CCURSOS

Design educacional

Especialização / Pós-graduação

A proposta do curso é aprofundar os conhecimentos ancorados numa consciência investigativa, que desenvolvam uma abordagem complexa a respeito da educação; consolidar uma rede de aprendizagem, por meio do diálogo, para a troca de experiências e informações que ajudem a compreender as tecnologias educacionais; criar e desenvolver recursos educacionais digitais adequados para a educação deste século; gerenciar e elaborar projetos de design educacional para cursos mediados pelas tecnologias digitais; participar de grupos interdisciplinares, na estruturação de projetos de aprendizagem, buscando comunicar-se com os diversos profissionais que compõem a equipe de produção do projeto pedagógico.

Público Alvo

Educadores, comunicadores e designers que desejam se especializar no gerenciamento, planejamento e desenvolvimento de recursos educacionais para o ensino presencial, on-line ou híbrido.

Mercado de atuação:

O designer educacional atua na criação e no desenvolvimento de projetos educacionais, mediados pelas tecnologias digitais, sua função é criar e desenvolver projetos e recursos educacionais que viabilizem a mediação presencial, on-line e híbrida. Com a difusão das novas tecnologias, a educação tem assumido um papel ainda mais crucial de não apenas incorporá-las nas práticas educacionais, mas de criar essas tecnologias de forma adequada às finalidades pedagógicas.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Coordenação

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Edna Liz Prigol

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jacques de Lima Ferreira

Docentes

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes

Luciane Hilú

Docentes

Marcus Vinicius Brudzinski

Docentes

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e especialização em Marketing pela FAE Bussiness School (2002-2003). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design Digital e Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: ilustração, cenário, audiovisual, animação, desenho e editoração eletrônica.

Marilda Aparecida Behrens

Docentes

Patricia Lupion Torres

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

rafael-augusto-camargo

Rafael Augusto Camargo

Docentes

Possui graduação em Design Gráfico Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), Pós-graduação em Gestão do Design e Mestre em Educação. Ilustrador Membro da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Vencedor do Salão Internacional de Desenho para Imprensa – Porto Alegre. 2009. Atualmente publica no Jornal Gazeta do Povo, Caderno Rascunho. Também desenvolve o Projeto Super Normais – Temática de Tiras em Quadrinhos como ferramenta de Educação Inclusiva. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na disciplina de Ilustração e Projeto Experimental. Trabalhos publicados nas revistas Super Interessante, Mundo Estranho, FolhaOnLine, Editoras Abril, Moderna e Richmond. Participante do IDDS Amazon 2016 – Integrante da rede IDIN – International Development Innovation Network (MIT). Voluntário na Comunicação (VCC – Venue Communication Center) – Paralimpíadas Rio 2016 Facilitador Visual TEDx Paris 2017 e TEDx Blumenau

Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Docentes

Rodrigo Freese Gonzatto

Docentes

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Competência Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Complexidade e Transdisciplinaridade: Estratégias Didático-Pedagógicas-Tecnológicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Educacional: Projeto de Recursos Educacionais Digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking para Educadores

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ensino On-line e Híbrido

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Hard Skills e Soft Skills

Carga horária: 24 | Crédito: --

Mapping e Infografismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Contexto da Educação no Século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Produção de Vídeo como Recursos Educacionais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Recursos Educacionais Abertos e Creative Commons

Carga horária: 24 | Crédito: --

Storytelling e Processos Criativos de Roteirização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas