Direção de arte e processos criativos
Novo

Especialização / Pós-graduação

A direção de arte e os processos criativos são importantes ferramentas de branding e estão em todas as comunicações e materiais promocionais em mídias on e off-line, além de expandir a sua atuação a outros documentos e materiais como meio de sustentação da marca.
O curso de Direção de Arte e Processos Criativos tem como objetivo atualizar conceitos, metodologias e técnicas, desenvolver o pensamento criativo, além de apresentar novas soluções relevantes para o desenvolvimento e diferenciação do diretor de arte em relação ao mercado de comunicação publicitária, com foco na produção prática e construção de portfólio.

Por que fazer Direção de Arte e Processos Criativos na PUCPR?

Reconhecida como uma das melhores instituições de ensino do Brasil, a PUCPR desenvolve cursos alinhados às novas tecnologias e demandas do mercado profissional, sustentados pela experiência de mais de 60 anos de ensino.
O curso de Direção de Arte e Processos Criativos é um desses exemplos. Construída com base em 4 eixos estruturais, a especialização desenvolve o diretor de arte para atuar de forma propositiva, tendo visão sistêmica sobre os processos e o negócio. O eixo de Economia Criativa está focado no desenvolvimento de soft skills necessárias para a atuação estratégica e inovadora, como design thinking e inteligência emocional. As disciplinas do eixo de Portfólio fomentam a criatividade e produção por meio de projetos inovadores em diferentes linguagens e meios de aplicação. O terceiro eixo, Expertise, explora narrativas e técnicas experimentais, visando a expansão do repertório pessoal. Para completar, o eixo de Negócios proporciona uma avaliação da produção pela experiência e senso crítico do público-alvo, a fim de desenvolver as habilidades necessárias para preparar o diretor de arte para o mercado.

Profissionais das áreas de comunicação, design e artes que atuem ou desejem atuar como diretores de arte em agências de publicidade, estúdios de design e branding, bureaus de criação, setores internos de comunicação e marketing em empresas, bem como designers freelancers ou empreendedores.

Mercado de atuação

O egresso do curso de Direção de Arte e Processos Criativos da PUCPR é um profissional habilitado para atuar como diretor de arte, demonstrando criatividade na utilização de diferentes linguagens e meios, buscando a inovação e experimentação, levando em conta a viabilidade e perfil do público-alvo. Além de ter visão empreendedora desenvolvida pelos conceitos de economia criativa, conhecimento de diferentes técnicas e linguagens e mindset voltado à metodologia ágil para desenvolvimento e ampliação de portfólio na área de criação.

Rafael de Oliveira Andrade

Aguilar Selhorst Junior

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Claudio Thiele Machado da Fonseca

Designer formado pela PUCPR e CEFET-PR, com Pós Graduação em Design de Embalagens pela UTFPR. Atua na área desde 1995, com foco em Branding e Design Estratégico, tendo realizado trabalhos para grandes empresas como Renault, SEBRAE, GVT, New Holland, Brookfield, Paganini, Electrolux entre outras. Atualmente é Diretor de Criação na Editorial Design ? empresa com mais de 20 anos no mercado ? e professor nos cursos de graduação e pós graduação em Design da PUCPR.

Dario Giordano Caldas

Fabio Muniz

Fernanda Brandalise Bogoni

Guilherme Caldas dos Santos