cookie __utmz não existe
CCURSOS

Big Data, Gestão de Dados e Analytics
Novo

Especialização / Pós-graduação

O Profissional da área de Big Data e Analytics desempenha papel vital nas organizações atualmente, atuando de forma direta na coleta, no processamento e no armazenamento de dados de diferentes fontes. Para fazer isso, ele precisa de um conhecimento profundo de SQL e outras soluções de banco de dados, como os NoSQL. Também, precisa estabelecer mecanismos de extração e análise de dados de Big Data, bem como promover o deployment de aplicações em sistemas baseados em nuvem, com alta disponibilidade e escaláveis. Neste contexto, o Curso de Especialização em Big Data, Gestão de Dados e Analytics está organizado em três principais eixos de formação. O primeiro explora soluções de Banco de Dados Relacionais e NoSQL, capacitando o estudante quanto ao projeto de soluções, administração e alta disponibilidade, com aulas práticas focadas em Banco de Dados Oracle, Cassandra, MongoDB e Redis. O segundo eixo tem como foco a gestão e extração de dados e analytics, com o desenvolvimento e uso de frameworks, técnicas de integração e ferramentas, como, por exemplo, com aulas práticas utilizando o Spark, Hadoop e PowerBI para business analytics, entre outras. Neste eixo, no módulo Huawei HCIA – Big Data, em função da parceria estabelecida com a empresa, o estudante terá o módulo baseado no currículo oficial da academia Huawei, permitindo que possa se preparar para a certificação correspondente, representando uma excelente oportunidade de qualificação adicional. Por fim, o terceiro eixo do curso explora o uso de tecnologias de virtualização, de containers e de plataformas de computação em nuvem para o deployment de aplicações, com destaque para o uso de mecanismos de orquestração de containers e da plataforma AWS, além de abordar questões legais de segurança e privacidade, também importante num momento que o profissional de dados precisa lidar com a aplicação da LGPD. IMPORTANTE: o curso é presencial, com aulas em laboratórios nas disciplinas técnicas, contudo, o estudante tem a possibilidade, se desejar, de assistir as aulas on-line remotamente ao vivo, junto com os que estão presencialmente na PUCPR, e executar as atividades práticas utilizando máquinas virtuais, simuladores e eventuais plataformas virtualizadas por meio do uso modelo HyFlex adotado com sucesso no período da pandemia. Informações: https://goo.gl/bRfrLP

Enquanto a realização dos encontros presenciais não for possível em função da pandemia da COVID-19, as disciplinas do curso serão ministradas de forma remota, por web conferência ao vivo, com atividades interativas entre os estudantes e professores, assim como ocorre em ambiente presencial. Você terá à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais.

Público-alvo

Profissionais de tecnologia da informação e comunicação, engenharia e áreas afins que tenham interesse em se especializar no desenvolvimento de projetos relacionados com Big Data em ambientes corporativos. Destina-se tanto a recém-formados quanto a profissionais atuantes no mercado de trabalho, no início ou em fase de consolidação de suas carreiras, quando o curso irá proporcionar atualização de conhecimentos ou aquisição de novas habilidades e competências dentro de sua área de atuação.

DOUTORADO

Ricardo Cassiano Nabhen

Coordenação

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR. Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Demetrios Konstandinos Orcas

Docentes

Formado pela universidade Mackenzie, pós graduado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com mais de 26 anos de ampla experiência nas áreas de TI, Telecomunicações e Educação, com atuação em diversas empresas de grande porte e alto destaque no mercado global. Participação em diversas startups de Data Centers na América Latina, gestão operacional de ambientes complexos e de alta criticidade, experiência em fusões e aquisições de empresas, governança corporativa e professor/orientador da pós graduação .

Docente Eduardo Kugler Viegas.

DOUTORADO

Eduardo Kugler Viegas

Docentes

Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui mestrado e doutorado em informática também pela PUCPR. Realizou parte de seu doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal. Ao longo de sua carreira, atuou no âmbito de sistemas distribuídos, com ênfase em segurança de sistemas, computação em nuvem, aprendizagem de máquina e big data. Seu trabalho resultou em registro de patente, e também na publicação de diversos artigos em conferências internacionais e periódicos em revistas de relevância mundial.

Docente Emerson Cabrera Paraiso.

DOUTORADO

Emerson Cabrera Paraiso

Docentes

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e doutorado em Computação – Université de Technologie de Compiègne – France (2005). Pesquisador Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária entre 2013 e 2015. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática. Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interação Humano-Computador, Mineração de Textos e Recuperação da Informação e Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de textos, processamento de linguagem natural e CSCW. Possui patentes registradas no INPI. Membro do Conselho Técnico-Científico de Sistemas e Computação do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná). Membro do Comitê Assessor da Ciência da Computação junto a Fundação Araucária. Membro da ACM, da IEEE, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e diretor da antena Brasil do consórcio Web Intelligence (www.ppgia.pucpr.br/wic-br). Coach da PUCPR na Maratona de Programação da ACM/SBC e Delegado da PUCPR na OBI (Olimpíada Brasileira de Informática).

DOUTORADO

Fabio Vinicius Binder

Docentes

Coordenador e Professor do Apple Developer Academy da PUCPR. Coordenador e Professor dos cursos de Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Especialização em Arte e Animação para Jogos Digitais da PUCPR. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Software e Jogos Digitais. Doutor pela PUCPR em Engenharia de Software.

DOUTORADO

Fluvio Cardinelle Oliveira Garcia

Docentes

Graduado em Ciências da Computação e em Direito. Pós-graduado em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Mestre em Direito pela PUC-SP. Doutor em Direito Penal Econômico pela PUCPR. Professor da PUCPR e da Uninter.  Delegado de Polícia Federal.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Ivan Carlos de Araujo Zamban

Docentes

Possui especialização em Redes de Computadores pela UTFPR, MBA em Gestão de TI pela UTFPR e Mestrando em Computação Aplicada na UTFPR. 20 anos de experiência atuando nas áreas de telecomunicações e segurança da informação, especialista gestão de tecnologia para grandes eventos, como Copa do Mundo e, recentemente, atuando em ambientes Cloud Amazon AWS e liderança de times DevOps.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Manoel Flavio Leal

Docentes

Graduado em Ciência da Computação (PUCPR), mestrando em Informática Aplicada(UTFPR). Possui Mba em Gestão empresarial intregado
através de Sistemas ERP (PUCPR), MBA em marketing (PUCPR), Pós-graduado em Habilidades Gerencias (PUCPR), Gestão do Trabalho Pedagógico (FACINTER).
Experiência de 20 anos em análise de dados, data warehouse, data mining e business intelligence. Atuou em projetos na área de Telecom e Segurança pública.
É coautor do livro Sistemas de informações gerenciais. Também foi membro do subcomitê da ABNT de Linguagem SQL. Professor universitário desde 2003.
Atualmente na Celepar, onde foi responsável pelo desenlvimento de soluções de BI para SESP – PR. Hoje é Coordenador de Négocios para área de Segurança Pública.
Áreas de interesse: Business Intelligence, Analytics, Data Science, Big Data, Data Mining.

DOUTORADO

Marcelo Rosano Dallagassa

Docentes

Mestrado e Doutorado em Tecnologia em Saúde pela PUCPR pela PUCPR, com a proposta concepção de um modelo para avaliação da assistência de atenção à saúde. Desde 2002 atua como Especialista na UNIMED PARANÁ, participando nos projetos; Data Warehouse, Portal BI Unimed PR e Informações Estratégicas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Apoio a Decisão, atuando principalmente nos temas: Descoberta do Conhecimento em Base de Dados, Data Warehouse, Avaliação de Tecnologias em Saúde, RES – Registro Eletrônico de Saúde e Mineração de Dados. Atua também com Professor de Pós-graduação nas disciplinas Banco de Dados, Data Warehouse e Data Mining.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Marcos Santos Abreu

Docentes

Atua como Gerente de Projetos há mais de 15 anos. Dentre suas participações em projetos, detacam: Planejamento de Risco do projeto de expansão da Refinaria de Araucária, Implantação do Escritório de Projetos do Mato Grosso, Implantação do Escritório de Projetos Estratégicos do Pará, Organização do Programa Pantanal para o Ministério do Meio Ambiente, Gerenciamento do Programa Arco Verde para o Ministério do Desenvolvimento Social, Implantação de Metodologia de Gerenciamento de Projetos no TRT4, Implantação de Gestão de Portfolio de Projetos para Colseguros (Colômbia) Implantação de Gestão de Portfólio de Projetos para Mapfre Seguros Brasil e Mapfre Seguros Argentina, implantação de gestão de processos corporativos para obtenção de eficiência e garantias jurídicas para PROCERGS.
É professor da disciplina de Gerenciamento de Projetos de MBAs da PUC-PR há mais de 10 anos.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Mauro Formigoni Junior

Docentes

Especialista em engenharia de sistemas, graduado em tecnologia da informação pela Unisul,
Profissional de TI há 20 anos, trabalha com banco de dados Oracle, SQL Server e Sybase há 12 anos.
Atualmente é DBA do TRT do Paraná.

