cookie __utmz não existe
CCURSOS

Avaliação do Comportamento e Sua Aplicação no Bem-estar Animal
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso de especialização em Avaliação do comportamento e sua aplicação no bem-estar animal visa ampliar a aplicação dos princípios técnicos, éticos e legais do bem-estar animal, incorporando nesse espectro de atuação, os profissionais envolvidos na conservação, ética e proteção animal. Assim, atende uma demanda social de métodos para o diagnóstico do comportamento animal e propostas inovadoras que visem melhorar as condições de vida dos animais. O curso possui dois módulos, sendo que o primeiro envolve a fundamentação teórica/conceitual e o segundo a prática da aplicação do estudo da avaliação do comportamento animalna promoçao de condições para elevar o grau de bem-estar-animal. O curso é estruturado em uma equipe multidisciplinar de especialistas das áreas biológicas, agrárias, jurídicas e humanas visando ampliar as perspectivas em uma visão holística e sistêmica do bem-estar-animal. O curso capacita os profissionais a atenderem às crescentes demandas sociais, éticas e legais, logo a sua estrutura visa discutir aspectos históricos e contemporâneos, globais e locais, bem como a sua aplicação na situação real. O desempenho de cada etapa será acompanhado pela mentoria de especialistas que irão direcionar uma análise comportamental baseada em princípios científicos, bem como a identificação de potencialidades de intervenções que visem mitigar as vulnerabilidades desses animais ao manejo e ao cativeiro. Ao final do curso, o estudante irá dispor do seu diagnóstico que poderá ser aplicado na realidade de trabalho ou veiculado em revistas cientificas, blogs e mídias sociais relevantes na área.​

Público-alvo

O público-alvo da especialização em Avaliação do comportamento e sua aplicação no bem-estar animal se constitui de profissionais preocupados com a qualidade de vida da fauna nativa ou exótica, silvestre ou sinantrópica, livre ou cativa, bem como os animais de companhia, de serviço, experimentais e de entretenimento. O público deste curso é formado por profissionais que almejam atuar ou já estão no mercado de trabalho, envolvido direta ou indiretamente no manejo da fauna visando atender as demandas éticas, legais e de conservação. São profissionais comprometidos com a proteção animal, apoio a tutela de animais de companhia (hotelaria, day care, pet sitter, adestramento, clínica e jurídica), no manejo e na conservação da fauna. Esses profissionais são empáticos ao sofrimento animal, porém embora percebam as respostas comportamentais diante dos estímulos provenientes da relação com os seres humanos, sentem falta de uma capacitação técnica que lhe permita realizar diagnósticos comportamentais precisos, propor e operacionalizar intervenções na realidade para melhorar as condições de vida desses animais. ​

lays-cherobim-parolin

DOUTORADO

Lays Cherobim Parolin

Coordenação

Bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), licenciada em Biologia pela Claretiano, especialista em Conservação da Natureza e Educação ambiental também pela PUCPR, Mestre e Doutora em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ com período de sanduíche na Texas A&M University.

Tem experiência nas áreas de Zoologia, Etologia, Ecologia e Biologia da Conservação, com foco no estudo de mamíferos. Possui experiência em estudos de impacto ambiental e monitoramentos na parte de mamíferos, com foco em quirópteros.

Participa em projetos envolvendo a ecologia comportamental, conservação da fauna terrestre, e voltados a estratégias de restauração de áreas degradadas. Atualmente é professora da PUCPR e ministra as disciplinas de Zoologia de Invertebrados, Ecologia e as disciplinas relacionadas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

DOUTORADO

Marta Luciane Fischer

Coordenação

Bacharel e Licenciada em ciências biológicas pela PUCPR e licenciatura em arte-educação pela FAP, Mestre e Doutora em Zoologia pela UFPR, Pós-doutora em ecologia química.

