CCURSOS

Direitos Humanos e Questão Social

Especialização / Pós-graduação

A pós-graduação em Direitos Humanos e Questão Social da PUCPR parte de uma concepção socio-histórica desses direitos, ampliando a compreensão sobre políticas públicas e toda a questão social presente nos diferentes contextos. Deste modo, prepara os estudantes para atuar de forma mais qualificada na defesa de direitos humanos, sociais, políticos, culturais, sexuais, reprodutivos e ambientais.

Por que fazer na PUCPR?

O curso de Direitos Humanos e Questão Social, na modalidade online, possibilita ao profissional gerenciar seus estudos e conciliá-los com outros compromissos da forma mais conveniente. Além disso, assim como ocorre nas modalidades presenciais, este curso trabalha as competências do profissional, em uma metodologia de aprendizagem ativa, preparando os futuros especialistas para refletirem sobre o contexto em que atuam e resolverem problemas reais e complexos da profissão.

Metodologia e Avaliação

A especialização on-line da PUCPR é uma formação 100% a distância, cujo foco é contribuir para o protagonismo do estudante na construção do conhecimento. Composta por 10 disciplinas de 36 horas cada (8 disciplinas técnicas, Ética e Metodologia para o TCC), sua metodologia atende diferentes formas de aprendizagem, sempre com suporte on-line do professor responsável pelo conteúdo, de um tutor especializado e da universidade.
Cada disciplina fica disponível na Sala Virtual por 5 semanas, durante as quais são realizadas atividades de avaliação semanal, equivalentes a aproximadamente 20% da nota total da disciplina. Essas atividades variam de acordo com o método mais adequado para cada disciplina e podem abranger dicas de leitura e de vídeos, questionários, estudos de caso e fóruns de discussão, exercícios de fixação, entre outros.
O que você encontra na Sala Virtual?
a) Plano de ensino da disciplina: conteúdo; atividades formativas e avaliativas e o cronograma;
b) Acesso à biblioteca virtual;
c) Gravações dos professores (vídeos de 2 a 6 minutos);
d) Comentários do professor;
e) Fórum de dúvidas da semana com o professor.

Recomenda-se que o aluno dedique de 8 a 10 horas por semana para melhor aproveitamento do curso.
Após a realização das 10 disciplinas e entrega do trabalho de conclusão – artigo científico baseado em revisão bibliográfica contendo entre 6 e 9 páginas – o aluno recebe o certificado de especialista.

Público-alvo

A pós-graduação em Direitos Humanos e Questão Social é voltada a profissionais de diversas áreas que atuam na defesa de direitos humanos, como cientistas políticos, assistentes sociais, advogados, professores, administradores, sociólogos, jornalistas, economistas e religiosos.

Perfil do Egresso

O especialista sairá do curso compreendendo a sociedade e os desafios contemporâneos no que diz respeito aos direitos humanos, a questão social no contexto brasileiro, as concepções históricas e violações de direitos humanos, além das especificidades da questão de gênero e diversidade, família e de questões étnicas e raciais.

Mercado de Atuação

O profissional especializado em Direitos Humanos e Questão Social poderá exercer atividades em organizações internacionais como a ONU, UNICEF, Anistia Internacional, bem como em instituições públicas, como Prefeituras, Secretarias de Assistência Social, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Escritórios de Advocacia, além de Comissões de Defesa de Direitos Humanos, Institutos de Defesa de Direitos Humanos, Organizações não-governamentais, e em empresas públicas e privadas.

MESTRADO

Lucio Tracz

Coordenação

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Andréa Borcz

Docentes | Lattes

[email protected]

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (1999), atua como gerente administrativo em empresa privada e tutora dos cursos semipresenciais da escola de Negócios da PUC-PR.

MESTRADO

Lucio Tracz

Docentes

Direitos Humanos e Concepções Históricas

Carga horária: 36 | Crédito: --

Direitos Humanos e Violações de Direitos

Carga horária: 36 | Crédito: --

Direitos Humanos: Família

Carga horária: 36 | Crédito: --

Direitos Humanos: Gênero e Diversidade

Carga horária: 36 | Crédito: --

Direitos Humanos: Questões Étnicas e Raciais

Carga horária: 36 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 36 | Crédito: --

Metodologia Aplicada para o TCC

Carga horária: 36 | Crédito: --

Políticas Públicas

Carga horária: 36 | Crédito: --

Questão Social no Brasil

Carga horária: 36 | Crédito: --

Sociedade e os Desafios Contemporâneos

Carga horária: 36 | Crédito: --

TCC Direitos Humanos e Questão Social

Carga horária: -- | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 298,00

Status

Insc. abertas / Confirmado