Direito e relações do trabalho

Especialização / Pós-graduação

As mudanças provocadas pela Reforma Trabalhista exigem atualização técnica, estimulada pela reflexão e inovação. Os novos contornos ao mundo do trabalho são apresentados pelos maiores nomes do Direito do Trabalho, com abordagem de temas como Compliance, LGPD, Advocacia Consultiva e Preventiva, Arbitragem e Novos Modelos Contratuais, além da análise de outras áreas de atuação. Inclusive com oportunidade de experiência de internacionalização, proporcionada pela oferta de curso de extensão na Universidade La Sapienza (Roma, Italia).

Por que fazer na PUCPR?

O curso, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, proporciona ao estudante a competência para analisar, de modo crítico, a capacitação para o exercício cotidiano empresarial, ampliando as perspectivas gerenciais, ou seja, o uso de instrumentos assertivos para a aplicação de soluções às demandas e necessidades da atividade empresarial.

O curso se destina aos profissionais do direito já formados (advogados, juízes, promotores, etc) e que estejam concluindo a graduação. Por seu aspecto multidisciplinar abrange ainda os diversos profissionais que atuam na área empresarial como administradores, contadores e economistas, e empresários em geral desde que possuam diploma superior.

Perfil do Egresso

O curso de Direito e Relações do Trabalho atende uma demanda das organizações, ou seja, um profissional que, de modo crítico, orienta em relação entre o empresário, empregados, empresa e mercado. Em outras palavras, ele formula a capacitação para o exercício cotidiano, ampliando as perspectivas gerenciais.

Mercado de Atuação

O contexto atual dos negócios é marcado pela elevada complexidade e concorrência. Por isso, as organizações precisam, constantemente, trabalhar de modo eficiente, inclusive no que se refere às questões legais. Neste sentido, a atuação do profissional de Direito e Relações do Trabalho tem elevada importância. Além de poder desenvolver suas atividades em escritórios de advocacia, o profissional da área poderá atuar também em Sindicatos, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Instituições de Terceiro Setor.

Nadia Regina de Carvalho Mikos

Doutora em Direito pela PUC/PR. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP. Membro do Núcleo de Estudos Avançados em Direito do Trabalho e Sócio-Econômico – NEATES. Coordenadora do Comitê de Relações do Trabalho do Instituto Mundo do Trabalho – IMT. Associada à Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Palestrante. Articulista. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho na PUC/PR. Professora nos Cursos de Pós-Graduação de Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Ciências Penais, Processo Civil e Mediação e Arbitragem na PUC/PR . Orientadora de monografias de conclusão de curso de Especialização na Escola da Magistratura do Trabalho no Paraná e do Curso de Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC/PR. Gestora Acadêmica (1991 a 2016). Membro da 5a. Turma e da Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.PR. Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR. Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ Seção do Paraná. Sócia Diretora no Escritório Célio Neto Advogados.Autora dos livros: Dano Extrapatrimonial Laboral (Editora Juruá, 2018) e Critérios de Indenização do dano moral laboral(Classica, 2012).

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Até 14 meses