Docente dos cursos de Ciências Biológicas da PUCPR e Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR, ex-coordenadora CEUA PUCPR e editora da Revista Estudos de Biologia.

claudia-regina-bosa

DOUTORADO

Claudia Regina Bosa

Docentes

Graduada em Ciências Biológicas licenciatura e bacharelado pela UFPR (1998), mestre em Zoologia pela UFPR (2000) e doutora em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR (2014). Atua desde 2001 na Divisão de Educação para a Conservação da Fauna, do Zoológico Municipal de Curitiba e desde 2010 é coordenadora dessa divisão.

Com experiência no magistério do ensino fundamental ao superior, foi professora substituta de 2000 a 2002 e de 2004 a 2006 no Departamento de Patologia Básica da UFPR ministrando a disciplina de Parasitologia Humana para o curso de medicina. Professora e orientadora do curso de pós-graduação em Conservação da Natureza e Educação Ambiental PUCPR e dos cursos de Educação Ambiental e Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Centro Universitário UNINTER. Diretora Geral da Faculdade de Tecnologia Integral (CETI) no período de 2016 a 2017.

Membro do comitê de Assessoramento em Educação Ambiental da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) de 2014 a 2018. Membro do comitê editorial das revistas Ciência Florestal e REMOA (Revista de Monografias Ambientais).

Revisora dos periódicos Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental; Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade e Revista Oecologia Australis.

Autora dos e-books Ensino da Diversidade da Vida Animal – Invertebrados, Conservação e Manejo da Biodiversidade e Educação Ambiental, Meio Ambiente e as Zoonoses e Impactos Ambientais: direito agrário e agronegócio.

diana-cuglovici-abrao

DOUTORADO

Diana Cuglovici Abrão

Docentes

Médica Veterinária pela PUC Minas, Pós-graduada em Treinamento de Cães-Guia pelo IFC e em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSULDEMINAS. Mestre em Parasitologia pela UFMG e Doutora em Ciência Animal pela Unifenas.

Professora Efetiva do IFSULDEMINAS, no Câmpus Muzambinho, onde ministra as disciplinas de Comportamento e Bem-Estar Animal, Parasitologia, Doenças Parasitárias e Imunologia nos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas.

Membro da Comissão de Bem-Estar Animal e Bioética do CRMV – MG e Membro da CEUA do IFSULDEMINAS.

Vegetariana e atua na proteção animal, sendo parte do corpo técnico da Frente Mineira de Proteção Animal. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em manejo populacional humanitário de cães e gatos, programa cão comunitário, manejo etológico e levantamento de grau de BEA em abrigos de cães, bem-estar de aves poedeiras (livres de gaiolas) e de suínos.

eliana-rezende-adami

DOUTORADO

Eliana Rezende Adami

Docentes

Graduada em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Graduada em Biologia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Mestre e doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Análises Clínicas pela UFPR.

Especialização em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela FAEL. Especialização em Análises Clínicas pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

jennifer-cristina-biscarra-bellio

MESTRADO

Jennifer Cristina Biscarra Bellio

Docentes

Doutoranda em Ciências Veterinárias pela UFPR no Laboratório de Bem-estar animal. Linha de pesquisa: Carne celular: do ensino à produção. Mestre em Ciência Animal pela PUCPR (2014). Linha de pesquisa: Avaliação da dor em cães. Especialista em Clínica e Cirurgia de pequenos animais pela SPRMV – Equalis (2005).  Médica Veterinária pela PUCPR (2004).

juliano-ribeiro

DOUTORADO

Juliano Ribeiro

Docentes

Graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Positivo (2002), especialista em Gestão de Emergências em Saúde Pública pelo Hospital Sírio-Libanês (2014), Mestre em Zoologia (2006) e Doutor em Biologia Celular e Molecular (2019) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Biólogo de carreira da Prefeitura Municipal de Curitiba, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal da Saúde entre 2007 -2017.

