CCURSOS

Design e tendências: Coolhunting

Especialização / Pós-graduação

O mercado busca novas lideranças capazes de explorar o novo e a mudança constante de modelos e formas de fazer. Esse curso surgiu para capacitar profissionais focados nas pessoas e na criação de valor para fazer a diferença no mercado e na sociedade, por meio de seus negócios, desenvolvendo uma economia, um ambiente e uma sociedade melhores.

A Especialização em Design de Tendências: Coolhunting é um programa composto por três percursos essenciais: Formação em Economia Criativa, Mercado do Design e Design de Tendências: Coolhunting, ao longo dos quais são abordadas atividades produtivas que têm como processo principal gerar um produto, bem ou serviço, bem como estratégias comerciais e de empreendedorismo e gestão para prática profissional, consolidadas por um sprint de aplicação prática.

Por que fazer Design e Tendências Coolhunting na PUCPR?

Com metodologia inovadora e diferenciada, professores qualificados e com grande experiência na área de Design de Tendências: Coolhunting, o curso é estruturado em módulos que trabalham de forma inovadora em estratégias, produtos, sistemas ou projetos, exercitados em atividades práticas que buscam soluções para problemas reais.

Público Alvo

Pessoas criativas, com espírito investigativo e empreendedor que estão constantemente em busca de novidades. Profissionais e graduados em Design (Gráfico, Digital, Moda e Produto), Arquitetura, Relações Públicas, Jornalismo, Artes Plásticas, Fotografia, Gestores de Empresas, Gastronomia, entre outros.

Mercado de atuação

O especialista em Design e Tendências: Coolhunting está apto para trabalhar com ferramenta de estruturação de ideias e novos modelos de negócio, de serviços e de atendimento a necessidades.

Mestre

Camila Ferreira da Costa Teixeira

Coordenação

Graduada em Design na modalidade Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005), Especialista em Moda e Gestão pela Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau (2007), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos de Moda, atuando no ensino nos seguintes temas: projeto de moda, modelagem e moulage, produção de moda, história da moda, vitrinismo e tendências.

Mestre

Aguilar Selhorst Junior

Docentes

Especialista em Endodontia (UFPR), Mestre em Endodontia (CPO SL Mandic – Campinas), Doutor em Endodontia (PUCPR). Professor Assistente do Curso de Odontologia da PUCPR.

Mestre

Camila Ferreira da Costa Teixeira

Docentes

Graduada em Design na modalidade Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005), Especialista em Moda e Gestão pela Faculdade de Tecnologia SENAI Blumenau (2007), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos de Moda, atuando no ensino nos seguintes temas: projeto de moda, modelagem e moulage, produção de moda, história da moda, vitrinismo e tendências.

Clarissa Biolchini

Docentes

Claudio Thiele Machado da Fonseca

Docentes

Daniela Gomes Nogueira

Docentes

Mestre

Dario Giordano Caldas

Docentes

Dario Caldas é bacharel em Ciências Sociais (FFLCHUSP) e mestre em Comunicações (ECA-USP). Especializouse em tendências com cursos realizados no IFM – Institut
Français de la Mode (Paris) e na Domus Academy (Milão).
Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais
(ODES), consultoria em inteligência estratégica e consumer
insights, referência em pesquisa e análise de tendências de
comportamento, sociedade e consumo. Dirigiu estudos de
mercado e projetos para empresas como Deca, Wella,
Grupo Globo, L’Oréal Paris, Johnson & Johnson, Lojas
Renner e Coca-Cola do Brasil, entre outras. Tem 30 anos de
carreira acadêmica, especialmente em pós-graduação e educação corporativa. Atua
também como palestrante e tem 5 livros publicados: Vestígios do Futuro: Estilos de vida,
consumo e tendências (ODES, 2017); A Reinvenção do Tempo: Aceleração e
desaceleração na sociedade e no consumo (ODES, 2014, e-book); Observatório de Sinais:
Teoria e prática da pesquisa de tendências (Senac Rio, 2004; ODES, 2014 em e-book);
Universo da Moda (Anhembi Morumbi, 1999; ODES, 2013 em e-book); e Homens:
Comportamento e mercado (Senac São Paulo, 1997, organizador)

