CCURSOS

Bilinguismo

Especialização/Pós-graduação

A Pós-Graduação em Bilinguismo da PUCPR visa capacitar profissionais para atuar com a educação bilíngue em todas as etapas, desde a compreensão histórica desta modalidade de ensino, até a implantação ou incorporação em projetos pedagógicos já consolidados. Metade das disciplinas é lecionada em língua inglesa para que o especialista se torne apto a atuar com o bilinguismo na sua integridade.

Por que fazer na PUCPR?

O corpo docente é formado por profissionais atuantes na área bilíngue, o que permite contemplar os aspectos teóricos e práticos durante as aulas. Na Pós-Graduação em Bilinguismo todos os módulos seguem uma metodologia de aprendizagem ativa, que prepara os futuros especialistas para refletirem sobre o contexto em que atuam e resolverem problemas reais e complexos da profissão.

Público Alvo

Esta especialização é pensada para profissionais de educação que buscam aprimoramento na área linguística e aqueles que já atuam com línguas, mas gostariam de maior conhecimento sobre a perspectiva educacional. Também atende profissionais que queiram ampliar o conhecimento na área de Bilinguismo, além de professores, pedagogos, coordenadores, diretores que já atuam em contextos bilíngues.

Perfil do Egresso

A Pós-Graduação em Bilinguismo capacita o profissional de forma ampla, trabalhando os conhecimentos em linguística e educação de forma geral, e de bilinguismo, de maneira específica. O especialista se torna capaz de compreender os processos de ensino-aprendizagem e suas especificidades em contextos bilíngues, a implantação e avaliação desta modalidade e novas formas de ensinar.

Mercado de Atuação

Saber uma língua estrangeira, especialmente o inglês, já é uma necessidade para aqueles que buscam melhores colocações no mercado de trabalho, em um mundo globalizado. É nesse contexto que o ensino bilíngue e, consequentemente, os profissionais especializados nesta modalidade de ensino se destacam, preparando os cidadãos ainda pequenos para uma possível internacionalização.

Karina Aires Reinlein Fernandes Couto D

Coordenação

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UFPR (2017-2021). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica do Paraná (2010). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Metodologia da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado na Graduação de Letras. É coordenadora da Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução, na qual leciona a disciplina de Avaliação em Língua Inglesa e Metodologia Científica. Também coordena o curso de Especialização em Tradução e em Bilinguismo na PUCPR. Foi coordenadora adjunta do Puc Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada na Língua Inglesa. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI e formação de professores.

Adelita Martinez

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), possui especialização em administração Escolar e pós graduação em Psicopedagogia. Estudou na Long Island University (NY): American Culture and English as Second Language. Child Psychology pela Penn Foster University. Desenvolveu projetos e materiais pedagógicos na área de Informática Educacional no Colégio Koelle de Rio Claro, SP. Foi professora regente de turma por 8 anos na International School of Curitiba. Coordenou a implantação da Maple Bear Canadian School em Curitiba. Coordenadora pedagógica do Programa Bilíngue no Colégio Dom Bosco em 3 sedes, desde a implantação em 2011. Desenvolveu e coordenou o Curso de Pós-Graduação: Formação de professores para escolas Bilíngues pela Faculdade Dom Bosco. Presta assessoria pedagógica, escreve artigos e ministra cursos e palestras pela APPLY – Assessoria Pedagógica Bilingue.

Angela Mari Gusso

Docentes

Formada em Letras Português (1976) , possui mestrado (1996) e doutorado em Letras (2011), ambos na área de concentração de Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna, letramento e gêneros textuais.

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Candida Regina Palma

Docentes

Possui mestrado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2017) e graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2011). Atualmente é estudante pesquisadora da Universidade Federal do Paraná e revisora/tradutora de inglês no Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica da UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Bilíngue e Desenvolvimento de Material Didático de língua inglesa. Entre seus livros publicados pode-se citar as coleções Keys e Keys Conecte (Saraiva), Heads Up (Saraiva) e Forward (Pearson).

Doutor

Cauê Krüguer

Docentes | Lattes

É graduado e licenciado em Ciências Sociais e bacharel em Artes Cênicas, com experiência na área de Antropologia, Sociologia e Teatro, com ênfase em Antropologia e Sociologia da Arte e Estudos da Performance. Tem Mestrado em Antropologia Social e Doutorado em Sociologia e Antropologia.

Denise Akemi Hibarino

Docentes

Possui graduação em Letras- Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Letras pela mesma instituição(2004) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professora substituta de Língua Inglesa no SEPT-UFPR (Setor de Educação Profissional e Tecnológica). Tem experiência no ensino de língua inglesa em instituto de idiomas, centros de línguas, escola internacional, cursos de extensão e ensino superior. Seus interesses giram em torno dos seguintes temas na área da linguística aplicada: formação inicial e continuada de professores de língua inglesa, políticas linguísticas, multiletramento e letramento crítico.

Elizabeth Carvalho da Veiga

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid (2003). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e co-editora da Revista Psicologia Argumento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, aprendizagem, inteligências múltiplas, psicopedagogia e teoria modular da mente.

Evelise Maria Labatut Portilho

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1976). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos. Mestrado em Educação pela PUCPR (1995). Doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015). Professora Titular do Programa Strcto Sensu em Educação, do Curso de Pedagogia e licenciaturas da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente e das pesquisas: Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada de Professores e Aprendizagem e Conhecimento na Identidade Profissional do Pedagogo, estabelecendo parcerias com diferentes instituições de ensino no Brasil e no exterior. Conselheira e Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde exerceu diferentes atividades. Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da PUCPR desde 1990. Responsável pela tradução e validação para o Brasil do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), Coautora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem para crianças, do Questionário Portilho/Banas de Estilo de Ensino e do CHAEA Junior de Estilos de Aprendizagem para adolescentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estilos e estratégias de aprendizagem e ensino, metacognição, avaliação, formação profissional de professores e psicopedagogos, construção de instrumentos pedagógicos e psicopedagógicos. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação. Palestrante em universidades, escolas (rede pública e privada) e eventos científicos.

Graziella Araujo de Oliveira Lapkoski

Docentes

Licenciada em Letras Português / Inglês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel em Letras Inglês, com ênfase em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como docente na Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER, no Centro de Línguas da Universidade Tuiuti do Paraná – CELINT, no Centro de Línguas e na graduação em Letras na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e no CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR. Atualmente é professora do curso de Letras Português/Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Janice Cristine Thiel

Docentes

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1984), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989), Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-Doutorado em Letras pela UFPR (2018). Possui ainda Especialização (Lato Sensu) em História Contemporânea e Relações Internacionais pela PUCPR (2016). Atualmente é professora titular, da área de Letras, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como professora do Mestrado em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade de 2010 a 2012. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: alteridade, literatura indígena, literaturas de língua inglesa, leitura, multiletramento, tradução e estudos culturais

Karina Aires Reinlein Fernandes Couto D

Docentes

Doutoranda em Estudos Linguísticos na UFPR (2017-2021). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica do Paraná (2010). Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa, Metodologia da Língua Inglesa e Estágio Supervisionado na Graduação de Letras. É coordenadora da Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução, na qual leciona a disciplina de Avaliação em Língua Inglesa e Metodologia Científica. Também coordena o curso de Especialização em Tradução e em Bilinguismo na PUCPR. Foi coordenadora adjunta do Puc Idiomas no período de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada na Língua Inglesa. No momento está envolvida com pesquisas relacionadas à Internacionalização das IES, com ênfase no EMI e formação de professores.

Marisete Fontana Bolzani

Docentes

Graduada em Letras, com mestrado na área de Educação Internacional pela Universidade de Framingham (US). Formação na abordagem Reggio Emilia (Itália) e em técnicas para tornar o Aprendizado visível (Harvard). Psicopedagoga e Diretora de Educação Infantil.

Murilo Karasinski

Docentes

Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Filosofia (Ética em Perspectiva) também pela PUCPR. Mestrado em Filosofia, pela PUCPR, com enfoque nas implicações éticas do Pós-Humanismo. Doutorando em Filosofia pela PUCPR. Tem experiência na área de Direito Empresarial, Tributário e Aduaneiro. Na área acadêmica estuda as implicâncias da teoria Memética a partir das obras de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Susan Blackmore, bem como os desdobramentos do Pós-Humanismo e do Pós-Positivismo.

Priscila Ximenes Souza do Nascimento

Docentes

Graduada em Pedagogia (2006), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Planejamento e Gestão da Educação, da Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa: Teoria e prática da formação de professores, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Tem experiência na área de Educação Escolar, atuando nas etapas da educação Infantil, do ensino fundamental (anos iniciais) e em formações continuadas de professores e gestores da rede pública e privada de ensino na educação básica e nos cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas diversas) na educação superior. Foi assessora pedagógica de editoras de livros didáticos e atualmente é professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde atua nos cursos de graduação, compõe a coordenação pedagógica da Diretoria de Identidade Institucional e participa como coordenadora de área do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Integra o grupo de pesquisa Práxis Educativa: Dimensões e Processos (PUCPR) e a Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Práticas Docentes – RIPEFOR. Desenvolve estudos que sobre formação inicial e continuada de professores e sobre práticas pedagógicas na escola de educação básica e no ensino superior.

Rosane de Mello Santo Nicola

Docentes

Doutoranda em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, orienta a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

Tallyssa Izabella Machado Sirino Rezende

Docentes

Doutoranda em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, turma 2015-2018. Mestre em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa Linguagem literária e Interfaces Sociais, pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010).Graduada em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela UNIPAN – União Paramericana de Ensino de Cascavel (2009). Tem experiência no ensino de Língua Inglesa em cursos livres de idiomas e Língua Inglesa e Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do estado do Paraná e Língua Inglesa no Curso de Línguas da UNICENTRO. Foi professora colaboradora na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste, no Departamento de Letras, de 2014 a 2016. Atualmente é professora auxiliar de ensino 1, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora de língua inglesa no Colégio Nossa Senhora Medianeira, da Rede Jesuíta de Educação. Tem certificação de proficiência expedida pelo ESOL Examinations – University of Cambridge (CAE-Certificate in Advanced English e FCE- First Certificate in English). Orienta trabalhos de pesquisa na área de linguagem e identidade, feminismo interseccional e literatura marginal.

Valéria Mattos Kasim

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998) e Especialização em Educação Especial pelo Instituto de Ensino Superior Nossa Senhora de Sion (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento e como Formadora da SME e do PNAIC.

A Aprendizagem e o Bilinguismo

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Integração de Habilidades em Sala de Aula em Contextos Bilíngues

Carga horária: 24 | Crédito: --

A Tradução Pedagógica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Alfabetização e Letramento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aquisição de Segunda Língua em Contextos Bilíngues

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bilinguismo na Educação infantil

Carga horária: 12 | Crédito: --

Cultura, Linguagem e Interculturalidade

Carga horária: 12 | Crédito: --

Didática em Contextos Bilíngues

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Formação de Professores EMI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução ao Bilinguismo e Educação Bilíngue

Carga horária: 12 | Crédito: --

Leitura e Escrita em Escolas Bilíngues (Educação Infantil e Séries Iniciais)

Carga horária: 12 | Crédito: --

Letramentos Acadêmicos (content area literacy)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia Cientifica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Métodos e Técnicas Avaliativas para o Aprendizado Bilíngue

Carga horária: 24 | Crédito: --

Múltiplas Linguagens/Neurociência

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Bilinguismo no Brasil

Carga horária: 12 | Crédito: --

Planejamento e Implantação de Educação Bilíngue na Escola de Educação Básica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Produção de Textos Científicos

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC Bilinguismo

Carga horária: -- | Crédito: --

Tópicos em Linguística Aplicada: Prática Translíngue e Superdiversidade em Contextos Bilí

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 17 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Tenho Interesse