Atuou como docente da disciplina de Saúde Ambiental e Epidemiologia veterinária na Faculdade Evangélica do Paraná; e na Faculdade Bagozzi nas disciplinas de Sistemas de Gerenciamento Ambiental e Tecnologias Limpas. Secretário Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Piraquara (PR), entre 2018 a 2020.  Atualmente atua como Biólogo no Centro de Apoio a Vida Silvestre da SMMA de Curitiba-Pr.

karynn-vieira-capile

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Karynn Vieira Capilé

Docentes

Graduada em Filosofia pela UNESP e em Medicina Veterinária pela UNIMAR. Mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR, Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela UFF. Pós-doutoranda do laboratório de bem-estar animal (LABEA) da UFPR e Coordenadora de bioética da ONG Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

kleber-del-claro

DOUTORADO

Kleber Del Claro

Docentes

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (1987), Mestre (1991) e doutor (1995) em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 1992.

Pesquisador CNPq 1A e PPM/FAPEMIG. Diretor de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (2017 a 2021). Coordenador da PG Ecologia/UFU e do Fórum dos Coordenadores de PG/Ecologia do Brasil (2003/2007). Presidiu a comissão “Tropical Biology and Natural Resources”- UNESCO/EOLSS – United Nation Educational, Scientific and Cultural (2007 a 2011).

Presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt 1998/2000 e 2006/2008). Diretor do Instituto de Biologia da UFU (2013-2017). Membro do Comitê de Ecologia e Limnologia do CNPq, 2015/17. Membro do Conselho Científico do Whitney Harris World Ecology Center, USA.

Editor Associado da Sociobiology; Acta Ethologica, Plos ONe. Autor de 202 publicações em revistas indexadas, 8 livros, uma enciclopédia (UNESCO). Orientou: 74 Mestrados (coorientou: 6); 22 Doutorados; 14 Pós-Doutorados e 72 Iniciações Científicas.

Principais prêmios: Destaque em Pesquisa Warwick E. Kerr (2013/UFU); Melhor Orientação de IC/CNPq/UFU (2013); Melhor trabalho 2011 – IUSSI – International Union for the Study of Social Insects.

Dedica-se ao estudo da Ecologia Comportamental e de Interações, estuda como interações multitróficas interferem sobre a diversidade e conservação de ecossistemas naturais. Apaixonado pela História Natural, Comportamento Animal e Divulgação Científica (inaugurou a página de livros eletrônicos do CNPq).

Está na lista dos Cientistas com as carreiras mais influentes no mundo – PLOS Biology 2020. Dirige o site de divulgação: A Ciência que nós fazemos. Acredita que o nós é sempre mais importante que o eu. h-index= 41 (GS) / 33 (WebofSc).

lays-cherobim-parolin

DOUTORADO

Lays Cherobim Parolin

Docentes

Bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), licenciada em Biologia pela Claretiano, especialista em Conservação da Natureza e Educação ambiental também pela PUCPR, Mestre e Doutora em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ com período de sanduíche na Texas A&M University.

Tem experiência nas áreas de Zoologia, Etologia, Ecologia e Biologia da Conservação, com foco no estudo de mamíferos. Possui experiência em estudos de impacto ambiental e monitoramentos na parte de mamíferos, com foco em quirópteros.

Participa em projetos envolvendo a ecologia comportamental, conservação da fauna terrestre, e voltados a estratégias de restauração de áreas degradadas. Atualmente é professora da PUCPR e ministra as disciplinas de Zoologia de Invertebrados, Ecologia e as disciplinas relacionadas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

luciano-carlos-cunha

DOUTORADO

Luciano Carlos Cunha

Docentes

Doutor em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina; coordenador geral das atividades da ONG Ética Animal no Brasil desde 2019; autor do livro “Uma breve introdução à ética animal: desde as questões clássicas até o que vem sendo discutido atualmente” (editora Appris, 2021).

