CCURSOS

Direito e Relações do Trabalho

Especialização/Pós-graduação

As mudanças provocadas pela Reforma Trabalhista exigem atualização técnica, estimulada pela reflexão e inovação. Os novos contornos ao mundo do trabalho são apresentados pelos maiores nomes do Direito do Trabalho, com abordagem de temas como Compliance, LGPD, Advocacia Consultiva e Preventiva, Arbitragem e Novos Modelos Contratuais, além da análise de outras áreas de atuação. Inclusive com oportunidade de experiência de internacionalização, proporcionada pela oferta de curso de extensão na Universidade La Sapienza (Roma, Italia).

Por que fazer na PUCPR?

O curso, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, proporciona ao estudante a competência para analisar, de modo crítico, a capacitação para o exercício cotidiano empresarial, ampliando as perspectivas gerenciais, ou seja, o uso de instrumentos assertivos para a aplicação de soluções às demandas e necessidades da atividade empresarial.

Público Alvo

O curso se destina aos profissionais do direito já formados (advogados, juízes, promotores, etc) e que estejam concluindo a graduação. Por seu aspecto multidisciplinar abrange ainda os diversos profissionais que atuam na área empresarial como administradores, contadores e economistas, e empresários em geral desde que possuam diploma superior.

Perfil do Egresso

O curso de Direito e Relações do Trabalho atende uma demanda das organizações, ou seja, um profissional que, de modo crítico, orienta em relação entre o empresário, empregados, empresa e mercado. Em outras palavras, ele formula a capacitação para o exercício cotidiano, ampliando as perspectivas gerenciais.

Mercado de Atuação

O contexto atual dos negócios é marcado pela elevada complexidade e concorrência. Por isso, as organizações precisam, constantemente, trabalhar de modo eficiente, inclusive no que se refere às questões legais. Neste sentido, a atuação do profissional de Direito e Relações do Trabalho tem elevada importância. Além de poder desenvolver suas atividades em escritórios de advocacia, o profissional da área poderá atuar também em Sindicatos, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Instituições de Terceiro Setor.

Nadia Regina de Carvalho Mikos

Coordenação

Doutora em Direito pela PUC/PR. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP. Membro do Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Sócio-Econômico – NEATES. Coordenadora do Comitê de Relações do Trabalho do Instituto Mundo do Trabalho – IMT. Associada à Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Palestrante. Articulista. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho na PUC/PR. Professora nos Cursos de Pós-Graduação de Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Ciências Penais, Processo Civil e Mediação e Arbitragem na PUC/PR . Orientadora de monografias de conclusão de curso de Especialização na Escola da Magistratura do Trabalho no Paraná e do Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC/PR. Gestora Acadêmica (1991 a 2016). Membro da 5a. Turma e da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.PR. Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR. Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ Seção do Paraná. Sócia Diretora no Escritório Célio Neto Advogados.Autora dos livros: Dano Extrapatrimonial Laboral (Editora Juruá, 2018) e Critérios de Indenização do dano moral laboral(Classica, 2012).

Ana Beatriz Ramalho de Oliveira Ribeiro

Docentes

Mestre no Curso de Direito Empresarial e Cidadania, pelo Centro Universitário Curitiba. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Especialização em Direito do Trabalho pelo Instituto dos Advogados do Paraná. Atualmente é advogada – Gomes Coelho & Bordin Sociedade de Advogados e professora da graduação do Curso de Direito da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco na disciplina de Direito do Trabalho, e de pós-graduação na ABDConst – Academia Brasileira de Direito Constitucional. Membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-Seção Paraná, desde 2013. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente no direito empresarial. 

Anna Elisa Haj Mussi Pereira Oliveira

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997). Tem Especialização em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000) e AMP (Advanced Management Program) pelo ESADE Barcelona (2011). Atualmente é sócia diretora da Mastery Consultoria. Tem experiência na área de Desenvolvimento Humano, com ênfase em Psicologia, Coaching e Consultoria. Atua em empresas multinacionais, de grande porte e dos mais variados segmentos, com Coaching Executivo, Coaching de Equipes, Programas de Desenvolvimento de Lideranças e Consultoria. Ministra aulas e palestras em diversas empresas e instituições de ensino.

Célio Pereira Oliveira Neto

Docentes

Doutor em Direito do Trabalho pela PUC/SP (2018). Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP (2013); Especialista em Direito do Trabalho pela PUC/SP (2010). Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Ematra IX – Escola da Magistratura do Trabalho da IX Região (2005). Pós-Graduado em Processo Civil pelo IBEJ – Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (2000). Bacharel em Direito pela UTP – Universidade Tuiuti do Paraná (1998). Bacharel em Administração de Empresas pela UP – Universidade Positivo (1995).Professor nos Cursos de Pós Graduação da Ematra IX – Escola da Magistratura do Trabalho da Nona Região (Paraná). da PUC/PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná; da Universidade Positivo – UP, do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul – ISAE e da ABDConst – Academia Brasileira de Direito Constitucional. Membro do Conselho Fiscal da AATPR – Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Presidente do Conselho de Administração do IMT – Instituto Mundo do Trabalho. Coordenador do Conselho de Relações Trabalhistas da ACP -Associação Comercial do Paraná. Sócio-Fundador da Célio Pereira Oliveira Neto Advogados

Daniele Lucy Lopes de Sehli

Docentes

Possui mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: acidente de trabalho, trabalho, assédio, contrato de trabalho e dano moral

Dinaura Godinho Pimentel Gomes

Docentes

PÓS- DOUTORA EM DIREITO pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC/SP (2003). DOUTORA EM DIREITO SINDICAL E DIREITO DO TRABALHO pela UNIVERSIDADE DEGLI STUDI DI ROMA – ITÁLIA (1986). O diploma correspondente foi devidamente revalidado pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP (1988). PÓS-GRADUADA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP, em ECONOMIA DO TRABALHO (2009). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1974). JUÍZA DO TRABALHO (aposentada) – Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (1992-2009). PROFESSORA UNIVERSITÁRIA, com experiência docente em diversas Instituições de Ensino Superior (UEL/PR-Londrina, PUC/PR-Londrina, PUC/Curitiba, ABDCONST/PR-Curitiba, UNIFIL/PR-Londrina, Faculdades Londrina/PR-Londrina), nos níveis de graduação e pós-graduação estrito e lato sensu, nas disciplinas Direito do Trabalho, Direito Sindical, Direito Constitucional do Trabalho, Direitos Humanos aplicados nas relações individuais e coletivas de trabalho e Direito Processual do Trabalho. É MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA PARANAENSE DE DIREITO DO TRABALHO com sede na Faculdade de Direito da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES DE LONDRINA. 

Francielli Morêz Gusso

Docentes

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelas Faculdades Integradas do Brasil (2010) e em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide – Sevilla, Espanha (2013). Doutoranda em Ciências Jurídicas e Políticas pela pela Universidad Pablo de Olavide – Sevilla, Espanha. Advogada e Sócia Fundadora da Gusso & Morêz Advogados Associados. Professora do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Professora Convidada da Especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos – Ministério da Justiça. Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR. Pesquisadora do Núcleo de Direito Internacional da PUCPR (Grupo de Estudos em Conflito de Leis no MERCOSUL e Direito da Integração Socioeconômica). Atua academicamente nos seguintes temas: Direito Internacional Público, Liberdade Religiosa, Direito Internacional Humanitário, Direito Islâmico e Propriedade Industrial. Atua profissionalmente em Direito Civil (Responsabilidade Civil, Obrigações, Direito de Família).

Gilberto Sturmer

Docentes

Advogado e Parecerista. Conselheiro Seccional da OAB/RS (2013/2015). Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (SATERGS). Titular da Cadeira nº 100 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Titular da Cadeira nº 4 e Fundador da Academia Sul-Riograndense de Direito do Trabalho. Presidente da Academia Sul-Riograndense de Direito do Trabalho (2018/2020). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Sevilla (Espanha) (2014). Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação – Especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador do Núcleo de Direito Social da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Titular de Direito do Trabalho nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) na mesma Escola. Tem como principais áreas de atuação, o Direito Individual do Trabalho e o Direito Coletivo do Trabalho, e como principal linha de pesquisa, a Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito do Trabalho.

Gustavo Pereira Farah

Docentes

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1999), graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Positivo (2006), Mestrado em Socioloia Jurídica pelo Instituto Nacional de Sociologia Juridica – IISJ, Oñati – Espanha (2000), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2006). Professor de Direito do Trabalho da PUC-PR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito material e processual do Trabalho.

José Affonso Dallegrave Neto

Docentes

José Affonso Dallegrave Neto obteve o título de Mestre em Direito, em 1998, e de Doutor em Direito, em 2002, ambos pela Universidade Federal do Paraná. Em 2017 obteve o título de Pós-Doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor convidado de inúmeras instituições de ensino no Brasil e nas Universidades de Lisboa, Nova e Clássica. Também leciona na Escola da Magistratura Trabalhista do Paraná e no Curso à Distância CERS. Advogado sócio-fundador do escritório DALLEGRAVE NETO – ADVOCACIA TRABALHISTA é autor e co-autor de 32 obras jurídicas, mais de 100 artigos publicados em periódicos, jornais e revistas e mais de 250 participações em congressos, seminários e cursos em boa parte dos Estados da Federação. Recebeu 2 prêmios honoríficos do TRT da 8a. e da 23a. Região. Em 2015 recebeu do TST a insígnia no grau Comendador. Atua na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. Conselheiro Geral para a gestão 2017/2019 da Associação dos Advogados Trabalhista do Paraná – AATPR. É membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artistico-cultural são: SISTEMA JURÍDICO, PÓS-MODERNIDADE, CONSTITUIÇÃO, NORMA TRABALHISTA, MUNDO DO TRABALHO, CONTRATO DE TRABALHO, DANO MORAL, RESPONSABILIDADE CIVIL E REFORMA TRABALHISTA.

Mestre

Juliana Ferreira Montenegro

Docentes

Doutoranda em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Direito e Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito e Negociação Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Direito pela PUCPR, Bacharel em Administração e Comércio Exterior pela Universidade Federal do Paraná. Professora da PUCPR. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Constitucional e Direitos Humanos Fundamentais. Membro do Comissão de Direito Internacional da OAB no Estado do Paraná. Pesquisadora do CNPQ e advogada.

Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira

Docentes

Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira atualmente é Doutorando em Direito pela Universidad Rey Juan Carlos (Madrid/Espanha). Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD, Vice-Presidente Científico da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD, Membro Titular da Academia Nacional de Direito Desportivo – ANDD, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP – Subseção Campinas e Coordenador do Núcleo Campinas da Escola Superior de Advocacia – ESA. É Subprocurador-Geral do STJD da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, Auditor Vice Presidente e Corregedor do STJD da Liga Nacional de Basquete – LNB, Auditor Vice Presidente e Corregedor do STJD da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV e Presidente do STJD da Confederação Brasileira de Badminton – CBBd. É Professor Convidado na PUC/SP – Cogeae, no Instituto Superior de Derecho y Economía – ISDE/Madrid (LL.M. in International Sports Law), no Master de Gestão Desportiva da FIFA/CIES/RFEF/URJC e no Master in Diritto e Organizzazione Aziendale dello Sport – Sports Law and Policy Centre, em Roma. 

Lincoln Zub Dutra

Docentes

Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná – PUCPR (previsão de conclusão em 2021). Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL (2017). Pós Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Advogado inscrito na OAB/PR sob número 65.048. Experiência em Direito Empresarial, Trabalhista, Cível e Societário. Experiência no meio Corporativo Empresarial. Com vivência no exterior, Miami/EUA (2000) e Vancouver/CA (2009). Professor Universitário (Universidade Católica de Santa Catarina). Professor no programa de Pós Graduação da Universidade Católica de Santa Catarina (Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul). Professor no programa de Pós Graduação da UNIVILLE. Professor no programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Paraná – PUCPR. Professor no programa de Pós Graduação da Faculdade Estácio. Professor no Ordem Mais Ordem Mais Curso Preparatório para Concursos Públicos.

Luiz Eduardo Gunther

Docentes

Pós-Doutor em Direito pela PUC-PR (2015). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). Graduado em Direito e em História pela Universidade Federal do Paraná (1977). Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. Tem experiência em: Direito Internacional do Trabalho. Direito Sindical e Coletivo do Trabalho. Tutela dos Direitos de Personalidade na Atividade Empresarial. Crise da Jurisdição: Efetividade e Plenitude Institucional. Autor de diversas obras na área do Direito do Trabalho. Poeta nas horas vagas, com diversos livros publicados. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do Conselho Editorial do Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade, do Centro de Letras do Paraná e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Orientador do Grupo de Pesquisa que edita a Revista Eletrônica do TRT9

Mestre

Marco Aurelio Guimaraes

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Atualmente é auxiliar de ensino da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e advogado trabalhista no escritório Hasson Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Processo do Trabalho.

Miriam Olivia Knopik Ferraz

Docentes

Doutoranda em Direito pela PUCPR (bolsista PROSUP). Mestre pela PUCPR. Especialista em Direito Constitucional pela ABDCONST. Pós-graduanda Legal Tech: Direito, Inovação e Start Ups pela PUC Minas. Editora Adjunta da Revista da ABDCONST. Membro Núcleo de Estudos de Pesquisas em Tributação, Complexidade e Desenvolvimento e do Grupo de pesquisa Análise Econômica do Direito da PUCPR. Membro da Comissão de Igualdade Racial e da Verdade da Escravidão Negra da OABPR. Desenvolve pesquisa na área de Direito Constitucional e Direito ao/do Trabalho 

Nadia Regina de Carvalho Mikos

Docentes

Doutora em Direito pela PUC/PR. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP. Membro do Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Sócio-Econômico – NEATES. Coordenadora do Comitê de Relações do Trabalho do Instituto Mundo do Trabalho – IMT. Associada à Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Palestrante. Articulista. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho na PUC/PR. Professora nos Cursos de Pós-Graduação de Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Ciências Penais, Processo Civil e Mediação e Arbitragem na PUC/PR . Orientadora de monografias de conclusão de curso de Especialização na Escola da Magistratura do Trabalho no Paraná e do Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC/PR. Gestora Acadêmica (1991 a 2016). Membro da 5a. Turma e da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.PR. Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR. Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ Seção do Paraná. Sócia Diretora no Escritório Célio Neto Advogados.Autora dos livros: Dano Extrapatrimonial Laboral (Editora Juruá, 2018) e Critérios de Indenização do dano moral laboral(Classica, 2012).

Rafael Mosele

Docentes

Latin Legum Magister em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas.Especialista em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário Curitiba. Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo.Sócio Owner da Área Consultiva de Celio Neto Advogados. Experiência de mais de dez anos na Advocacia Empresarial. Professor de Direito do Trabalho e de Processo do Trabalho na Faculdade Pinhais – FAPI/PR. Professor no Curso de Especialização em Direito do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Membro do Comitê de Relações do Trabalho do Instituto Mundo do Trabalho. Palestrante.

 

Sandro Lunard Nicoladeli

Docentes

Doutor (2016) e Mestre (2004) em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor-adjunto nas disciplinas de Prática Jurídica Trabalhista e Direito Sindical na Universidade Federal do Paraná. Docente convidado nos cursos de pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Associação Brasileira de Direito Constitucional(ABDCONST) e Escola Superior da Advocacia (ESA-OAB/PR). Especialista em relações de trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha/Espanha (2011/2013). Integrou o corpo técnico da delegação brasileira na 103a. e 104a. Conferência Internacional do Trabalho da OIT em Genebra/Suiça. Publicou as seguintes obras: I) “Direito e autogestão: a solidariedade como elemento indutor de uma outra economia”: (2009 – Instituto Memória) – trabalho transversal sobre ciência jurídica, economia solidária, políticas públicas; II) “Elementos de Direito Sindical – brasileiro e internacional: diálogos, (in)conclusões e estratégias possíveis.(2017 – Editora LTr). Co-autor e organizador: I) “O Direito Coletivo, a Liberdade Sindical e as Normas Internacionais. Vols. I e II (2013. Editora LTr); II) “Motorista Profissional – aspectos críticos e apontamentos de inconstitucionalidade a Lei 13103/2015: com remissões à Lei 12619/2012″ – (3ª edição/2018 – Editora LTr); III)”Financiamento Sindical no Brasil: reflexões sociojuridicas e o curioso caso da MP 873/2019” – (2019 – Editora RTM). É presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR (2019) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (2017).

Análise Econômica do Direito

Carga horária: 12 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Direito Coletivo do Trabalho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Constitucional do Trabalho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Individual do Trabalho I

Carga horária: 48 | Crédito: --

Direito Individual do Trabalho II

Carga horária: 48 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Aplicada para o TCC

Carga horária: 12 | Crédito: --

Processo do Trabalho I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processo do Trabalho II

Carga horária: 36 | Crédito: --

Relações de Trabalho e Outros Ramos

Carga horária: 36 | Crédito: --

TCC Direito e Relações do Trabalho

Carga horária: -- | Crédito: --

Temas Contemporâneos – Arbitragem

Carga horária: 12 | Crédito: --

Temas Contemporaneos – Coaching para Liderança

Carga horária: 12 | Crédito: --

Temas Contemporâneos – Learning Agility

Carga horária: 12 | Crédito: --

Temas Contemporâneos – Lgpd

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 670,00

Status

Tenho Interesse