Mestre

Gabriela Garcez Duarte

Docentes

Professora no curso de Design da PUCPR e experiência como designer de moda e empreendedorismo. Doutoranda em Design (UFPR), Mestre em Moda, Cultura e Arte (SENAC -SP), bacharel em Design Gráfico (UFPR) e técnica em Estilismo e Confecção Industrial (SENAI-PR). Já atuou com figurino publicitário, produção de moda, produção de eventos e buying. Possui pesquisa diversificada sobre temas como streetwear, subculturas, design estratégico e green economy. Atualmente também presta consultoria sobre posicionamento de marcas de moda.

Mestre

Helcio José Prado Fabri

Docentes

HÉLCIO JOSÉ PRADO FABRI: Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e especialização em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (1999). É Mestre em Comunicação e Linguagens pelo PPGCOM/UTP da Universidade Tuiuti do Paraná (2009) na linha de pesquisa de Processos Mídiáticos e Práticas Comunicacionais e Doutorando em Comunicação e Linguagens pelo mesmo programa com pesquisa em desenvolvimento na linha de Estudos de Cinema e Audiovisuais. É integrante do Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais, do PPGCOM/UTP. Tem experiência profissional na área de Desenho Industrial, com ênfase em design de produtos, design de embalagens, branding, merchandising, marketing e gestão. Atuou desde sua graduação em escritórios de design em Curitiba desenvolvendo projetos e gestão de equipes interdisciplinares para instituições públicas e privadas em todo o Brasil, principalmente indústrias relacionadas aos segmentos de mercado de mobiliário, alimentos, cooperativismo e prestação de serviços. Desde 2004 atua na docência dos cursos de Design de Produtos, Design Gráfico e Design de Moda, com ênfase em unidades curriculares relacionadas à Metodologia Projetual, Projetos e Gestão do Design, tanto em cursos de graduação como pós-graduação Latu Sensu de instituições locais ou regionais (Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Devido à formação transdisciplinar, desenvolve interesse e práticas de investigação científica, individual ou coletiva, nas áreas de Design, inovações tecnológicas, cultura, consumo, sustentabilidade, economia criativa, mídias, produção de sentido e representação da informação. Estas características contribuem para o estímulo do aprendizado docente por meio da construção do conhecimento e análise crítica de conteúdos técnicos e científicos bem como as práticas de atuação do profissional de Design no contemporâneo.

Paula Foletto Abbas

Docentes

É consultora em design estratégico, como foco em insights de consumo, estudos de futuro e estratégias para inovação. Professora nas áreas de Gestão Estratégica do Design, Inovação e Coolhunting na PUC, UEL e ISAE/FGV. Pós-graduada em Marketing pela FAE Business School e Mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Barcelona – Espanha. Em seus trabalhos utiliza amplamente ferramentas de Design Thinking e Pesquisa de Tendências, desenvolvendo metodologias especiais para cada caso e cliente, sempre com foco na maximização da experiência do usuário e na inovação inteligente. Atende grandes marcas como Grupo Boticário, Arauco do Brasil, Grupo Marista, Positivo Tecnologia, Berneck, Sebrae, FIESC, Volvo, entre outros. Sócia Diretora da ThinkRoom, empresa cujo propósito é discutir a essência das motivações humanas, impulsos de consumo e o futuro das próximas gerações.

Coolhunting

Carga horária: 24 | Crédito: --

Criatividade e resolução de problemas – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking (metodologia)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo e Inovação – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Online | Crédito: --

Fundamentos do Design de Serviços

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos do Design Estratégico

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência emocional para tomada de decisão

Carga horária: 24 | Crédito: --

Macro e Microtendências de Consumo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Monitoramento de Tendências

Carga horária: 24 | Crédito: --

Squad (situação problema do coolhunting)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Squad (situação problema em tendências)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Squad (situação problema na Economia Criativa) – Slash

Carga horária: 12 | Crédito: --

Squad (situação problema no mercado do design)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Tendências: Acessórios, Corpo e Moda

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tendências: Tecnologia, Música e Gastronomia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tendências: teoria e conceitos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Belas Artes

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 700,00

Status

Inscrições abertas