DOUTORADO

Marta Luciane Fischer

Docentes

Bacharel e Licenciada em ciências biológicas pela PUCPR e licenciatura em arte-educação pela FAP, Mestre e Doutora em Zoologia pela UFPR, Pós-doutora em ecologia química.

Docente dos cursos de Ciências Biológicas da PUCPR e Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR, ex-coordenadora CEUA PUCPR e editora da Revista Estudos de Biologia.

monica-ferreira-correa

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Mônica Ferreira Corrêa

Docentes

Graduada em Filosofia (licenciatura e bacharelado) e em Química licenciatura. Adquiriu o título de Mestre em Filosofia com a dissertação: A filosofia de Espinosa no pensamento de Damásio e de Atlan. O Doutorado em Filosofia foi finalizado em outubro de 2019, quando defendeu a tese: A neurociência afetiva de Jaak Panksepp: uma investigação sobre a gênese emocional da consciência. Pós-doutoranda no Laboratório Integrado de Pesquisa em Estresse/LINPES (IPUB/UFRJ), sob a orientação da Profª. Dra. Eliane Volchan.

Participa do Grupo de Pesquisa de Filosofia da Ciência Estudos sociais e conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade’, sob a liderança do Prof. Dr. Antonio Augusto Passos Videira e do Grupo de Estudos Filosofia e Animais/LABEA – UFPR, sob a coordenação da Profa. Dra. Carla Molento e da Dra. Karynn Capilé.

paloma-lucin-bosso

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Paloma Lucin Bosso

Docentes

Médica veterinária com especialização (lato sensu) na área de manejo ex situ e mestre em comportamento e bem-estar de animais silvestres, com atuação em manejo ex situ de animais silvestres, especialmente zoológicos, há quase 20 anos.

Atuou no Programa de Enriquecimento Comportamental Animal (PECA) da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) como aprimoranda, assistente e coordenadora. Participou como Diretora Executiva da SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) e na Comissão de Ética e Bem-estar Animal (CEBEA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Atualmente é Diretora Técnica do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, o único zoológico no país acreditado pela ALPZA (Associação Latino Americana de Parques Zoológicos e Aquários) e com certificação em bem-estar animal concedida também pela AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil). A instituição atua na conservação do bioma da mata atlântica, mantendo cerca de 20% de espécies de aves ameaçadas de extinção dentro da sua população de 1.500 animais. No local atuam com os princípios de bem-estar único proporcionando estabelecer uma relação harmônica entre os animais, pessoas (considerando colaboradores e visitantes) e o bioma da mata atlântica, no qual estão inseridos.

Superintendente do Instituto Claravis, que compreende o Centro de Conservação de Aves da Mata Atlântica, o Centro de Sobrevivência de Espécies (CSE) Brasil e o Centro de Apoio a Fauna Silvestre (CAFS) Aves da Mata Atlântica.

Compõe a equipe de inspetores do processo de Acreditação da ALPZA e é membro do Comitê de Ética e Bem-estar Animal da WAZA (World Association of Zoos and Aquariums), bem como dos Grupos de Assessoramento Técnico (GAT) do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves da Mata Atlântica e do PAN para a Conservação das Aves dos Campos Sulinos.

renata-santinelli

MESTRADO

Renata Santinelli

Docentes

Graduada em Direito. Especializada em Bioética e Pastoral da Saúde. Mestre em Bioética.

Gestora da Associação Anjos de Patas. Assessora de Campanhas para animais em situação de fazenda do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

robson-odeli-espindola-hack

MESTRADO

Robson Odeli Espíndola Hack

Docentes

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006); especialista em Gestão Integrada de Meio Ambiente, Segurança em Área Industrial de Petróleo, Gás e Biocombustível pela mesma universidade (2011); Mestrado profissional em Desenvolvimento de Tecnologia pelo Lactec/IEP/UFPR (2019).