DOUTORADO

Murilo Karasinski

Docentes

Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.
Murilo Karasinski – Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), MBA em Gestão Estratégica de Empresas pelo ISAE/FGV, Especialização em Direito Tributário Empresarial pela PUCPR e Especialização em Ética também pela PUCPR. Mestrado e Doutorado em Filosofia, ambos pela PUCPR. Dedica-se ao estudo de temáticas relacionadas à inteligência artificial, biotecnologia, transumanismo, pós-humanismo e à cognição.

DOUTORADO

Ricardo Cassiano Nabhen

Docentes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Informática e Telecomunicações – Université de Pierre et Marie Curie, Paris VI, França. Atualmente é professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também ocupa a coordenação dos cursos de graduação de Eng. Elétrica, Eletrônica e Biomédica. É professor e coordenador da Academia Cisco-PUCPR e dos cursos de Especialização de Redes e Telecomunicações, CyberSecurity, Gestão de Banco de Dados e BigData da IT Academy-PUCPR bem como da Especialização em Energias Renováveis da Engineering Academy-PUCPR. Atuou como pesquisador e coordenador de diversos Projetos de P&D na área de Sistemas Celulares, IoT e Computação Nuvem na parceria tecnológica entre a PUCPR e a Nokia Networks no Tecnoparque da PUCPR. Tem experiência na área de Sistemas de Comunicação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: protocolos, computação em nuvem, virtualização, redes de computadores, segurança de redes e sistemas celulares.

DOUTORADO

Roverli Pereira Ziwich

Docentes

Doutor em Ciência da Computação pela UFPR, trabalha com banco de dados há mais de 20 anos, possui certificação OCP DBA, e é instrutor de cursos de banco de dados Oracle desde a versão 9i.
Atualmente é DBA de órgão do Judiciário Federal, e é pesquisador com áreas de interesse incluindo banco de dados, redes de computadores e sistemas distribuidos.

DOUTORADO

Vilmar Abreu Junior

Docentes | Lattes

Graduado em Bacharelado em Ciência da Computação pela PUCPR (2011), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE (2013), Mestrado em Informática pela PUCPR (2016), Doutorado em Informática pela PUCPR (2019). Coordenador e professor dos cursos de graduação de Ciência da Computação, CiberSegurança e Seguranca da Informação da Escola Politécnica da PUCPR. Além disso, coordeno a IT Academy, que contém o portfólio dos cursos de especialização em informática da PUCPR. Experiência em desenvolvimento de software seguro, no contexto de smart grid, internet das coisas, big data e sistemas distribuídos. Ampla experiência na concepção de soluções inteligentes de gestão de identidade e acesso, controle de acesso, criptografia e sistemas de detecção de intrusão

Administração de Banco de Dados Oracle

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aspectos Legais de Segurança e Privacidade

Carga horária: 12 | Crédito: --

Banco de Dados NoSQL

Carga horária: 24 | Crédito: --

Business Analytics

Carga horária: 24 | Crédito: --

Business Intelligence

Carga horária: 24 | Crédito: --

Engenharia De Sistemas Com Cloud Aws

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Frameworks para BigData

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão Ágil de Projetos de TI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Identidade e Acesso

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gestão, Governança e Arquitetura de Dados

Carga horária: 12 | Crédito: --

Huawei HCIA – Big Data

Carga horária: 24 | Crédito: --

Orquestração de Containers

Carga horária: 24 | Crédito: --

Programação em Python

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projeto de Aplicação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto de DataCenters

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminários avançados em Tecnologia da Informação e Comunicação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Sistemas de Alta Disponiblidade para BD Oracle

Carga horária: 12 | Crédito: --

SQL e Banco de Dados Oracle

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola Politécnica

A Escola Politécnica da PUCPR oferece o que há de mais moderno em termos de tecnologia e projeto pedagógico. Desde a estrutura de apoio à aprendizagem até o fomento à ação empreendedora, o objetivo é proporcionar ao estudante a qualificação e a autonomia necessárias para que busque uma formação permanente ao longo da carreira.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do mundo exige agentes preparados para pensar e promover um progresso sustentável. O uso da tecnologia otimiza a evolução e demanda profissionais altamente qualificados para encarar os desafios propostos por um cenário em constante mudança. O estudante que opta por estudar as diversas áreas ligadas à Engenharia e à Informática adquire o conhecimento para ser um agente de transformação positiva da realidade, combinando técnica, ciência e ética.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 24 meses

Mensalidade

R$ 489,00

Status

Inscrições abertas