A necessidade de transformação da educação tradicional vem sendo discutida há muito tempo, principalmente motivada pela velocidade com que muitas outras áreas e funções têm se adaptado aos novos tempos e pelas possibilidades que a remoção das fronteiras por meio da tecnologia oportuniza.
O ano de 2020, no entanto, provocou uma adaptação repentina no campo da educação em todo o mundo e, nesse cenário, os professores, alunos e instituições que menos sofreram foram aqueles que já estavam preparados para tratar os desafios e oportunidades da Educação Digital.
Por que fazer Educação exponencial e novas tecnologias na PUCPR?
Essa especialização visa desenvolver o mindset ágil do profissional de educação para acompanhar as mudanças do mercado. Ao longo do curso, o estudante faz uma imersão em uma visão atualizada e transformadora sobre as possibilidades da Educação Digital que vão além da educação a distância, presencial e híbrida, mas que possibilitam que empreendedores, educadores e profissionais de diferentes frentes se preparem para exercer atividades diferenciadas em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
Profissionais de diferentes áreas de graduação, interessados em desenvolver soft skills e uma visão diferenciada do processo de aprendizagem e educação na era da Educação Digital, trabalhando de forma crítica, criativa e inovadora e ampliando as possibilidades de atuação e crescimento profissional.
Mercado de atuação
O egresso dessa pós-graduação é um profissional capaz de desenvolver projetos de educação digital caracterizados pela possibilidade de acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais quanto informais. Tem a perspectiva de uma aprendizagem que envolve recursos, estratégias e mudança de mindset, para atender a demanda do mundo contemporâneo por pessoas protagonistas e gestoras do seu conhecimento.
Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital
Formada em Licenciatura em Educação Física (2015) e Mestrado em Tecnologia em Saúde (2018), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atualmente é Professora Tutora do curso de Educação Física na PUCPR, e cursa Especialização em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano, na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de dados vinculados a saúde, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA), uso de mineração de dados e processos para a análise do movimento humano e comportamento motor, bem como, psicomotricidade funcional. Atualmente também pesquisa sobre o uso da IA na área da Educação.
Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde – Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Mediação Pedagógica.
Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital
Professor adjunto do curso de Design Digital na Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba. Doutor (2018) e Mestre (2014) em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Especialista (2010) em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens. Bacharel (2008) em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.