Tem diferentes experiências profissionais na área ambiental, com destaque para: gestão ambiental de empreendimentos em geral, avaliação de impacto ambiental e ecologia com ênfase em biologia da conservação.

Atua no Lactec, desde 2011, com coordenação e execução de projetos de pesquisa e prestações de serviços nas áreas de fauna silvestre, conservação de espécies da fauna ameaçadas de extinção, áreas naturais protegidas, avaliação de impacto ambiental, licenciamento ambiental e perícia de desastres ambientais junto ao Ministério Público Federal.

Atualmente é colaborador do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Primatas e Preguiça da Mata Atlântica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) e membro fundador da Rede de Jovens Líderes em Conservação da Biodiversidade na América Latina e Caribe da União Internacional para Conservação da Natureza.

roseli-aparecida-silverio-della-giustina

MESTRADO

Roseli Aparecida Silverio Della Giustina

Docentes

Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR, Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Natureza pela PUCPR e Mestre em Zoologia pela UFPR.

thales-de-astrogildo-e-trez

DOUTORADO

Thales de Astrogildo e Tréz

Docentes

Graduado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestre em Ética Aplicada pela Katholieke Universiteit Leuven (2001), Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC).

Desde 2003 atua como professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), lotado atualmente no Instituto de Ciência e Tecnologia do campus avançado de Poços de Caldas (MG), atuando na humanização do ensino das engenharias.

Tem experiência nas áreas de epistemologia da ciência, ciência e sociedade, bioética e métodos substitutivos ao uso de animais no ensino e na pesquisa. Conselheiro titular no Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), representando o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

vera-maria-peters

DOUTORADO

Vera Maria Peters

Docentes

Bióloga, Doutora em Biologia Animal. Especialização em produção, manejo de animais de laboratório pela Organização Mundial da Saúde (Edimburgo, Londres, Buenos Aires e Santiago).

Professora titular UFJF, cadastrada como orientadora de pós-graduação. Diretora de Centro de Pesquisa multiusuário e interdisciplinar, na área de pesquisa experimental – Centro de Biologia da Reprodução UFJF. Coordenadora da Rede Mineira de Bioterismo – FAPEMIG. Presidente da Federacion de Sociedades Sudamericanas de Ciencia en Animales de Laboratorio.

DOUTORADO

Vicente de Paula Ataide Junior

Docentes

Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela UFPR. Pós-doutor de Direito Animal pela UFBA.

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR (Mestrado e Doutorado). Coordenador do Programa de Direito Animal da UFPR.

Líder do Núcleo de Pesquisas em Direito Animal do PPGD-UFPR (ZOOPOLIS). Coordenador do Curso de Especialização em Direito Animal da UNINTER/ESMAFE-PR. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Juiz Federal em Curitiba.

A Senciência animal e a Ciência do Bem-estar-Animal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bem estar-animal aplicado na Conservação ex-situ: manejo de animais silvestres e exóticos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bem estar-animal aplicado na Conservação in-situ: amostragem

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bem-estar aplicado na pesquisa experimental: Principio dos 3R e Biotérios

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bem-estar no manejo da fauna sinantrópica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bioética e Ética Animal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Contextualização histórica, ética e legal do BEA

Carga horária: 12 | Crédito: --

Diagnóstico e intervenções em BEA

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ecologia Comportamental: Evolução do comportamento animal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação ambiental: sensibilizando para o bem-estar-animal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Enriquecimento ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fisiologia da dor e do estresse  e  intervenções medicamentosas e não medicamentosas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métodos Alternativos/substitutivos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Métodos de diagnóstico do comportamento animal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Proteção animal: Direito Animal e 3º setor

Carga horária: 24 | Crédito: --

Relação tutor e pet: adestramento como conduta ética

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online - Ao Vivo

Duração

Até 11 meses

Mensalidade

R$ 349,00

Status

Inscrições abertas