A proposta do curso é aprofundar os conhecimentos ancorados numa consciência investigativa, que desenvolvam uma abordagem complexa a respeito da educação; consolidar uma rede de aprendizagem, por meio do diálogo, para a troca de experiências e informações que ajudem a compreender as tecnologias educacionais; criar e desenvolver recursos educacionais digitais adequados para a educação deste século; gerenciar e elaborar projetos de design educacional para cursos mediados pelas tecnologias digitais; participar de grupos interdisciplinares, na estruturação de projetos de aprendizagem, buscando comunicar-se com os diversos profissionais que compõem a equipe de produção do projeto pedagógico.
Educadores, comunicadores e designers que desejam se especializar no gerenciamento, planejamento e desenvolvimento de recursos educacionais para o ensino presencial, on-line ou híbrido.
Mercado de atuação:
O designer educacional atua na criação e no desenvolvimento de projetos educacionais, mediados pelas tecnologias digitais, sua função é criar e desenvolver projetos e recursos educacionais que viabilizem a mediação presencial, on-line e híbrida. Com a difusão das novas tecnologias, a educação tem assumido um papel ainda mais crucial de não apenas incorporá-las nas práticas educacionais, mas de criar essas tecnologias de forma adequada às finalidades pedagógicas.
Este curso pode conter até 20% da sua carga horária de disciplinas, aulas ou interações online.
Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde – Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Mediação Pedagógica.
Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital
Professor adjunto do curso de Design Digital na Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba. Doutor (2018) e Mestre (2014) em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Especialista (2010) em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens. Bacharel (2008) em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.