. Implementando a Inovação na Prática, ao longo dos quais o estudante será confrontado com a interseção de diferentes áreas, como o conhecimento tecnológico de produtos, processos e logística, indústria 4.0, empreendedorismo, criatividade, tendências tecnológicas, estratégia e decisão.

Público Alvo

Gestores, engenheiros, analistas, tecnólogos e outros profissionais com formação superior completa buscam alavancar a carreira, agregar valor e produzir resultados em organizações por meio da geração de inovação.

Mercado de atuação

O egresso de Engenharia da Inovação Tecnológica da PUCPR está apto a conduzir os Processos de Inovação Tecnológica em empresas ou em empreendimento próprio, tanto nos seus aspectos técnicos quanto de gestão. É um profissional focado na geração de valor por meio da inovação, criando novas plataformas de tecnologia, mapeando oportunidades para a inovação e aplicando métodos para gerar resultados que agreguem valor. Desta forma, o egresso tem papel fundamental na otimização dos resultados de empresas e clientes por intermédio de soluções ágeis e disruptivas.

Este curso pode conter até 20% da sua carga horária de disciplinas, aulas ou interações online.

DOUTORADO

Alvaro Cesar Camargo do Amarante

Coordenação

MESTRADO

Aguilar Selhorst Junior

Docentes

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design

DOUTORADO

Alvaro Cesar Camargo do Amarante

Docentes

DOUTORADO

Anderson Luis Szejka

Docentes

Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (Doutor em Automação, Processamento de Sinais e Imagens e Engenharia de Computação pela Universidade de Lorraine (2016) e Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR (2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0. 2016), Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR (2012), e Graduado em Engenharia de Controle de Automação (2009) pela PUC-PR. Iniciou a sua carreira profissional na indústria automotiva, onde trabalhou por 6 anos como engenheiro de aplicação e 3 anos como gerente de projeto de automação. Na PUCPR é professor adjunto do Curso de Engenharia de Automação e Controle e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. É associado à Association Française d’Ingénierie Système (AFIS), ao grupo francês de pesquisa GDR-MACS e ao grupo Industrial Ontology Foundry (IOF). Na pesquisa já publicou diversos artigos em capítulos de livro e em revistas científicas internacionais; tem trabalhos publicados e apresentados em conferências no Brasil, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Sérvia. Apresenta projetos de pesquisa com as empresas Bosch, NHS, Renault do Brasil e SIG Combibloc, nas áreas de Desenvolvimento Integrado de Produto, Interoperabilidade Semântica, Extração e Modelagem de Conhecimento, Ontologia Industrial, Manufatura Avançada 4.0 e Robôs Colaborativos. Concomitantemente com as suas atividades de ensino e pesquisa na PUCPR, ele é o coordenador do Escritório de Tecnologia da Politécnica (TMO) e Coordenador do Programa de Especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0.

DOUTORADO

Eduardo de Freitas Rocha Loures

Docentes

Engenheiro Mecânico, mestre em Engenharia Mecânica e doutor em Engenharia Elétrica. Realizou estágio pós doutoral na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda) (2009). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na PUCPR leciona nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção. É membro permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR. Atua como pesquisador nos seguintes temas: gerenciamento de processos de negocio, mineração de processos, sistemas a eventos discretos, sistemas de informação, suporte a tomada de decisão na manutenção.

DOUTORADO

Fernando Deschamps

Docentes

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2013) na área de concentração em Gestão da Produção e Logística.

MESTRADO

Glauco Vinicius de Franca Furstenberger

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2000), especialização em Gestão de Negócios pela UFPE (2004) e mestre em Administração Estratégica pela PUCPR. Professor da PUCPR, em cursos de Especialização e MBA (Gestão de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, Produção, Logística e Marketing) e em cursos de Graduação (Administração, Marketing e Design). Coordenador da Pós em Empreendedorismo e Inovação: Startup Business Model da Escola de Negócios da PUCPR. Coordenador do SPInE-Espaço Politécnico de Inovação e Empreendedorismo da Escola Politécnica da PUCPR. Cofounder da Startup CaridadX, voltada ao negócio social e CEO e Founder da Startup My Wagen, para suporte a serviços automotivos. Tem atuado como mentor em diversos eventos de empreendedorismo e inovação, como Startup Weekend, hackatons, programa de aceleração Inovativa Brasil, entre outros. Criador da página STARTUP SEAL no Facebook, voltada ao empreendedorismo digital e ao desenvolvimento do mindset empreendedor com base no conceito Lean Startup.

Mestre

Ivonne Santiago

Docentes

Ivonne Santiago é BS em Engenharia Civil pela  University of Puerto Rico, M.Eng. em Environmental Systems Engineering pela Clemson University, e Ph D em Engenharia Civil pela New Mexico State University. É professora do Departamento de Engenharia Civil da University of Texas at El Paso e também membro do Center for Inland Desalination Systems (CIDS) na University of Texas at El Paso. Altamente comprometida com projetos para sustentabilidade, é lider nas atividades formativas em Peace Engineering na UTEP. Seu compromisso em conectar a educação com a prática em projetos de sustentabilidade lhe rendeu em 2014 o The University of Texas System Regents’ Outstanding Teaching Award.

DOUTORADO

Juliano Munik

Docentes

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Professor de Graduação para cursos de Engenharias (Eng. Produção, Mecânica, Civil, Química, Controle e Automação, Alimentos) Disciplinas Ministradas: Gestão de Custos, Engenharia Econômica, Economia de Empresas, Gestão de Projetos. Professor de Especialização para o Curso de Gestão de Projetos em Engenharia PUCPR, Disciplinas Ministradas: Engenharia de Requisitos e Metodologia Científica, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Marcelo de Mello Dágola

Docentes

Especialista em Lean Manufaturing, pós-graduado em Qualidade e Produtividade, Graduado em Administração e Técnico Industrial. 30 anos de experiência na área industrial, trabalhou como Gerente de Produção, qualidade e processos na Hettich do Brasil, American Glass, Faurecia e atualmente atua como Gerente de Produção e Processos Industriais na Witzenmann e professor convidado nos cursos da Lean Academy PUCPR.

Doutor

Marcos de Lacerda Pessoa

Docentes

Marcos de Lacerda Pessoa é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Engenharia pela USP, doutor pela University of Birmingham, Inglaterra e pós-doutor pelo MIT, USA. Possui mestrado latu sensu em Antropologia pela Universidad de la Sabana, Colômbia. Foi um dos criadores do Sistema de Meteorologia do Estado do Paraná (SIMEPAR) e da Copel Telecom. Foi Diretor Geral da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Paraná. Atuou em diferentes cargos executivos na Copel , dentre os quais ocupou a Superintendência de Inovação. É membro do Centro de Letras do Paraná, tendo publicado inúmeras obras versando sobre a Inovação.

Doutora

Marília de Souza

Docentes

Marília de Souza e Designer Industrial, possui especialização em Sciences de l’Homme et Technologies e doutorado em Sciences pour lÍngénierie, ambos pela Université de Technologie de Compiègne, França. Integra o Grupo de Pesquisa Território – Redes, Políticas, Tecnologia e Desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR. É Diretora Executiva dos Observatórios do Sistema FIEP.

DOUTORADO

Murilo Karasinski

Docentes

Bacharel em Direito pela PUCPR, MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV, Mestre e Doutor em Filosofia pela PUCPR. Professor dos Cursos de Filosofia e Direito da PUCPR. Coordenador da Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. Dedica-se à análise dos temas da inteligência artificial e dos impactos das novas tecnologias para o futuro da humanidade.

Mestre

Riccardo Lanzuolo

Docentes

Riccardo Lanzuolo é Bacharel em Eletrônica e Telecomunicações pela UTFPR, Tecnólogo em IT pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Mestre em Administração pelo IBMEC Business School. Tem ampla experiência técnica e comercial, tendo sido empreendedor e Executivo de grandes empresas como a IBM e SELIC. Tem grande bagagem na área de inovação, tendo sido Diretor Operacional da Agência PUC de Inovação. Atualmente é Executivo e Sócio da 4KST, empresa que utiliza metodologias proprietárias de Inteligência Artificial para analises preditivas.

MESTRADO

Rodrigo Pierezan

Docentes

Professor na PUCPR desde ago/2012. Professor na Sociedade de Ensino Técnico Ensitec entre fev/2011 e jan/2015. Professor na Universidade Positivo entre fev/2012 e dez/2012. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas, na PUCPR (2009-2011). Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (Controle e Automação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008).

Ambiente Organizacional para a Inovação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Análise de Investimentos em Inovação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Criatividade, Concepção e Design Focados em UX

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo Tecnológico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formalização de Projetos de Inovação para a Indústria 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos da Indústria 4.0

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Ágil de Projetos de Engenharia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Estratégica de Tecnologias

Carga horária: 24 | Crédito: --

Mapeamento de Fluxo de Valor

Carga horária: 24 | Crédito: --

Peace Engineering: Inovação para um Mundo Melhor(Online com aulas ao vivo)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Prospectiva Estratégica e Inovação na Indústria

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistemas de Produção Inteligentes

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --

Tecnologias Emergentes e Substituição Tecnológica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Transferência de Tecnologia e Business Intelligence

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 24 meses

Mensalidade

R$ 590,00

Status

Inscrições abertas