CCURSOS

Educação exponencial e novas tecnologias

Especialização / Pós-graduação

A necessidade de transformação da educação tradicional vem sendo discutida há muito tempo, principalmente motivada pela velocidade com que muitas outras áreas e funções têm se adaptado aos novos tempos e pelas possibilidades que a remoção das fronteiras por meio da tecnologia oportuniza.
O ano de 2020, no entanto, provocou uma adaptação repentina no campo da educação em todo o mundo e, nesse cenário, os professores, alunos e instituições que menos sofreram foram aqueles que já estavam preparados para tratar os desafios e oportunidades da Educação Digital.

Por que fazer Educação exponencial e novas tecnologias na PUCPR?

Essa especialização visa desenvolver o mindset ágil do profissional de educação para acompanhar as mudanças do mercado. Ao longo do curso, o estudante faz uma imersão em uma visão atualizada e transformadora sobre as possibilidades da Educação Digital que vão além da educação a distância, presencial e híbrida, mas que possibilitam que empreendedores, educadores e profissionais de diferentes frentes se preparem para exercer atividades diferenciadas em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.

Público Alvo

Profissionais de diferentes áreas de graduação, interessados em desenvolver soft skills e uma visão diferenciada do processo de aprendizagem e educação na era da Educação Digital, trabalhando de forma crítica, criativa e inovadora e ampliando as possibilidades de atuação e crescimento profissional.

Mercado de atuação

O egresso dessa pós-graduação é um profissional capaz de desenvolver projetos de educação digital caracterizados pela possibilidade de acesso à informação e ao conhecimento em diferentes espaços, contextos e temporalidades, tanto em ambientes formais quanto informais. Tem a perspectiva de uma aprendizagem que envolve recursos, estratégias e mudança de mindset, para atender a demanda do mundo contemporâneo por pessoas protagonistas e gestoras do seu conhecimento.

DOUTORADO

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Coordenação | Lattes

Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital

MESTRADO

Fernanda Cristini Chiafitela Loch

Docentes

Formada em Licenciatura em Educação Física (2015) e Mestrado em Tecnologia em Saúde (2018), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atualmente é Professora Tutora do curso de Educação Física na PUCPR, e cursa Especialização em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano, na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de dados vinculados a saúde, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA), uso de mineração de dados e processos para a análise do movimento humano e comportamento motor, bem como, psicomotricidade funcional. Atualmente também pesquisa sobre o uso da IA na área da Educação.

DOUTORADO

Jacques de Lima Ferreira

Docentes | Lattes

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde – Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Mediação Pedagógica.

DOUTORADO

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes | Lattes

Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital

MESTRADO

Leonardo Goncalves Rodrigues da Silva

Docentes

Luciano Gamez

Docentes

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Marcus Vinicius Brudzinski

Docentes

Maria Paula Mansur Mäder

Docentes

DOUTORADO

Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Docentes

DOUTORADO

Rodrigo Freese Gonzatto

Docentes | Lattes

Professor adjunto do curso de Design Digital na Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba. Doutor (2018) e Mestre (2014) em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Especialista (2010) em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens. Bacharel (2008) em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco

Docentes

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Competências Digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Composição visual na prática

Carga horária: 24 | Crédito: --

Coreografias Didáticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Criação de recursos educacionais digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estudos de caso: resolvendo problemas reais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência Artificial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias ativas e tecnologias digitais no século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Redes sociais e educação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Roteirização e edição de vídeos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Roterização, gravação e edição de Podcast

Carga horária: 24 | Crédito: --

Storytelling e Processos Criativos de Roteirização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 335,00

Status

Inscrições abertas