Katia Ethiénne Esteves dos Santos

PÓS DOUTORA

Pós doutora em Educação PUCPR, Doutora em Educação - Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação - Tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Atuou como Coordenadora de Ensino - EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa - Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 38 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores, educação a distância e educação digital. Membro dos Grupos de Pesquisa - PRAPETEC- Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PUCPR) e Vozes, empoderamento, inclusão e direitos humanos (CNPQ) e do grupo Inovação Acadêmica (CNPQ). Participante da comissão científica EDUCERE (2015, 2017, 2019, 2021) e Humanitas 2020. Orientação dos estudantes cursos de Graduação TCC, PIBIC e PICEAD - PUCPR, pós-graduação lato sensu e coorientadora do doutorado - PUCPR. Desenvolvedora de materiais de EAD para a UNESCO. Atua como Consultora Educacional da KMK - Consultoria e Treinamento ministrando palestras, Workshop, delineando percursos didáticos de aprendizagem, entre outras atividades. Atua como professora da PUCPR nos cursos de Pós-Graduação. Atua como Coordenadora de EAD PUCPR. e como pesquisadora Júnior no Programa de Mestrado e Doutorado -. Articulista do Programa Escola Segura e do blog Educação do Futuro.